quinta-feira, 22 de julho de 2010

Comparação para quê? Isso é balela e prática de política antiga

Parece que quanto mais a campanha eleitoral avança, os índices de violência tem se elevado no Ceará. É um setor crítico da administração Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, com este discurso de que a polícia têm que ser mais moderna e mais civilizada, não vai levar o Estado a se livrar da falta de segurança, tão reclamada pela população. É uma área que teve bastante investimento em infraestrutura, porém, na ação ficou muito aquém do que o cearense merece e necessita.
A educação não figura entre as melhores do Brasil. É um dos Estados que não paga o professor decentemente. Segundo o Sindicato dos Professores do Ceará (APEOC), o Estado junto com mais seis unidades federativas, está no ranking dos piores salários do Magistério no Brasil. Recentemente, o governador concedeu um aumento de 4,8% aos professores, o que é uma vergonha, como diz o jornalista Bóris Casoy. Aqui abrimos um parêntese, já que estamos falando em salários, para relatar também que a nossa polícia recebe um dos mais baixos vencimentos de todo território brasileiro. Sem falar no fato de que hoje nós temos duas polícias divididas em Ronda do Quarteirão e Polícia Militar. A primeira, com todo investimento em viaturas (Hilux de última geração) e fardamento produzido pelo estilista Lino Vilaventura, considerado um dos homens fortes da moda no País, e a segunda polícia, mal treinada, mal tratada e sem investimento nenhum, principalmente no que diz respeito aos salários. Vale frisar que o Ronda do Quarteirão é só um programa de gestão. A verdadeira polícia é a Militar e a Civil.
Hoje, no Estado do Ceará o que temos é muita perseguição política em cima do servidor estadual. O governo Cid Gomes não foi e nunca será bom para o seu funcionalismo público. Basta lembrar o que ele fez com o magistério cearense, não aceitando acatar a lei federal do piso nacional da categoria, tão bem proposta pelo governo Lula e aprovada pelo Congresso Nacional.
Na área da saúde, aqui é que mora o perigo. É outro setor bastante precário da atual administração. Prometeu construir dois hospitais regionais (Cariri e Sobral) e até agora nada de inauguração. Os hospitais estaduais localizados na Capital, cada um com vários problemas estruturantes e de gestão, como é o caso do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Filas, mal atendimento e falta de profissionais são alguns de seus graves problemas.
No Icó, o que temos é a construção da Policlínica e da Escola Profissionalizante, em estágio sonolento de concretização. E nada mais. A Cadeia Pública é obra do governo anterior. O atual só teve o trabalho de inaugurar o equipamento. Agora, não venha nos dizer que existe comparação entre um governo e outro. Isso é balela! É política antiga! O povo não quer saber de lista não. O povo quer saber de obra que apareça e não de obra que fique no subterrâneo. Política pública é dever de todo governo. As únicas obras que poderão constar nessa tal lista são estas duas em que citamos. Não lembramos de outras. Se tivermos esquecendo de alguma, gostaríamos de sermos informados. Porque se houver engano de nossa parte, o Icó está às mil maravilhas, coisa que sabemos que não é verdade.

E a resposta da população cearense no tocante ao desempenho do Governo do Ceará foi dada através da pesquisa do O Povo/Datafolha. A nota de 6,6 obtida pelo governador é muito pífia para uma administração que diz que está transformando o Estado num verdadeiro paraíso.

Voltaremos ao assunto!