quinta-feira, 29 de julho de 2010

Deu no site O Boleiro


Escrito pelo jornalista Voltaire Xavier para o site O Boleiro

O Brasil está em ritmo de eleições gerais. No dia 03 de outubro, os brasileiros escolherão os seus representantes, tanto para o executivo, como para o legislativo. Está em disputa os cargos de presidente da República, governador de Estado, duas vagas para senador, deputado federal e deputado estadual. Aqui no Ceará, o clima político está movimentando as cidades e os cearenses. Enfim, a eleição está a todo vapor.

E nos times de futebol não é diferente. O Ceará é a equipe que mais tem dirigentes candidatos a algum cargo nestas eleições 2010, a começar pelo seu próprio presidente Evandro Leitão (PDT). O radialista Gomes Farias (PSDC) e o ex-presidente do clube, Eugênio Rabelo (PP), concorrem a suas próprias reeleições. O primeiro é deputado estadual e o segundo é atualmente deputado federal. Por sua vez, Gomes Farias teve que deixar temporariamente o comando de seu programa na TV Diário para poder se candidatar novamente a uma das 46 vagas da Assembleia Legislativa.

Vale lembrar que um dos conselheiros do Ceará Sporting Club e que atualmente é suplente de deputado federal, também concorre a uma das 22 vagas em que o Ceará tem direito na Câmara Federal. Trata-se de André Figueiredo, que recentemente deixou a Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego, para pôder também se candidatar para a eleição de 03 de outubro vindouro. André atualmente preside o Diretório Estadual do PDT, o mesmo partido de Evandro Leitão. Os dois estão fazendo dobradinha eleitoral e estão pedindo votos juntos. Leitão, contudo, não deixou a presidência do clube alvinegro. Está a serviço do time e trabalhando como candidato.

No Fortaleza, o conselheiro João Alfredo (PSOL) é candidato novamente à Câmara Federal, de quem já foi membro na legislatura de 2003 à 2006. Tenta voltar de novo. Atualmente, ele é vereador de Fortaleza.

Mas, esta prática não é só por aqui não. Em outros Estados também existe. Tanto dirigentes de clubes, como ex-jogadores, se candidatam com o apoio, principalmente, das torcidas. Vai ser o caso do ex-atacante da Seleção Brasileira Romário (PSB), cotado para vencer as eleições no Rio de Janeiro para deputado federal. E os exemplos não param por aí. Podemos citar ainda o ex-presidente do Vasco da Gama Eurico Miranda, que foi deputado federal e depois cassado por corrupção, e o médico Marco Aurélio Cabral, supervisor de futebol do São Paulo, que hoje é vereador da cidade de São Paulo pelo DEM. A lista é enorme, o que não daria para relacionar todos os nomes de uma só vez.

* Fonte: www.oboleiro.com.br