segunda-feira, 12 de julho de 2010

Forricó 2010 é realizado com toda pompa pela Prefeitura Municipal de Icó

Depois de quatro dias sem atualizar este blog, este blogueiro e jornalista volta novamente a escrever nesse espaço. Dessa vez, o assunto principal é o Forricó 2010, uma das maiores e melhores festas populares do interior do Ceará, ocorrido de 07 à 11 de julho. Há 18 anos, a Prefeitura Municipal de Icó, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo, realiza esta festança para o povo de sua cidade e dos municípios vizinhos e até de outros Estados. Segundo o prefeito municipal, Marcos Nunes (PMDB), esta já pode ser considerada a melhor edição do Forricó de todos os tempos.
O Forricó foi criado na segunda administração do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSDB), no ano de 1993. De lá para cá, a festança e a bonança vem crescendo a cada ano. A grande maioria de seus recursos vêm do próprio tesouro municipal, outros é de patrocínios diversos como o Governo do Estado e o Ministério do Turismo. Mas, infelizmente, não existe transparência com estas verbas. Ninguém sabe, ninguém viu! O que se sabe é que o Forricó foi realizado com toda pompa. As melhores e maiores bandas de forró passaram pelo palco principal. Indiscutivelmente, o show da Banda Garota Safada, no dia 09, foi o melhor de todo o Forricó. Wesley Safadão realmente anima multidão.
Estima-se que cerca de 70 mil pessoas por dia passaram pelo Largo do Theberge, localizado no sítio histórico da cidade de Icó e considerada a maior praça da América Latina. Dentre as atrações podemos destacar: Forró do Muído, cantor Leonardo, Forró Sacode, Garota Safada, cantor Léo Magalhães, Aviões do Forró, Forró Real, Forró Boca a Boca, Namoro Novo, Lagosta Bronzeada, Forró Estourado, Bota Pra Moer, Muleka Atrevida, Banda Kaoss (Pop Rock), Caviar com Rapadura e outras.
Os únicos fatos tristes diz respeito à falta de segurança e a morte prematura do jovem, amigo e irmão Pedro Alan, de conhecida família tradicional de Icó. Pedro Alan deixa saudades. Era um rapaz tranquilo, de bom caráter e trabalhador. Conheci-o quando fomos assessor de Imprensa do então prefeito Jaime Júnior (DEM). Mantivemos bastante contato com ele porque trabalhava na Secretaria de Cultura e Turismo. Sem falar no fato de que minha mãe, professora Ana Farias Xavier, foi sua professora na antiga Escola Recanto da Criança, e meus irmãos gêmeos, Natacha e Níkolas, foram seus colegas de sala. Com apenas 22 anos, Deus o levou para um plano muito melhor do que vivemos hoje. Pedro Alan, descanse em paz! Sua família, seus amigos e conterrâneos estão com saudades, mas confortados porque sabemos que estás com Deus.
Quanto à falta de segurança só o que temos a falar é lamentar profundamente os fatos ocorridos. Muita briga, tiro, poucos políciais militares e alguns seguranças muito mal treinados. Este é o retrato da falta de segurança do Forricó 2010. Para uma multidão dessas, a Prefeitura falhou nesse quesito. Fica a lição para o próximo ano.