quinta-feira, 1 de julho de 2010

Morre Luiz Moreira Pequeno, ex-prefeito de Orós

Hoje pela manhã (01) fomos com os meus pais e dois dos três irmãos à cidade de Iguatu resolver algumas questões pessoais. Realmente, a cidade está totalmente mudada. A infraestrutura, seja de calçamentos, prédios públicos ou qualquer outro logradouro é de se fazer inveja a qualquer prefeito da região, inclusive o da cidade de Icó. A gente vê a felicidade e auto-estima do povo iguatuense com o caminho correto em que o prefeito Agenor Neto (PMDB) tomou para si.
Ao retornarmos para Icó, já meio-dia, paramos no Posto Menino Jesus, no Distrito de Cascudo, para almoçarmos. E daí recebemos à triste notícia de que o ex-comerciante, ex-agropecuarista e ex-político de Orós, Luiz Moreira Pequeno, tinha falecido em meados do mês de junho. Proprietário do Posto, Luiz Moreira se destacou como prefeito de Orós, onde permaneceu no cargo até 1972. Ele foi considerado na época o prefeito mais jovem de todo o Ceará. Exerceu o segundo mandato entre 1983 e 1988. A sua administração foi pautada pela retidão de caráter e preocupação com o povo, atualizando salários atrasados, fez importantes realizações em todos os setores, priorizando educação, saúde, agricultura, turismo, cultura, estradas e outras ações.
Vale lembrar ainda que Luiz Moreira fora preso em defesa de interesses em prol da emancipação política de Orós, então distrito de Icó, juntamente com outros companheiros de ideais e de profissão. Assim ele amadurecia precocemente a vontade de lutar por sua terra de coração e pela gente oroense, tornando-se seu defensor incansável.