sexta-feira, 30 de julho de 2010

Prefeitos são pressionados à apoiarem Cid Gomes

É enorme a cooptação do Governo do Estado do Ceará para com os prefeitos do PSDB e de outros partidos que não são da base aliada do atual governador Cid Ferreira Gomes (PSB). Muitos desses prefeitos temem não ter mais o apoio institucional do atual mandatário do Palácio Iracema. A pressão é vista sem precisar de um microscópio. Está na cara tamanho disparate governamental.
Em alguns casos, os prefeitos tucanos até votam em Tasso Jereissati para o Senado Federal e em José Serra para presidente da República. Mas não apóiam o candidato da legenda ao executivo estadual. Leia-se: Marcos Cals. Como exemplo podemos citar o município de Mombaça. Lá, o prefeito é do PSDB. Wilame Alencar apóia Serra, Cid, Tasso e Eunício Oliveira. O seu maior adversário é o ex-prefeito Nelson Benevides, que é do PSB, partido de Cid e que apóia Marcos Cals para o governo, só para não apoiar Cid por conta do apoio de Wilame a este candidato. E não é só com Mombaça que isso acontece não. Existe muitos outros exemplos.
Alguns prefeitos agem assim com receio de suas cidades serem prejudicadas. E como o governador "tem a faca e o queijo na mão" e, o mais importante, tem a caneta, muitos deles são pressionados a ficarem do lado do mais forte. É assim que funciona.
O PSDB estuda uma punição para estes prefeitos, inclusive, o próprio Tasso já deu declarações a esse respeito. Afinal, não estão tendo a fidelidade partidária. Mas lá no meu interior isso se chama "traição". Ou antes ou depois das eleições, para estes prefeitos infiéis, podem ter certeza, não sobrará "pedra sobre pedra".