quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Uma cidade só é boa quando o seu desenvolvimento e progresso permitem ser!

Para a eleição 2012, muitos serão os desafios a enfrentar pelos postulantes ao cargo de prefeito do município de Icó (CE). Áreas cruciais para qualquer ser humano, como saúde, educação e meio ambiente terão que ser discutidas amplamente, a começar pela campanha eleitoral.

A população icoense está cansada de promessas vagas e sem nexo. O Icó precisa de gestores habilidosos e sabedores de seus deveres. Há um bom tempo, que não temos candidatos que apresentem um verdadeiro plano de governo, com consistência e competência. Enfim, com ações, obras e políticas públicas que realmente satisfaçam os anseios da maioria do povo.

Precisamos ousar! É necessário dotar a Prefeitura Municipal de Icó (foto) com auxiliares sérios e comprometidos com o município, de ponta a ponta, do sertão a zona urbana. Aliar o fator político, mas com capacidade técnica. E não somente "nomear" por ser correligionário de A ou B.

A saúde necessita de um "baita" de um secretário, que realmente atenda o clamor da população. No Icó temos bons nomes que, com certeza, realizariam um ótimo trabalho, ao contrário do que hoje é realizado pelo atual secretário Daniel Peixoto. Alguém tem que tirar a saúde pública de nossa terra do "coma" induzido em que ela se encontra atualmente. Pode ser utopia, mas acreditamos que isso pode acontecer num curto espaço de tempo.

Já a educação precisa de uma alavancada. Não podemos ser hipócritas. Aqui reside outra área deficiente desta administração municipal. Um planejamento em prol de nossas escolas tem que ser elaborado. Muitas necessitam de uma ampla reforma com padrão MEC. Os professores devem receber o piso salarial nacional, além de muitos incentivos para tornarem a sala de aula mais atraente para os nossos alunos. A merenda e o transporte escolar precisam melhorar. O que é oferecido atualmente não é o ideal, nem aqui e nem na China. Projetos de inclusão social e que melhore os índices educacionais devem ser revistos.

Meio Ambiente (nunca foi prioridade em Icó), Ação Social (com pouca produtividade) e Cultura e Turismo (equipe acomodada e sem perspectiva de melhora) precisam urgentemente melhorar suas ações neste último ano de governo. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Infraestrutura, dois órgãos que possivelmente seus titulares deixarão os cargos para disputar uma vaga de vereador, no nosso modo de ver, fazem um bom trabalho, mas é necessário expandir e ousar mais.

Jamais um gestor pode deixar de acompanhar seus secretários. São as Secretarias que dará o sucesso para qualquer prefeito. Reuniões sistemáticas de secretariado devem ser realizadas. Os secretários são a mola mestra de qualquer administração pública.

Já foi provado por A mais B que alguns nomes deste atual secretariado, que tem a frente o prefeito Marcos Nunes (PMDB), não deram certos. O intuito foi agregar numa mesma fatia governamental aliados dos ex-prefeitos Quilon Peixoto Farias (PSD), Cardoso Mota (PSB) e Neto Nunes (PMDB), este último deputado estadual. E o resultado é o desastre administrativo em alguns órgãos. Esta é a pura verdade dos fatos!

Não temos dúvidas, mas se por acaso o prefeito Marcos Nunes lograr êxito em sua reeleição neste ano, pode ter certeza de que o seu novo secretariado terá uma "nova cara" e o seu estilo. Ele não perde fazendo isso, muito pelo contrário, ganha o município de Icó. Afinal, não poderá disputar um terceiro mandato consecutivo.

É esperar para crer!

Quem é Francisco Monte Silva, o fundador de Icó (CE)?

Icó Antigo: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação (ou do Ó) - Marco Zero / Foto: Biblioteca online do IBGE

Icó Atual: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação (ou do Ó) / Marco Zero

A maioria do povo icoense já sabe que o Icó foi a terceira vila instalada no Ceará e que possui um rico patrimônio histórico tombado nacionalmente (datado do século XVIII). Mas o que poucos sabem é que o fundador de nosso município é o coronel Francisco Monte Silva, ligado umbilicalmente a tradicional família Monte, que fez muita história nesta terra.

Por sua vez, Francisco Monte Silva, o nosso fundador, estampa a lista de dez nomes que foram escolhidos para participar da enquete "Quem é o maior icoense de todos os tempos?". É a contribuição do Blog para com a valiosa história de nossa querida e amada terra.

Para compreender esta história, se faz necessário elecarmos alguns aspectos. Para quem não sabe, as terras entre as serras de Cafundó, Camará e às margens do Rio Salgado eram habitadas por diversas etnias, entre elas, os Icós. A colonização de Icó data do final do século XVII e início do século XVIII.

É bom frisar que a entrada de Bartolomeu Nabo de Correia e mais 40 homens, chegou em 1683, dando início a povoação conhecida como "Arraial Novo dos Icós", a sua primeira fase. Numa segunda fase, famílias se instalaram através das sesmarias e assim surgiram dois povoados às margens do Rio Salgado: o "Icó de Baixo" e o "Icó de Cima". Ambos, povoados dominados pelos membros das famílias Fonseca e Monte, respectivamente.

Dentre a riqueza daquela época de ouro, podemos destacar ainda as belas Igrejas, inclusive, entre esses monumentos católicos ainda está lá a Matriz de Nossa Senhora da Expectação, de 1709, edificada justamente sob o túmulo da filha do coronel Francisco Monte Silva, o fundador de Icó.

Se não bastasse tudo isso, nos orgulhamos de ter sido uma das vilas mais importantes do Ceará e ainda manter o brasão do Império de Portugal, com monumentos que expressam as características da arte barroca.

Vale a pena conhecer a história e a cidade de Icó. Tudo começou pelas mãos dele, o fundador Franscisco Monte Silva. E hoje continua linda pelas mãos de seus atuais filhos.

Afinal, parafraseando o historiador icoense Altino Afonso, "para saber para onde vamos, temos de saber de onde viemos".

Obrigado, Francisco Monte Silva!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Operação contra o tráfico de drogas em Icó (CE)

Pelo menos 22 pessoas foram presas nesta terça-feira, 28, no município de Icó, a 360 km de Fortaleza, acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas da região Jaguaribana. As prisões são resultado de operação deflagrada pela Polícia Civil, para cumprimento de 40 mandados de prisão na Cidade.

Em conversa com O POVO Online, o titular da delegacia do município, Adriano Félix, detalhou que as investigações foram iniciadas há cinco meses, com a identificação de sete quadrilhas que comandam o tráfico intermunicipal e interestadual de drogas no região Centro-Sul do Ceará.

Além dos 22 mandados de prisão já cumpridos nesta terça, a Polícia já apreendeu cerca de 500 gramas de crack, quatro trouxinhas de cocaína, R$ 5 mil em espécie, uma espada japonesa, um carro, quatro motos, um notebook, duas armas de fogo e vários celulares. Também foi apreendido um adolescente de 17 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico da região.


# Veja a lista com os nomes dos presos:

Antônio Pereira Silva, o “Antônio Filho”, 25
Gilberto de Oliveira, o “Robertinho”, 22
Giliard Alencar de Aguiar, 29
Maria Benedito de Oliveira, a “Maricó”, 60
Verlusia Vieira Leite, a “Bilu”, 37
Josefa de Alencar Gomes, a “Damiana”, 30
Odália Aureliano Barbosa, 67
Mária Barbosa Aureliano, a “Rosália”, 41
Mardônio Alves Silva
Felipe Batista Silvestre, 20
José Aureliano Ferreira, o “Beto”, 45
Wilson Nogueira de Sousa, o “Cabiludo”, 22
José Allisson Gomes Beserra, 30
Cícero Bezerra Silva, 31
Márcio Damião Inácio Brito, 40
Manuel Bonfim Pereira da Silva, o “Manuelzinho”, 31
Maria Erivânia Costa Moisés, a “Lôra”, 24
Antônio da Silva Filho, o “Grandão”
Valdênia Pereira de Melo, 30
Marcos Aurélio Alves Silva, o “Marcos Adesivo”, 28
Fernanda Maria Lima Leite, 33
Antônia Maria Belo da Silva, 39
Maria Solange dos Santos, 25

# Fonte: O Povo Online

Notas Curtas!


# "Novo Sertanejo"

Luan Santana, Michel Teló e Gusttavo Lima são as grandes sensações do momento quando o assunto é "novo sertanejo". E é verdade mesmo. Nós mesmos que apreciamos uma excelente música de qualidade, gostamos muito. Infelizmente, o Ceará está cheio de música de "duplo sentido". Basta ver os "forrós da vida" e o barulho (sem letra) que fazem as músicas da Bahia. Pois bem! Destes três cantores sertanejos acima descritos, podemos afirmar que somos fã do terceiro denominado. Gusttavo Lima (foto) é um desses caras humildes, cheio de talento e com uma voz inconfundível. A sua boa música é encantadora. A cada nova canção, uma nova sensação é sentida. Sinceramente, parabéns pelo sucesso absoluto. Ah, só lembrando! Em março, no Marina Park Hotel, tem Gusttavo Lima dentro das comemorações dos 19 anos do Bloco Siriguela, aqui em Fortaleza. Nós vamos e você? Corra e adquira logo o seu abadá.

# Cultura em debate!

Foi realizada nesta terça-feira(28), a III Conferência de Cultura do município de Icó (CE). O evento aconteceu nas dependências do imponente Teatro da Ribeira dos Icós, o primeiro a ser construído no Ceará por volta de 1860. Com a temática "Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento", o acontecimento foi prestigiado por artistas, agentes culturais e a população local. Traçar metas para a área cultural é a principal prioridade.

# Valorização do Magistério

Uma boa notícia para o magistério brasileiro. O Ministério da Educação, agora com o ex-senador petista Aloísio Mercandante como titular, definiu em R$ 1.451 o valor do piso nacional dos professores para 2012, o que significa 22,22% em relação ao ano passado. Nenhum professor poderá receber abaixo do que foi estipulado em nível federal. Cabe aos governadores e prefeitos o cumprimento geral da Lei. Com certeza, é uma grande conquista para a categoria mais importante do Brasil. Merece todos os nossos elogios! Só não venha o governador Cid Gomes (PSB) entrar novamente com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribuanl Federal (STF).

# Em Icó (CE)

Clima tenso em Icó. Polícia realiza uma série de prisões neste município localizado na região Vale do Salgado do Ceará. Pelo menos 38 pessoas foram presas nesta terça-feira (28). As prisões estão relacionadas a drogas e ao assalto a agência do Banco do Brasil de Catarina (CE), acontecido na última segunda-feira (27). É a violência urbana chegando cada vez mais em cidades interioranas. Até onde vamos parar? É a pergunta que não quer calar.

# "Quem avisa, amigo é!"

Vai ter candidato a prefeito de Icó que vai precisar de um bom marqueteiro político. Pelo andar da carruagem, a oposição icoense terá que trabalhar duro se quiser garantir uma importante vitória no dia 07 de outubro. Até o exato momento, nada de concreto foi apresentado para o conjunto da população. Sequer um "plano de governo" foi divulgado e o nome do candidato a vice-prefeito parece uma novela da vida real. Quanto mais demorar a saírem em campo, mais a situação se fortalece, tendo em vista que já possue toda uma estrutura montada, com dinheiro no bolso, aliados de peso e o poder da caneta. Acorda, oposição!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Enquete "Quem é o maior icoense de todos os tempos?" está no ar. Vote!


Como prometido, aqui está a enquete intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?". O objetivo é eleger, através de votação online, aquele conterrâneo que melhor se destacou em todos os tempos.

Nesta enquete, o leitor encontrará uma lista com dez nomes. A escolha foi feita criteriosamente por este blogueiro. Sabemos que outras personalidades icoenses poderiam figurar nesta seleção, mas aqui está o que de melhor temos para bem nos representar.

Eis-los os escolhidos:

# Francisco Monte Silva - fundador de Icó (CE);

# Afonso Antero Pequeno - monsenhor, residiu no hoje Colégio Senhor do Bonfim, da família Antero;

# Pedro Thérbege - historiador, médico e responsável pela construção do Teatro da Ribeira dos Icós (o primeiro do Ceará);

# José Walfrido Monteiro - ex-prefeito e ex-deputado estadual;

# Dona Glória Dias - matriarca icoense, foi dona de um dos sobrados mais belos de Icó;

# Bernardo Duarte Brandão - Barão do Crato e foi um dos homens mais poderosos de Icó;

# Nogueira Acioly - oligárqua e ex-governador do Ceará;

# Neto Nunes - ex-prefeito e atual deputado estadual;

# Heráclito Graça - escritor e político (pertenceu a Academia Brasileira de Letras - ABL);

# Padre José Augusto do Nascimento - 30 anos de sacerdócio, 29 anos só no Icó.

(Somente dois estão entre nós. Trata-se do deputado estadual Neto Nunes e do padre José Augusto do Nascimento. Vale frisar que escolhemos nomes que fizeram e fazem história em Icó, sem, contudo, precisar ter nascido no município, como o francês Pedro Thérbege. O importante é o trabalho que foi desenvolvido ao longo de anos por todos que estão nesta lista).

Nesta enquete procuramos mesclar, vale salientar, nomes do Icó antigo, com alguns do Icó atual. A votação se encontra ao lado, no canto direito deste Blog. Cada internauta poderá votar uma única vez por computador. E o resultado sairá no dia 10 de abril de 2012. Em breve, um "post especial" dedicado a cada um dos homenageados acima. Aguarde!

"Tiradas do Baú"

Setembro de 1996.

Era presidente do extinto LEO Clube de Icó, não este que aí está, mas o que "morreu" aos 32 anos de existência, o atual vereador Marconiêr Chagas Mota (PMDB). O parlamentar tinha sido eleito para realizar a maior gestão de todos os tempos e a maior Conferência de LEO Clubes do Ceará em junho de 1997. E assim caminhava.

1996 também era ano eleitoral. Dois candidatos disputavam a eleição municipal. Trata-se de Aldo Marcozzi Monteiro (in memorian) e que já tinha governado o município de Icó entre 1983 e 1988, e Neto Nunes (PMDB), à época, um jovem político e uma grande promessa para muitos icoenses, que o elegeram posteriormente para o seu primeiro mandato prefeitural.

Em meados do mês de setembro de 1996, em plena efervescência da campanha política, o então presidente do extinto LEO Clube de Icó aprovou, em reunião ordinária, uma de suas metas mais ambiciosas e ousadas. Um debate eleitoral entre os dois candidatos a prefeito acima citados, mas em dias diferentes e pré-agendados com cada uma das coordenações políticas.

Para quem não sabe, o LEO Clube é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e ligada a Associação Internacional de Lions Clubes, com sede nos Estados Unidos. É apartidário, portanto, não pode e não deve ter engajamento político. Mesmo assim, a maioria dos "companheiros" LEO de outrora optaram pela realização dos dois encontros com os dois então candidatos ao Palácio da Alforria.

O intuito era debater o futuro de Icó entre os membros de um dos mais importantes clubes de serviços do Brasil e o maior grupo de jovens do mundo. À época, este blogueiro era 1º secretário, considerado o "coração do clube".

O que poucos sabem, é que logo após a realização da primeira reunião com o então postulante Aldo Monteiro, a Comissão de Ética do LEO Clube de Icó, composta por membros mais conservadores do clube, resolveram afastar do cargo, o então presidente e atual vereador Marconiêr Chagas Mota, tirando o "poder da maioria democrática" que optaram pela realização dos dois encontros. Sem contar no fato de que o edil não presidiu o segundo debate com o então candidato Neto Nunes, seu aliado político e até hoje engajado no grupo que hoje dá sustentação ao seu cunhado e atual prefeito Marcos Nunes (PMDB).

A Comissão de Ética na ocasião alegou que estas reuniões não poderiam ter ocorridas no LEO Clube, tendo em vista que fogem dos mandamentos que rege o Movimento LEO. O fato é que os dois debates aconteceram pacificamente e os candidatos se comportaram como tal. Mas infelizmente após o segundo encontro houve o inusitado.

O vereador Marconiêr Chagas Mota foi expulso do LEO Clube de Icó, com ampla maioria de seus sócios, até mesmo por aqueles que votaram a favor dos dois debates entre os então prefeituráveis. Somente as icoenses Francinira Freire, Francinir Freire e Rosa Tatiana votaram a favor do ex-sócio e atual parlamentar.

Resultado: Neto Nunes foi eleito prefeito de Icó e Marconiêr Chagas Mota alçado a condição de coordenador de Cultura, cargo da Secretaria de Cultura e Turismo, cabendo a sua prima, Maria Eliane Mota, o substituí-lo na Presidência do clube no decorrer da gestão 1996/1997.

E o restante da história já sabemos. Oposição sistemática da Prefeitura Municipal de Icó por alguns anos seguintes ao LEO Clube, inclusive, durante a realização da XVII Convenção de LEO Clubes realizada em junho de 1997, evento que ficou conhecido pelo slogan: "Em 97 é pra Icó que eu vou!".

2º WebFor será o maior e melhor evento do Norte e Nordeste do Brasil


A sociedade tá convidada a debater de forma democrática o II WebFor - Fórum de Comunicação Digital, a liberdade de expressão, AI-5 Digital, banda larga, cultura digital, mídias alternativas, software livre, inclusão sociodigital, sistema e mídias digitais, PIPA, SOPA, blogosfera progressista, novas tecnologias, jogos e muitos outros assuntos. Tudo de graça. Eu disse, tudo de graça, o que você tá esperando???

HOSPEDAGEM: Somente quem reside fora do estado do Ceará. Necessário pagamento de R$ 100,00 através da conta Nº 106.268-9, Agência Nº 2812-6, Banco do Brasil, em nome do Instituto Montese, enviar cópia do depósito para o e-mail do evento, não esquecer de colocar seu nome e endereço completos.

PROGRAMAÇÃO

DIA 13/ABRIL/2012 – SEXTA-FEIRA

17:00 hs – Início do credenciamento

19:00 hs - Abertura do evento

Orquestra Filarmônica Maestro Glaydson Carvalho e Tião Simpatia.
19:30 hs – Palestra: Tema a confirmar – José Dirceu – ex-ministro da Casa Civil do Governo Lula – 2003/2005.

20:30 hs – perguntas do público ao Zé Dirceu.

21:00 hs – Cerimônia de entrega do Troféu WebFor 2012

21:15 hs – Show de Forró com DIASSIS MARTINS e BANDA.

DIA 14/ABRIL/2014 – SÁBADO - MANHÃ

Local: Gran Marquise Hotel - Avenida Beira-Mar, 3980 - Meireles/Mucuripe

09:00 hs – Apresentação de humor – (a confirmar)

09:20 hs: MESA 1: Zé Dirceu e os blogueiros progressistas

09:20 hs: MESA 2 Internet, os desafios da inclusão sociodigital e software no Brasil, e as mídias sociais.

Andrea Wiegmann(Alemanha) - A Blogosfera Brasileira vista por uma Brasileira no Exterior.

Sérgio Amadeu (SP) – é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e, atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC - Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) - A defesa de uma Internet livre e combativa e a banda larga.

Ivan Oliveira (CE) – Coordenador do ITIC DIGITAL – Os desafios da inclusão sociodigital e software livre no Brasil.

Frederico Guimarães(MG) – um dos fundadores do SLE e seu atual coordenador - Software Livre na educação

Christiano Therrien(CE) - coordenador de TI da Prefeitura de Fortaleza.

Preto Zezé(CE) – presidente da CUFAS BRASIL – Favela e desenvolvimento em Redes Sociais.

Moderador: Manuel Neto – Coordenador do Instituto de Tecnologia, Inovação e Cultura Digital Livre.

11:00 hs - debate do público com os palestrantes.

12:00 hs – Intervalo – Almoço.

TARDE:

14:00 hs– Apresentação de Humor – Quitéria Estupefalda e Trup Tramas de Teatro.

MESA 3: Movimentos Sindicais e a defesa da cultural digital.

Rosane Bertotti (SP) - secretária nacional de Comunicação da CUT

Kelsen Bravos(CE) – Professor, editor, escritor, literatura e cultura digital -

Júlio César Araujo(CE) - Pesquisador de Linguagem e Tecnologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará: O poder da rede: a (des)construção colaborativa da imagem de marcas e empresas no Twitter.

Ivonísio Mosca(CE) - O uso das Redes Sociais e microblogs na participação dos Movimento sociais e políticos.

Marcelo Godoy(TVT-São Paulo) - tema a confirmar.

Moderadores: Geraldo Sales(SINDELETRO/CE) e Gláucia Lima(escritora/CE)

- Debate entre palestrantes e o público.

16:00 hs – MESA 4Democratização da mídia brasileira e a liberdade de expressão.

Jonas Valente(DF) – integrante do Intervozes e mestre em Políticas de Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) - O direito à comunicação na América Latina e no Brasil.

Messias Pontes(PCdoB/CE) – O papel da mídia contra os interesses da nação.

Dep. André Vargas(PT/PR) – O PT e o Marco Regulatório das Comunicações.

Dep. Artur Bruno(PT/CE) – O trabalho da Frente Parlamentar pelo do Marco Regulatório das Comunicações.

Sen. Inácio Arruda(PCdoB): O Senado e a luta pela Democratização das Comunicações.

Moderador: Deodato Ramalho – Secretário da SEMAM, tuiteiro e blogueiro.

18:00 hs – Show musical regional – poetas populares.

DIA15/ABRIL/2012 – DOMINGO - MANHÃ

Local: Gran Marquise Hotel - Avenida Beira-Mar, 3980 - Meireles/Mucuripe

09:00 hs – Apresentação do humorista

09:20 hs - DESCONFERÊNCIA

Oficina 1 - Frederico Guimarães(MG) – Software Livre na educação - Uirá Porã(CE) e Manuel Neto(CE) – A política de Cultura Digital.

Oficina 2 - Arievaldo Viana - SINDIPETRO (Escritor e blogueiro/CE) e Arthur Pires (Jornalista, assessor de Imprensa e Comunicação no SINTAF/CE e na AFBNB/CE, trabalhou com jornais na mídia mono, especialização ensino superior UFC/CE) - Blogueiro – A desconstrução da desinformação na web.

Oficina 3Maria Frô(SP) e Lola Aronovich(CE) – Estupro no BBB e marco regulatório; MP557 e o discurso das feministas.

Oficina 4Alberto Perdigão(CE), Emerson Damasceno(CE) e Alex Santana(CE) – Conexões globais e poder local: jornalismo, participação e democracia nos blogs do interior.

Oficina 5Altamiro Borges(SP), Marcelo Godoy(TVT-São Paulo) e Vereador Leonelzinho(CE) – Democratização da mídia e o AI-5 Digital.

10:20 - MESA 5: A explosão da blogosfera, o caso do livro Privataria Tucana e o silêncio da velha mídia.

Altamiro Borges(SP) – Presidente do Centro de Mídia Alternativo Barão de Itararé – "Queremos falar: a luta pela liberdade de expressão e contra o monopólio midiático".

Conceição Oliveira (Maria Frô-SP) – historiadora e editora do Blog Maria Frô. – Tema: Blogosfera – cobertura colaborativa na web.

Marcelo D'Elia Branco(RS) - membro do Conselho científico do programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha.

Lila Dourado(CE) - Historiadora, Pesquisadora e Consultora de Moda – A importância do cidadão nas mídias sociais.

Leonelzinho(CE) - Tuiteiro e Vereador de Fortaleza.

Moderadores: Hebert Santos Lima(CE) - Presidente da Fundação Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza-FUNCET e Íris Tavares(CE) – presidente do IMPARH.

12:00 hs – ENCERRAMENTO: Show musical: Tarcísio Sardinha e Grupo de Chorinho, entrega de certificados de participação e Coquetel.

* Programação enviada para o Blog pelo blogueiro Daniel Bezerra, autor do Blog da Dilma e coordenador geral do evento. Este blogueiro está inscrito.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Notas Curtas!

# Planejamento Zero

O grande gargalo da Prefeitura Municipal de Icó (CE) é a falta de projetos. Atualmente falta planejamento em várias áreas da administração do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Pastas como a Saúde, e a Cultura e Turismo, estão entregues a pessoas despreparadas e descompromissadas com a coisa pública. A desorganização é sentida nestes dois setores. É incrível como ninguém ver e ninguém viu. Daniel Peixoto, dizem as más línguas, não manda em nada na sua Secretaria. Não tem poder de voz e todas as ordens vem de cima. Já Jequélia Alcântara está acomodada no cargo e precisa urgentemente ser substituída, dando lugar a um icoense que realmente queira trabalhar em prol do nosso tão valioso patrimônio histórico. Não é implantando o projeto "Prefeitura na minha comunidade", no último ano de governo, que se ganha eleição. A falta de bons auxiliares contribui para a ineficácia da gestão pública. É o que falta neste governo. Pode crer!

# Doação de Sangue em Icó

Participamos a convite da Amicó - Associação dos Amigos e Filhos de Icó, no mês de dezembro passado, na Casa de Câmara e Cadeia, de uma campanha de doação de sangue, numa parceria envolvendo a Secretaria de Saúde, a Amicó, o LEO Clube e o Hemoce de Iguatu (CE). Várias bolsas de sangue foram coletadas dentro da programação alusiva ao Icozeiro 2011. À frente dos trabalhos, o dinâmico José Araújo Júnior, o Juninho, servidor municipal concursado e diretor de Juventude do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindisepmi). Foram dois dias de coleta. Mas, pasme, caro leitor! Ficamos indignados com a falta de zelo e de compromisso por parte do "senhor" secretário Daniel Peixoto. Em um dos dois dias de atividades, os técnicos do Hemoce não receberam sequer um simples almoço, como prometido pela Secretaria de Saúde. Tiveram que fazer uma "vaquinha" para almoçarem por conta própria. Isso, para nós, é a gota d'água. Já no primeiro dia, o almoço foi servido no refeitório do Hospital Regional. Pode uma coisa dessas? É inadmíssivel.

# Escola Profissionalizante, uma conquista do povo cearense

O maior legado de um cidadão, na nossa opinião, é a educação escolar, acadêmica e profissional. Nesse sentido, abrimos aqui este parêntese para enaltecer o belíssimo trabalho que vem sendo conduzido pelo Governo do Estado do Ceará no tocante a construção de diversas escolas profissionalizantes no interior cearense, a exemplo da Escola Profissionalizante Deputado José Walfrido Monteiro, no município de Icó (CE), e que já está em pleno funcionamento. Nota dez para o governador Cid Gomes (PSB) e para a sua secretária de Educação Izolda Cela, que também é primeira dama de Sobral (CE). As escolas são extremamente estruturadas, com laboratórios de Química, de Informática, de Biologia, com bibliotecas, videotecas e com salas de aula bem equipadas e confortáveis. O que antes tínhamos os chamados "Grupos Escolares", como um dia foi a Escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Professora Ana Vieira Pinheiro, hoje temos a Era da Escola Profissionalizante. Realmente, um verdadeiro gol de placa.

# Só na lembrança!

E, falando em educação ainda, lamentamos que em algumas escolas estaduais icoenses ainda temos diretórias retrógradas e conservadoras. Um dos grandes legados deixados pelo governo Tasso Jereissati (PSDB) foi o projeto de eleição direta para diretores escolares. Com o advento dos governos Lúcio Alcântara (PR) e de Cid Gomes (PSB), o processo democrático onde alunos, funcionários e pais votavam, foi deixado de lado. O que temos hoje é apenas provas seletivas que escolhem estes profissionais, gerando muitas vezes polêmica, já que na maioria das vezes, o que prevalece é a chamada indicação política e o chamado QI (quem indique). O que é revoltante! Lembro, ainda como estudante do Ensino Médio, da concorrida e disputada eleição realizada na Escola Vivina Monteiro, entre as chapas Lili Barreira-Vilma-Fátima Lima, e Cristina Sobral-Naninha (minha mãe)-Gladiszolda, sendo eleita a primeira opção, com ampla maioria dos pais de alunos. Tudo na base da democracia e da participação popular. E tudo sobre os olhares atentos do então secretário estadual de Educação Antenor Naspolini (PSDB) e da então coordenadora da 17ª Crede, Maria Eleneuda de Sousa. Bons tempos que foram esquecidos pelos atuais gestores estaduais, o que é uma pena. Ficamos só na lembrança! Voltaremos a este assunto.

# Será?

Com pouco mais de um ano em que foram eleitos senadores do Brasil pelo Ceará, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) ainda estão abaixo da crítica. Pouco se tem falado a respeito da atuação desses dois parlamentares cearenses. E se juntarmos ainda com a atuação do senador Inácio Arruda (PCdoB), aí é que a coisa se complica. Até o momento não corresponderam com o voto depositado pelo povo lá em Brasília. Enquanto isso, mesmo sendo oposição ao governo Lula por oito anos, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) rir à toa, aprimorando as suas várias empresas espalhadas pelo País. Há quem diga de que o mesmo faz muita falta no Senado Federal. Tem gente afirmando de que estão com saudades do "Galeguim dos Olhos Azuis". Será o renascimento dele em pleno ano eleitoral municipal? Como o mesmo se comportará frente a sucessão da prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT)? O que se sabe é que seu partido tem fortes pré-candidatos, como o ex-deputado Marcos Cals, o jovem empresário Pedro Fiúza e o deputado Fernando Hugo, lá da Messejana da Chica do Babau, como o mesmo costuma pronunciar durante seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa do Ceará. É esperar para crer!

O que vem por aí na Câmara Municipal de Icó (CE)

Como já era de se esperar, a Câmara Municipal de Icó volta com tudo neste início de ano. O motivo é, tão somente, a eleição 2012 que se avizinha cada vez mais.

Pois bem!

Após retornarem a suas atividades legislativas, no último dia 02, os "senhores" vereadores receberam, nesta última quinta-feira (23), uma mensagem do Poder Executivo que trata de desapropriações a serem feitas pela Prefeitura no entorno do famigerado Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.

Segundo a Lei, as desapropriações "é um procedimento administrativo pelo qual o poder público impõe ao proprietário a perda de um bem, substituindo por justa indenização". Isso decorre da "declaração de necessidade pública, utilidade pública ou interesse social". Este fato tem gerado muita polêmica entre os icoenses, que foram à Câmara Municipal protestar, bem como a emissoras de rádio locais.

No nosso modo de ver, esta atitude até pode ser legal juridicamente, mas politicamente é uma "faca de dois gumes" nas pretensões eleitorais do prefeito Marcos Nunes (PMDB), que poderá tentar a sua própria reeleição neste ano de 2012. Mas também é motivo de politicagem por parte de alguns protagonistas políticos, que pensam primeiramente em si mesmos, ao invés do conjunto da população, como os colonos que tiram o seu sustento desse lugar.

O que se percebe é que teremos um embate pelos próximos dias. Os vereadores terão que apreciar a matéria enviada pelo Executivo, mas terão que ter cuidado para não se "queimarem" perante a comunidade. Muitos serão candidatos novamente em 2012. Já o prefeito precisará de muito "jogo de cintura" para sair desse imblóglio da melhor maneira possível, se quiser obter êxito no dia 07 de outubro, data marcada para acontecer a eleição municipal.

Não podemos, também, como cidadãos icoenses que somos, mensurar se a Prefeitura Municipal de Icó está correta ou não. Se os colonos, maiores prejudicados nesta ação, podem reivindicar ou não. O certo é que se existe uma Lei, ela foi feita para cumprir.

O DNOCS tem que ser chamado para a mesa de negociação e todos aqueles agentes públicos envolvidos, inclusive o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Icó, que na eleição de 2008 foi ferrenho opositor ao atual prefeito, inclusive indicando junto com o PT, Lourival do Sindicato como postulante a vice-prefeito da chapa de oposição.

Neste processo, precisa-se de mais diálogo e menos blá blá blá. Mais compromisso com a coisa pública e menos "picuinha política" de quem quer que seja. O que está em jogo é o futuro de uma comunidade inteira que, durante anos trabalha para, pelo menos, amenizar o sofrimento do desgastado e sofrido Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.

* Com informações do Site Icó é Notícia.

"Beleza Icoense"



Sexta-feira após um Carnaval cheio de alegria e de adrenalina. E já que hoje é véspera de fim de semana, nada melhor do que reestreiarmos o quadro semanal "Beleza Icoense", que visa divulgar os talentos jovens do município de Icó (CE), nossa terra amada e querida.

E, para compôr o primeiro "Beleza Icoense" do ano de 2012, trazemos até você, caro leitor, dois brilhantes jovens e que são admirados por muitos de seus conterrâneos. Trata-se de Jefferson Ferreira, mais conhecido como Jeffin da Mídia, e de Moanna Gonçalves.

Ele é um icoense nato. Está sempre ligado no que rola de melhor na sociedade. É "figurinha" carimbada nas mais divertidas baladas de Icó. E, vez por outra, comparece nas nossas animadas festas para gravar os shows. É conhecido na cidade como um boa praça, o que atestamos em alto e bom som. Nas horas vagas, ainda arranja um tempinho para o seu jiu jitsu, sendo considerado um grande jogador dessa modalidade esportiva.

Já Moanna é uma das grandes beldades icoenses. Já foi Miss Icó no ano de 2009, sendo aclamada ao Top 10, evento promovido pela Agência Book, aqui de Fortaleza (CE). Já trabalhou como repórter do extinto Jornal Folha do Salgado e hoje atua como profissional da empresa Stampa Bazar, além de cursar faculdade na Faculdade Vale do Salgado, ligada a Faculdade Leão Sampaio, da Região do Cariri.

Que os dois icoenses possam aproveitar bem a vida e que tenham vida em abundância. É o que deseja o Blog neste início de 2012. Sejam felizes!

Até sexta-feira que vem!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Notas Curtas!

# Por que não?

Quando criança amava "pular carnaval" nas tardes e noites dos bailes promovidos pelo então Cabana Clube de outrora. Com o "arrendamento" do espaço a partir da "Era do presidente José Jaime Ferreira", a tradição momina em terra icoense desapareceu. Com isso, as crianças ficaram sem esta animação e, principalmente, quem permanece no município durante os cinco dias de folia ficaram sem a festa. Enquanto isso, cidades como Várzea Alegre e Acopiara, na mesma região, realizam anualmente duas das maiores festanças carnavalescas do Ceará. Se em Icó (CE) não temos mais tradição momina, aqui vai uma dica para o nosso próximo gestor municipal, que governará a terrinha a partir de 01 de janeiro de 2013, ou seja, pelos próximos quatro anos. Sugerimos que a Prefeitura Municipal promova, com competência, o que algumas municipalidades já fazem. Um Pré-Carnaval, nos quatro sábados que antecede a folia, deixaria nossa população mais alegre e feliz. É de bom aviltre esta ideia, tendo em vista que temos estrutura e espaço para isso. Como cenário, indicamos a Avenida Ilídio Sampaio ou a Avenida Josefa Nogueira Monteiro. Fica a sugestão para os supostos "planos de governo" de nossos prefeituráveis 2012.

# Eleição em Fortaleza (CE)

Não sabemos ainda como serão formadas as coligações rumo a Prefeitura Municipal de Fortaleza. O que se sabe, é que o PT, atual detentor do poder municipal, marchará sem alguns de seus tradicionais aliados, como o PCdoB, do senador e candidato Inácio Arruda. Pelo que se percebe até o momento é a falta de informação por parte do PSB, do governador Cid Gomes. Histórico aliado do petismo fortalezense, a reedição dessa "união" está bem longe de ser concretizada. O próprio Ciro Gomes, ex-prefeito e ex-governador, prefere que o partido marche com candidato próprio em 2012. Caso haja um rompimento entre os petistas e solicialistas, anote aí. O postulante a sucessão da prefeita Luizianne Lins dentro das hostes petistas será o senador José Pimentel. Com isso, a sua vaga no Senado Federal cairia nas mãos do ex-deputado federal Sérgio Novais (1º suplente), desafeto dos Ferreira Gomes e presidente preterido do PSB cearense. A briga promete esquentar!

# Dragão Fashion Brasil 2012

Entre os dias 09 e 13 de abril acontece mais uma edição do fantástico Dragão Fashion Brasil (DFB). Ainda sem local definido, o evento promete reunir os maiores estilistas cearenses e brasileiros. A semana de moda mais importante do Nordeste comunica que a partir do dia 27 de fevereiro iniciará o período de credenciamento da imprensa. O trabalho fica por conta da Dois.Com Assessoria. Mais detalhes em breve aqui neste Blog.

# É Gol!

Nossos mais efusivos parabéns ao jornalista Ciro Câmara, apresentador da TV O Povo, pelo competente trabalho a frente da bancada do programa dominical "É Gol!". Sempre irreverente, o colega está se notabilizando como um dos melhores apresentadores esportivos do Ceará. Descontraído, o jornalístico fica bem mais leve e dinâmico. Com assuntos "quentíssimos" sobre o futebol cearense, o "É Gol!" conta ainda com ótimos comentaristas, bem diferentes do que estamos acostumados a assistir na crônica esportiva de nossas emissoras televisivas. Como telespectador que somos, não perdemos sequer um "É Gol!". Pode crer!

# Campeãs - Mocidade Alegre (SP) e Unidos da Tijuca (RJ)

Após o vexame durante a apuração do Carnaval de São Paulo, na última terça-feira (21), a escola de samba Mocidade Alegre sagrou-se mais uma vez campeã. Que os culpados por rasgarem algumas das últimas notas dos jurados sejam punidos e, que a partir de 2013, imprevistos dessa natureza não aconteça mais. Parabéns a agremiação paulista vencedora. Já no Rio de Janeiro, na tarde da última quarta-feira (22), a Unidos da Tijuca sagrou-se a vencedora, com o enredo que homenageou o Rei do Baião, Luís Gonzaga. É a terceira vez que a escola sagra-se campeã do carnaval carioca, considerado o maior espetáculo da Terra. Não foi dessa vez, que a minha Portela e a minha Mancha Verde (organizada por alguns torcedores do Palmeiras), se deram bem na passarela do samba. A primeira terminou em sexto lugar na "Cidade Maravilhosa" e a segunda foi consagrada quarta colocada na "Terra da Garoa". Que venha o Carnaval 2013!

Deu no Jornal O Estado

Há uma falta generalizada de juízes no interior cearense e as autoridades da área não percebem, ou fazem de conta que não percebem. A reclamação é do advogado Fabrício Moreira da Costa (foto), vice-presidente sub-sessão da OAB de Iguatu. “Nós estamos encaminhando para a mídia cearense a nossa insatisfação tendo em vista que praticamente em todo o Estado do Ceará está faltando juízes de Direito”, reforça.

Acrescenta que na região Vale do Salgado e Centro Sul onde congrega 220 operadoras do Direito há uma falta quase total do Poder Judiciário, porque faltam juízes praticamente em todas as varas. Cita exemplo no Icó onde há apenas um juiz que atua em cinco comarcas para representar só na vara única um montante de seis mil processos judiciais. Acrescenta que esses processos ficam dormindo por falta de quem os julgue.

Ele alerta que no Ceará quase todo está faltando juízes, observando não obstante o problema a direção do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará libera apenas 25 vagas que serão selecionadas em concurso. “De maneira alguma esse efetivo de juízes, que ainda virá, vai suprir as necessidades de quem busca direito e nós que fazemos o direito em favor do trabalho do Poder Judiciário”, lamenta ele que foi a Teresina, PI, para atuar num júri popular, na última terça-feira.

Fabrício disse que nas áreas em que trabalha no exercício da profissão há uma necessidade entre 70 e 80 juízes afora os de outras áreas. Ele observou que essa falta de juízes no Ceará vai ser notada este ano, mais precisamente no mês de outubro, quando vão ocorrer as eleições municipais. “Onde falta juiz nada funciona direito, porque os crimes aumentam e os julgamentos demoram deixando a sociedade sem resposta".

# Com Iguatu Notícias / Blog do Lindomar Rodrigues

ACEJI promove Encontro de Comunicadores em Catarina (CE)

A ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) confirma para o próximo dia 17 de março, a realização do IX Encontro de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, tendo como sede o município de Catarina, localizado na região dos Inhamuns. De acordo com o presidente em exercício da ACEJI, jornalista João Ferreira, esta será a primeira edição dos chamados encontros regionais este ano. O Encontro recebe o apoio da Prefeitura de Catarina, por meio do prefeito Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, e da Câmara Municipal de Catarina, através do vereador Antônio das Chagas Oliveira (Valmir).

De Fortaleza seguirá uma caravana, comandada pela ACEJI e Sincorce (Sindicato dos Correspondentes do Ceará), entidades promotoras do Encontro. O presidente da ACEJI está convidando autoridades, como o vice-governador Domingos Filho, secretários estaduais e outros, para proferirem palestras durante o Encontro, abordando a problemática regional e as demandas da categoria.

A viagem da comitiva de Fortaleza vai acontecer de Fortaleza no dia anterior para pernoitar em Catarina. As inscrições podem ser feitas na sede da ACEJI (av. Dom Manuel, 423), em Fortaleza. As cidades do Cariri, Inhamuns e Centro-Sul também vão enviar representantes, conforme os organizadores da promoção. Maiores informações pelo fone 3231.553.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Excelente festa momina! Divirta-se!


PAUSA PARA O CARNAVAL 2012!

RUMO A PRAIA DE PARACURU...

Quem será o vice-prefeito? Eis a questão!

Enquanto isso no esquema oposicionista, o assunto da vez é sobre quem será o companheiro de chapa do ex-prefeito de Icó (CE), Jaime Júnior/foto (DEM), durante a campanha eleitoral de 2012. Alguns nomes estão sendo colocados na "mesa de negociação".

Alguns inclusive com pouca densidade eleitoral, como o agrônomo Juscelino Leandro, ex-secretário de Agricultura, e Nilson Kleber, gerente regional do INSS. Figuram nesta lista os vereadores Ítalo da Paz (DEM) e Maria do Cal (PSL). O PT também está sendo sondado para compôr a coligação de oposição. Em 2008, Lourival do Sindicato (PT) foi o candidato a vice-prefeito na chapa derrotada, que tinha como protagonista principal, o mesmo postulante a prefeito acima denominado.

Com Jaime Júnior e Lourival, a oposição perdeu por mais de mil votos de diferença para o atual prefeito Marcos Nunes (PMDB). A escolha do postulante a vice-prefeito foi um dos erros grassos da chapa oposicionista. O que espera neste ano é que a escolha recaía em um nome mais forte eleitoralmente falando.

Em 2008, Jaime Júnior era vice-prefeito eleito e tinha governado o município por oito meses ininterruptos devido o afastamento, por ordem judicial, do então prefeito Cardoso Mota (PSB). Em 2012, o candidato da oposição é somente um postulante. Enfrentará todo o esquema político do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), a máquina administrativa e um leque de adversários entre os atuais vereadores icoenses.

Além disso, se o candidato da situação for o deputado Neto Nunes ao invés de seu irmão Marcos Nunes, a dificuldade será ainda maior. É um espetáculo eleitoral que gostaríamos que acontecesse. Já pensou termos um duelo entre o ex-prefeito NN e o seu ex-chefe de gabinete JJ? Tudo pode acontecer!

Enquanto isso, o tempo corre e a eleição se aproxima. De um lado, o objetivo é manter o poder. De outro lado, o propósito é conquistar o poder. Tudo em nome da tão famigerada e sofrida Prefeitura Municipal de Icó.

Quem será o candidato? Você tem algum palpite?

Engana-se quem pensa que a chapa de situação rumo a Prefeitura Municipal de Icó (CE) na eleição deste ano está consolidada. O pedido de licença parlamentar solicitado pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB) é proposital. Pode crer!

O objetivo desta licença é tão somente visando as eleições de 2012. Por 120 dias, o parlamentar icoense estará nesta terra trabalhando duro para corrigir eventuais falhas e aprimorar ações já consolidadas referentes ao mandato de seu irmão Marcos Nunes (PMDB), atual prefeito de Icó e com direito garantido pela Constituição de disputar a sua própria reeleição.

Caso fique claro de que o atual alcaíde icoense não tem chances reais de vitória frente ao candidato da oposição, o ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), pode ter certeza de que o deputado estadual Neto Nunes, que já foi prefeito por oito anos seguidos (1997-2004), irá para o sacrifício novamente. Daí, o intuito de seu pedido de afastamento, por tempo determinado, da Assembleia Legislativa do Ceará.

Pelo que se percebe neste momento, faltando quatro meses para as convenções municipais, é que pelo andar da carruagem, NN é o nome mais forte para derrotar o candidato oposicionista. Neste sentido, o seu irmão e atual prefeito Marcos Nunes abriria mão de sua postulação em prol daquele que hoje é considerado o maior líder político de Icó.

Em seu grupo político, alguns pensam dessa maneira. Outros preferem esperar mais um pouco para decidir pelo melhor nome eleitoralmente falando. Mas esta tese de candidatura do deputado estadual Neto Nunes, um político ágil e habilidoso, não está descartada de forma alguma. É esperar para crer!

E você aí, caro leitor, o que acha da chapa Neto Nunes-Daniel Peixoto? É uma alternativa, caso a dupla Marcos Nunes-Charles Peixoto não vá para a disputa eleitoral. Fique ligado que muita água ainda vai rolar na "Terra dos Icós". E o Blog estará sempre aqui analisando os fatos e os bastidores políticos da eleição 2012 rumo ao trono principal do Palácio da Alforria.

Até o próximo artigo!

Fotos: 1. prefeito Marcos Nunes / 2. deputado Neto Nunes

16 de fevereiro: "Dia do Repórter"


Uma homenagem da Faculdades Nordeste (Fanor) aos repórteres de todo o Brasil. Parabéns e obrigado pela lembrança!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Notas Curtas!

# Licença parlamentar

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB) pediu licença para assuntos particulares e a Assembleia Legislativa do Ceará atendeu. Por 120 dias, a deputada Ana Paula Cruz (PRB), de Juazeiro do Norte, assume o seu lugar. O parlamentar icoense solicitou um direito que lhe é constitucional. Dizem as más línguas que o interesse maior dele é trabalhar duro visando a reeleição de seu irmão, que é prefeito de Icó (CE), durante este período de afastamento de suas atividades legislativas. Estes próximos dias, o seu intuito é ajustar o que tiver errado e melhorar o que estiver dando certo na administração municipal. A eleição 2012 nesta terra promete ser uma das mais disputadas de todos os tempos.

# Exoneração em Icó (CE)

Lendo o Blog do Fabrício Moreira avistamos uma notícia relacionada a exoneração do secretário de Meio Ambiente de Icó (CE), ex-vereador Ademir Maciel (PMDB). Pode ter certeza que até o mês de junho, período das convenções partidárias, o vira-vira em terra icoense será uma constante. Tudo em nome do poder e por um maior espaço no bolo governamental. O ex-parlamentar promete apoiar o ex-prefeito Jaime Júnior (DEM) em seu projeto político visando o Palácio da Alforria. É esperar os próximos desdobramentos eleitorais. Quem sobreviver, verá!

# Enquete!

Vem aí aqui neste Blog uma enquete intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos". Serão dez nomes que farão parte desta seleta lista. Vote e participe desta votação. O Icó e sua gente precisa valorizar mais seus heróis do passado e do presente. Iremos mesclar nomes que fizeram história e que hoje fazem história também. É esperar para crer! É após o carnaval. Aguarde!

# Industrialização

Um alento para o município de Icó. Foi anunciada a instalação de 20 novas indústrias aqui no Ceará para os próximos anos. A luta será desigual, tendo em vista que muitas delas preferem se instalar na Região Metropolitana de Fortaleza ou em cidades como Sobral, Crato e Juazeiro do Norte. Mas, os representantes da Região Centro Sul, da qual Icó está inserido, precisam lutar e fazer uma verdadeira corrente para que possamos aglutinar algumas dessas empresas para a nossa região. É aí que entra o trabalho e o poder dos deputados Neto Nunes (PMDB), Danniel Oliveira (PMDB), Zezinho Albuquerque (PSB) e Miriam Sobreira (PSB). Nada é impossível quando se tem o apoio do povo e do governador Cid Gomes (PSB). Fica a reflexão!

# Caso Eloá

Todo cidadão tem direito a ampla defesa. Neste sentido, hoje é o terceiro dia do julgamento do Caso Eloá, assassinada pelo seu próprio namorado após ficar refém por longas horas em Santo André, no ABC paulista. Seis homens e uma mulher fazem parte do júri popular. A advogada de defesa e os advogados de acusação prometem para esta quarta-feira (15) um amplo debate sobre este episódio que chocou o País. O réu será ouvido pelas próximas horas e o julgamento deverá entrar pela madrugada desta quinta-feira (16). A família da vítima quer a pena máxima para Lindemberg Alves. Vamos aguardar os acontecimentos desta novela da vida real. Que a Justiça dos Homens seja feita. É o que a sociedade brasileira espera.

Gastronomia: Blog recebe convite!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Icó realiza campanha de Doação de Sangue nesta quarta [15]"

Mais uma oportunidade de ajudar o outro, através de uma doação que fará a diferença. Seguindo esta ideia, os icoenses tem data marcada para doar sangue.

Na próxima quarta-feira [15], entre 8h e 15h, a população local está convidada a participar da coleta externa que será realizada na Faculdade Vale do Salgado [FVS], no Centro de Icó.

A campanha é promovida pela Secretaria de Saúde, através de Júnior Araújo, e com apoio da FVS e do LEO Clube de Icó.

A captação será realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará [Hemoce] Regional de Iguatu, que já realizou em dezembro último uma captação no município durante o I Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro.

AJUDE NO CARNAVAL - A Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde lançou um alerta sobre a queda nos estoques de sangue durante o período do carnaval. Segundo o Ministério, os hemocentros em todo o país chegam a registrar uma diminuição de 25%, em média, nas doações, já que muitas pessoas viajam nesta época do ano.

O Carnaval é um dos períodos em que as transfusões são mais necessárias, em razão do número de acidentes de trânsito e de ocorrências de violência, muitas vezes provocadas por excesso no consumo de álcool.


PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO:

- Estar bem de saúde.
- Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

- Ter entre 16 e 67 anos. Os candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, devem ter consentimento formal do responsável legal.
- Ter mais de 50kg.
- Estar bem alimentado.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

Atenção!
Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

# Fonte: Site Icó é Notícia

É espantosamente óbvio a falta de profissionais ao invés de amadores

Um dos três destaques: desfile da loja Didely Modas

Estávamos devendo um texto sobre o II Natal Fashion, realizado no dia 10 de dezembro de 2011, na histórica e querida cidade de Icó (CE). E aqui está.

Para este blogueiro e jornalista, infelizmente, a segunda edição de nosso evento não atendeu a todas as expectativas. Como idealizador, falamos em alto e bom som que o I Natal Fashion, realizado em 2009, no Teatro da Ribeira dos Icós, foi mais proveitoso do ponto de vista do desfile ocorrido.

Apesar dos inúmeros patrocínios em 2011 e do maior planejamento, inclusive com o apoio total e irrestrito da Prefeitura Municipal de Icó, o evento do ano passado deixou a desejar em vários pontos estratégicos.

A produção pecou em vários sentidos. O produtor oficial, com pouca experiência na área, não atendeu a todas as expectativas. O desfile no Centro Social Urbano (CSU) só não foi um fiasco total devido as apresentações das lojas O Boticário, Didely Modas e Ingryd Vest. Esta é a verdade nua e crua da realidade dos fatos. Aqui não entraremos em detalhes em respeito aos amigos envolvidos. O camarim foi um verdadeiro ponto negativo.

Já a decoração, capitaneada pelo jovem Joab Cândido, foi um desastre total. Faltou planejamento e organização. Quem compareceu viu o que aconteceu. Em termos de decoração tivemos um imenso prejuízo. Sonhou demais para nada, típico de trabalhos realizados por ele em alguns segmentos da sociedade icoense.

Mas nem tudo foram espinhos. Tivemos flores e glórias também. Aqui agradecemos, de coração, ao apoio da PMI, através das Secretarias de Ação Social, de Infraestrutura e Chefia de Gabinete, bem como as dez lojas participantes e a todos os colaboradores de pequeno, médio e grande porte, como o deputado federal Domingos Neto (PSB) e o conterrâneo José Walfrido Mororó Monteiro Filho, o Walfridinho. Além da imprensa local.

Sendo assim, para o ano de 2012, o III Natal Fashion será organizado por um brilhante produtor de moda aqui da capital cearense. Como idealizador, estamos fechando um "contrato" de arrendamento do evento. Em breve, mais informações. Estaremos no evento como mero convidado ilustre.

Com isso, o nosso único e exclusivo propósito, é garantir a realização do evento, com mais organização e experiência para não acontecer mais imprevistos como os vistos no ano de 2011. Um desfile de moda como este precisa ser organizado por profissionais gabaritados e que não sejam amadores. Daí, o motivo desta decisão.

Sem mais delongas...

Agora é pra valer!

14 de fevereiro de 2012. Dia em que retornamos com tudo aqui na blogosfera icoense e cearense, após 60 dias ausentes.

Neste espaço recebemos milhares de mensagens através de email. Neste sentido agradecemos a todos que, direta ou indiretamente, solicitaram a nossa volta. E aqui estamos!

2012 é um ano político. Outubro próximo estaremos elegendo os nossos prefeitos e vereadores. E em Icó, nossa terra natal, não será diferente. Por este motivo, daremos atenção especial a pautas direcionadas a área política. Modéstia à parte, o nosso forte no jornalismo.

O quadro "Entre Aspas" voltará com todo vapor. Ele, que é considerado bastante polêmico entre os municípes icoenses. É direcionado a futuros candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereador, bem como a protagonistas da eleição municipal icoense, como imprensa (jornalistas e radialistas) e Poder Judiciário. Aguarde que vem chumbo grosso por aí, inclusive com entrevistas com os dois mais fortes concorrentes ao Palácio da Alforria, o ex-prefeito Jaime Júnior (DEM) e o atual Marcos Nunes (PMDB).

Até meados do mês de maio, estaremos ainda envolvidos em um curso profissional. Por isso, a sistemática do Blog dará uma diminuída nas postagens, mas sempre que possível estaremos atualizando este espaço de informação, com assuntos de grande interesse da sociedade. É só ficar ligado!

Queremos aproveitar as eleições 2012 para aglutinar ainda mais este espaço de comunicação online, principalmente, quando se referir ao processo eleitoral de Icó (CE), historicamente considerado como uma das eleições mais disputadas e acirradas do Ceará.

Contextualizar todo este processo com o que há por vir será um desafio gigantesco a partir de agora. Pode crer!

Então, mãos à obra!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Só mais um pouquinho de paciência! Estamos chegando novamente...

Estamos quase de volta!

É só colocarmos alguns projetos em dia para podermos voltar com tudo neste espaço de comunicação. Falta pouco! Por isso pedimos desculpas aos nossos milhares de leitores e seguidores.

Assim que voltarmos algumas mudanças serão implementadas aqui. Até pelo menos o mês de maio, a sistemática do Blog será diferente. O motivo? É um curso voltado para a nossa área de formação e que, portanto, estamos o colocando como prioridade neste primeiro semestre do ano de 2012, inclusive com aulas nos fins de semana.

Sendo assim, os artigos de nossos articulistas semanais darão uma trégua. O quadro "Bela e Belo da terça-feira" será extinto. Já os quadros "Tiradas do Baú", "Beleza Icoense" e "Entre Aspas" voltarão em breve, bem como a coluna "Zarinha Sabe Tudo", publicada aos domingos. Pedimos paciência aos nossos leitores ilustres.

Falta pouco para a conclusão do curso. Sabemos que estamos fora do "ar" desde o mês de dezembro passado por conta de nossas merecidas férias (Icó/CE e Natal/RN), mas voltaremos com todo vapor por estes próximos dias. Aqui, o leitor vai encontrar assuntos ligados a política, moda, entretenimento, cultura, música e cotidiano, além de notícias quentíssimas sobre o município de Icó, nossa terra amada e querida.

Até breve e conte conosco neste ano de 2012. Contamos com a sua audiência também.

Voltaire Farias Xavier
(foto)
Editor do Blog do Voltaire Xavier