sexta-feira, 30 de março de 2012

Notas Curtas!

# Blogueiros Icoenses!

Icó hoje possui muitos blogs, sob os mais variados temas. Isso é muito bom para uma sociedade que clama por mudanças. A notícia é a matéria-prima do jornalismo. E esta bandeira os blogueiros icoenses tem levantado sempre. Os nossos blogs aborda tudo aquilo que o público necessita saber, tudo que o público deseja falar. Estão todos de parabéns, em especial aos veículos assinados pelos icoenses: Fabrício Moreira, Nacélio Cavalcante, Rubens Brasil, Luan Sarmento e Cristiane Figueiredo, além do Icó Repórter e do Icó Cultural. Em nomes deles parabenizamos a todos os canais da blogosfera icoense. É muito bom ver que todos nós estamos trabalhando unidos. Basta ver a repercussão do caso "Evandro Juvino". Muitos desses blogs deram destaque a esta grande novela da vida real. É sinal de que a informação é muito importante. E isso já fala por si só. Ela é "a inteligência exata e oportuna dos acontecimentos, descobertas, opiniões e assuntos de todas as categorias que interessam aos leitores", tão bem afirmada pelo jornalista e teórico da comunicação, Felipe Pena, em seu livro Teoria do Jornalismo. Enfim, recebam nossos parabéns mais uma vez e vamos em frente porque atrás vem gente. Sucesso sempre!

# Icó é Notícia!

E no meio desta diversidade de blogs icoenses, temos o site Icó é Notícia, o maior sítio eletrônico da região Vale do Salgado. É o nosso número 1 quando o assunto são informações referentes ao município de Icó. Sempre atualizado pelo jornalista Yuri Guedes, é, sem dúvida, um rico canal de comunicação e que engrandece a todos nós. O Icó pode ser dividido em duas partes: antes do Icó é Notícia e depois do Icó é Notícia. Pois bem! Neste dia 30 de março (hoje), o IN está completando quatro anos de existência e de muita história. Para breve, os seus moderadores prometem várias mudanças, inclusive, incluindo a juventude da terrinha, tão carente por ações do poder público local. Em nome de todos os nossos leitores, receba também os nossos mais efusivos votos de parabéns e sucesso, certos de que a nossa parceria será sempre pautada com seriedade e apreço. Avante! E muitos anos de vida... O Icó agradece por vocês existirem!

# Entretenimento ou Espetáculo?

Não somos adeptos ao reality show chamado "Big Brother Brasil", que é exibido anualmente pela Rede Globo. Com o término desse entretenimento, na noite da última quinta-feira (29), resolvemos aqui tecer um comentário. O programa é tão pobre de conteúdo que chega a ser ridículo. Na sua 12ª edição, o BBB deste ano já pode ser sim considerado o pior de todos os tempos, desde que foi apresentado pela primeira vez em 2000. É bem verdade que ainda tem milhares de telespectadores que assiste a atração global. Mas é igualmente verdade que tudo não passa de um circo armado, onde durante o dia, os brotheres e as sisters só fazem dormir e comer. E na parte noturna agem como um bando de marionetes sob a supervisão de Pedro Bial, o jornalista que largou a profissão. Já fomos fã desse profissional, era um de nossos ícones nacionais. Hoje, não passa de um animador de plateia. Enquanto isso, o povo brasileiro consagrou mais uma celebridade instantânea. Fael, o veterinário, ganhou o prêmio de um milhão e meio. Já Fabiana ficou em segundo lugar e o modelo Jonas com a terceira colocação. Enfim, nada contra para quem acompanha este tipo de espetáculo. Apenas a mídia produz celebridades para poder realimenta-se delas a cada instante em um movimento cíclico e ininterrupto. Até os telejornais são pautados pelo biográfico e acabam competindo com os filmes, novelas e outras formas de entretenimento. É uma Disneylândia de notícias, como se os redatores-chefes fossem Mickey Mouse e Pateta.

# Parece que foi ontem!

BLOG: O senhor não acha que as urnas já se manifestaram por mudanças nas últimas eleições (2008)? JAIME: Acho. Aliás, tenho certeza. Se uniram todos os caciques, com dinheiro e poder, com muita gente trabalhando diuturnamente. Eram cabos eleitorais em todos os recantos do Icó. Se a eleição fosse igual, os Quilons e os Netos iriam levar a maior surra da história. Mas o sinal foi dado. Explico. Lúcio Alcântara venceu as eleições do José Airton por apenas 2.750 votos para governador. Na segunda disputa, Lúcio perdeu por mais de 1 milhão de votos. O aviso já foi dado. Já estamos contando o tempo. Aguardem-nos! (Trecho extraído do arquivo do Blog Fabrício Moreira. Logo após perder a eleição municipal de 2008 para o atual prefeito de Icó, Jaime Júnior (DEM), que novamente disputará o Palácio da Alforria em 2012, concedeu entrevista exclusiva. JJ já foi vice-prefeito (2005-2008) e prefeito interino entre outubro de 2007 e maio de 2008. Vale aqui este registro de um dos nossos próximos entrevistados do quadro "Entre Aspas". Aguarde!

"Beleza Icoense"



O "Beleza Icoense" desta sexta-feira (30) é dedicado aos dois sobrinhos do conterrâneo e blogueiro Lacy Carvalho, um dos apaixonados pelo distrito de Lima Campos, localizado no município de Icó (CE), a 375 km de Fortaleza.

Trata-se dos jovens icoenses Jefferson e Jéssica Carvalho, tão bem demonstrados nas fotos expostas acima. Os dois estudantes amam a terra em que nasceram e sempre estão rindo à toa. Afinal, a vida é para ser festejada sempre.

Como bons icoenses que são, adoram as belezas naturais de Lima Campos, cujo açude está bem perto de sangrar, para a alegria de todos nós. O Distrito também está na relação da Assembleia Legislativa do Ceará para ser emancipado. Resta saber se esta decisão valerá para os próximos dias ou se o que irá prevalecer é a setença da Justiça, onde diz que por enquanto não haverá nenhuma emancipação aqui no Ceará.

Enfim, desejamos tudo de bom aos dois icoenses e que hoje estampam a página deste Blog, aqui no quadro semanal "Beleza Icoense", que tem por objetivo manter a chama sempre acesa quando o assunto for a juventude de Icó, nossa amada terra tricentenária.

Até a próxima sexta-feira (06) e um ótimo fim de semana a todos! Divirta-se...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dia Mundial do Teatro será comemorado em Icó (CE)

Área interna do Teatro da Ribeira dos Icós

No dia 27 de março, terça-feira passada, foi comemorado o "Dia Mundial do Teatro". Nesse sentido, em nome de todos os nossos leitores, parabenizamos a cada artista pelo seu dia. Em especial aos artistas e agentes culturais do município de Icó (CE), dono do teatro mais antigo do Ceará, o Teatro da Ribeira dos Icós, construído por volta de 1860, pelo médico e historiador francês Pedro Théberge. O magnífico prédio hoje é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é o principal cartão postal da terrinha icoense.

Mas, como nunca é tarde para se realizar atividades que engrandeça a nossa terra, a Secretaria de Cultura e Turismo de Icó, numa ação louvável e plausível, está organizando uma comemoração em grande estilo para lembrar o "Dia Mundial do Teatro". Será entre os dias 31 de março e 01 de abril, próximo sábado e próximo domingo. Prestigie você também!

Eis abaixo a programação completa extraída do brilhante Blog "Atelier Cavalcante's", do conterrâneo e ator Beethoven Cavalcante, gente decente e abençoado por um nome de um grande artista mundial.

# Dia 31 de março - Sábado:
Espetáculo - O Auto da Camisinha
Horário: 19 horas

# Dia 01 de abril - Domingo:
Espetáculo - Diário de Dois Loucos, Eu Sou Assim e Um Médico Muito Louco
Horário: 20h30

A entrada é gratuita e os espetáculos fazem parte do Grupo de Teatro Arte da Ribeira e Grupo Vassouras.

A criatividade presente em cada peça artesanal icoense. É hora de se transformar numa vitrine para todo o CE!

Avental

Nossos tons

Jogo Americano

Almofada

Passadeira

Chaveiros

Parabéns pelo trabalho desenvolvido pela Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó - Aproarti. Merece aqui todo o nosso reconhecimento. Vale frisar que esta entidade icoense é bastante premiada em alguns de nossos principais eventos que abordam a temática artesanato. A frente da iniciativa está a presidente Maria Soares. A Aproarti, por sua vez, precisa receber mais atenção do poder público. Leia-se: Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo. Enfim, mais uma vez receba nossos sinceros votos de parabéns. O Icó agradece pela existência de tão renomada instituição, que tão bem marcou presença no Festival Jazz & Blues de Guaramiranga.

# O leitor encontra o artesanato icoense no Sobrado Canela Preta, localizado no Largo do Théberge e ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação. Fica no andar térreo onde hoje funciona também o Núcleo de Música Sobrado Canela Preta. Prestigie!

Na expectativa! Lima Campos pode sangrar a qualquer momento...

Açude Lima Campos, localizado no município de Icó (CE), está perto de sangrar. Falta um metro e meio para que isso aconteça, segundo o Blog do Lacy Carvalho. É neste lugar que encontramos uma linda vista nos presenteada pela natureza, tão bem arquitetada pelo nosso Todo Poderoso Deus. No lugar, ainda podemos encontrar a melhor peixada do Ceará, a frente Zeca da Peixada, que durante anos exerceu o cargo de vereador. Vale a pena conhecer as belezas naturais de Lima Campos. Vá lá e delicie-se!

Vereador é cassado em Icó (CE). Veja detalhes!

O que já era esperado, se concretizou. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Ceará cassou o mandato do vereador do município de Icó, Evandro Juvino (PSD). A votação da Corte aconteceu, na última terça-feira (27), em Fortaleza. Com setes votos e por unanimidade, o edil icoense deixará uma das dez cadeiras da Câmara Municipal.

De acordo com o juiz federal João Luis Nogueira Mathias, Evandro Junivo jamais poderia ter exercido o mandato de vereador. Disso todo mundo em Icó já sabia. Mas por que assumiu? Porque sempre existe uma "brecha" no Direito, principalmente, no Direito Eleitoral. Pode crer!

Por sua vez, como é de costume e pela Lei ser flexível, o parlamentar Evandro Juvino entrará com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para tentar a todo custo se manter no cargo. Vale salientar que o vereador já se encontra inelegível para a eleição 2012 por ter sido condenado por órgão colegiado.

Resta agora esperar o desenrolar deste caso e ver se realmente o que vai prevalecer é a Lei ou a impunidade eleitoral.

Vale lembrar aqui que o vereador Evandro Juvino é aquele mesmo em que foi envolvido em diversos escândalos de corrupção praticada na gestão do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB), entre 2005 e 2008. Na ocasião, o parlamentar cassado exercia também o mandato de presidente da Câmara Municipal de Icó. Teve o seu nome envolvido ainda em supostas irregularidades na obra até hoje não concluída da creche que fica localizada no bairro BNH. Faltou verbas e ninguém sabe onde foi parar aquele "dinheirão" todo com contrapartida do governo federal. E detalhe: desde 2008, o empreendimento ainda não foi entregue para a população.

Enfim, o primeiro suplente de vereador José de Creusa poderá a qualquer momento assumir a titularidade na CMI, que é sua por direito, desde janeiro de 2009. Vamos esperar os próximos episódios da novela "Evandro Juvino".

Em tempo: Mesmo sem ser candidato em 2012, Evandro Juvino é, sem dúvidas, um "mal que todo mundo quer tê-lo por perto". Ou seja, é um mal necessário em qualquer coligação. Vale frisar que o parlamentar cassado sempre foi bem votado na região de dois importantes distritos icoenses: Lima Campos e Cascudo. O seu pai foi vereador no passado e hoje o seu filho ocupa a sua cadeira desde a década de 1990. Será que avista-se para este ano o neto de Zé de Juvino como postulante a vereador? Dê o seu palpite!

terça-feira, 27 de março de 2012

Agende-se! Vem aí as duas maiores e melhores semanas de moda do Ceará

Line Up do Dragão Fashion Brasil 2012 (DFB) - 09 a 13 de abril de 2012, no Centro de Convenções do Ceará. Alguns nomes repetidos da edição de 2011, com destaque para o estilista Lino Villaventura, natural do Pará, mas cearense de coração, que se apresenta no dia 12 de abril (quinta-feira).


Festival de Moda de Fortaleza (FMF) - 23 a 27 de abril de 2012, no Maraponga Mart Moda. Presenças confirmadas: Atores Eriberto Leão, Carlos Machado (o Ferdinand da novela Fina Estampa) e Rafael Zulu, cotado para viver Jorge Lafon (Vera Verão) no cinema.

Notas Curtas!

# Tudo é Possível!

Entre os dias 04 e 06 de maio, o Ceará será palco da gravação do programa "Tudo é Possível", da Rede Record e que é apresentado pela irreverente Ana Hickman. A exibição do entretenimento é sempre aos domingos, sendo sucesso de público a cada semana. Antes, nos meses de janeiro e fevereiro, o Beach Park serviu de cenário para o Caldeirão do Huck. Agora é a vez do Tudo é Possível aterrisssar por aqui. Espera-se uma programação diversificada para atender aos telespectadores brasileiros. Fortaleza será mostrada para todo o Brasil. Ou seja: nossa história, o seu turismo e, especialmente, o povo hospitaleiro que a habita.

# Mais uma fraude!

Descoberta a farsa! A Miss Canadá é gay e tentou enganar a organização do concurso Miss Universo. A jovem Jenna Talackova tem 23 anos e foi convidada a deixar o certame após os jurados descobrirem que "ela" é "ele". Este episódio é só mais uma de muitas fraudes que ocorrem nestes cansados e famigerados concursos de beleza. A fraude é uma constante nestes eventos que nada trazem de benefício para quem participa. Apenas ilusão para quem ganha. Já vimos de um tudo nestes acontecimentos realizados aqui no Ceará. Todos são "farinha do mesmo saco". Pedofilia, chantagens, sexo em troca de título e muita enganação são apenas alguns fatores que acontecem neste chamado mundo de miss e mister.

# DEM Icoense!

Sinceramente, o partido do ex-prefeito interino de Icó, Jaime Júnior, o DEM, não enriquece a política icoense. O Democratas é a mesma legenda que pertenceu o ex-senador Antônio Carlos Magalhães, o Toninho Malvadeza, já falecido. É o Partido da Frente Liberal (PFL) com outra nomenclatura. É o partido que deu sustentação ao regime ditatorial em que viveu o Brasil. É o partido do hoje senador Demóstenes Torres, que estar sendo acusado de ter pedido propina (três mil) para pagar um táxi aéreo. Ele nega, mas o DEM promete ser duro, caso as denúncias se configurem como verdadeiras, inclusive com expulsão. Sabemos que no interior o povo vota de acordo com a pessoa e não com o partido, mas ser candidato pelo DEM realmente enfraquece qualquer candidatura. Tinha outra agremiação melhor não? O PSDB até que poderia ser uma opção, já que o grupo do médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias não pertence mais ao tucanato cearense. Seria muito melhor votar no 45 do que no 25.

# Mas...

... já que pertence a um partido atualmente "nanico", o ex-prefeito interino de Icó Jaime Júnior terá que se desdobrar muito para conseguir apoio de nível estadual e federal. Hoje, o DEM é um aliado de primeira hora do PSDB. Isso ocorre desde os dois governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando o ex-senador Marco Maciel foi o seu vice-presidente. No Ceará, a tendência é o DEM apoiar as candidaturas tucanas. Em Icó será o contrário. A tucanada icoense, agora sob o poder da família Barboza, apoiará a candidatura de JJ rumo ao Palácio da Alforria. Resta saber se esta candidatura terá competência para reunir em seu palanque os caciques estaduais da agremiação, como o ex-deputado estadual e atual presidente estadual do PSDB, Marcos Cals; o ex-senador e ex-governador Tasso Jereissati, e o ex-deputado federal Moroni Torgan, que está afastado da política desde 2008. Resumo da ópera: O DEM no Ceará possui somente um deputado estadual (Idemar Citó) e nenhum representante na Câmara dos Deputados. Já foi grande e hoje está tão nanico que quase não ouvimos falar nele. Enfim, é um dos três partidos que farão parte da eleição majoritária de 2012 no município de Icó. Os outros dois são o PMDB e o PR.

# "Águas de Março!"

Dinheiro para licitação fraudulenta, para festas populares e para a corrupção tem de sobra. Mas falta dinheiro para educação, para a saúde e para habitação. Sobre este último item queremos tecer aqui um comentário. É impressionante como todo ano chove por este período e nada é feito pelos governos para amenizar os problemas causados pelas enchentes. Quem sofre com este descaso é a população mais carente. Aqui em Fortaleza é triste a realidade. A periferia acaba sofrendo as consequências. Pouca ação é feita em prol desse contigente de pessoas. Com a chuva desta terça-feira (27), a situação se agrava ainda mais. Seria de bom aviltre se os nossos governantes saíssem de seus gabinetes palacianos e fossem dar um "passeio" pelas margens do Rio Maranguapinho, por exemplo. Nesta localidade, o povo está ilhado e sem perspectivas de nada. Estamos no mês de março de 2012 e desde março de 2011 que deveríamos ter feito algo, sabendo que novamente teríamos uma quadra invernosa proveitosa. Mas, não! É como cantar a música de Tom Jobim: "São as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração".

segunda-feira, 26 de março de 2012

"O senhor já combinou percentual com ele? Sim, mas pode ser iene (moeda japonesa)? Quer iene?"


Há dois domingos seguidos que o programa "Fantástico", da Rede Globo, vem exibindo uma série de reportagens sobre corrupção envolvendo empresários e o poder público. São "rios de dinheiro" desviado em favor de alguns poucos brasileiros.

É impressionante a forma como é feita a corrupção no Brasil. Infelizmente, as nossas leis ainda são falhas. Quando deveria ter seriedade em processos licitatórios, o que vemos são falcatruas e mais falcatruas. O que deveria ser uma concorrência pública, onde todos pudessem participar democraticamente, o que vemos é alguns poucos sendo beneficiados. É a lei da troca, tão presente no nosso sistema capitalista e no nosso jeito de se fazer política.

Contudo, as reportagens retratadas no Fantástico e que abalaram a sociedade brasileira, infelizmente, é tão comum no Brasil, que não nos surpreende. O que a maior revista eletrônica do País reportou é, tão somente, a realidade dos fatos e o que acontece em várias de nossas cidades, até mesmo naquelas consideradas de pequeno porte.

Este episódio nacional, vale salientar, se confunde com o que foi denunciado pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito de Icó (CE), contra o vereador Ítalo da Paz (DEM). O parlamentar cearense afirma que o edil icoense praticou "extorsão", ao propor a empresa MS Fortaleza, o seu "silêncio" em votações na Câmara Municipal envolvendo licitações, em troca de oito mil reais. O que foi imediatamente retrucado pelo acusado na Rádio Icó FM, a última colocada em audiência na terrinha.

Garante o deputado Neto Nunes que tem todas as provas cabais. Já para Ítalo da Paz só resta defender o seu mandato de vereador o mais rapidamente possível, se não quiser passar toda a campanha política deste ano atrás dessa denúncia. O que seria um imenso prejuízo eleitoral.

Enfim, coincidência ou não, o fato de Icó é muito parecido com o que o Fantástico retratou nestas duas últimas semanas. E, mesmo defendendo a presunção de inocência sempre, até que se prove o contrário, o que não podemos comungar é com o desvio de recursos públicos, de quem quer que seja. Afinal de contas, o que está em jogo é o nosso e o seu dinheiro (revestido em políticas públicas através dos impostos que pagamos).

Faça valer o cumprimento dos princípios da administração pública abaixo relacionados:

Legalidade,
Impessoalidade,
Finalidade,
Moralidade e
Publicidade

Quando a administração pública se afasta desses comandos, pratica atos ilegais, produzindo, por consequência, atos nulos e respondendo por sanções por ela impostas (poder disciplinar).

Do Blog do Lindomar Rodrigues!

Marcelo Sobreira e sua mulher, a atual deputada Mirian Sobreira (PSB)

O Delegado Regional de Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas de Queiroz, indiciou criminalmente o ex-suplente de deputado estadual, Francisco Marcelo Sobreira, e o seu ex-assessor de comunicação, jornalista Vicente Batista de Araújo Júnior, pela tipificação criminal 140, do Código Penal Brasileiro, por crime de injúria contra o prefeito municipal de Iguatu (CE), Agenor Gomes de Araújo Neto.

Ouvido na delegacia de polícia civil, Marcelo Sobreira, atribuiu às postagens do Iguatu.Org, site na internet que tem como fim específico fazer críticas chulas e mentirosas contra o prefeito de Iguatu, ao seu ex-funcionário Vicente Batista.

E concluiu o delegado em relatório enviado ao Poder Judiciário de Iguatu: “Ouvimos as pessoas relacionadas ao feito, concluindo-se que o blog IGUATU.ORG é de propriedade do Senhor FRANCISCO MARCELO SOBREIRA, gerenciado pela Rádio Jornal, nesta cidade” (sic).

Atenção: O processo encontra-se com vistas ao Ministério Público Estadual, desde o ano passado, para a apresentação da denúncia, e foi cadastrado com o seguinte número: 24683-97.2011.8.06.0091/0.

Em tempo:

Pois bem, já que a polícia já sabe que Marcelo Sobreira é o dono do site IGUATU.ORG, e que Vicente Batista já não pertence aos quadros de servidores da família Sobreira, resta agora saber quem ficou escrevendo aquelas baboseiras do IGUATU.ORG.

"Tiradas do Baú"

Icó, cidade localizada no Centro Sul do Ceará, sempre teve uma eleição acirrada, principalmente para prefeito e para vereador, como a que ocorrerá neste ano.

A batucada, os carros de som e a animação, aos poucos vão tomando corpo em todo o município icoense. Os pré-candidatos já movimentam as ruas da terrinha em busca de apoio e afirmação rumo ao tão sonhado trono do Palácio da Alforria, sede da Prefeitura Municipal, como também, a cada uma das 15 cadeiras que estarão em jogo na Câmara de Vereadores.

A eleição em Icó é tão empolgante, que chega a ser cômica. Para este ano, avista-se três candidaturas prefeituráveis. E de milhares para o legislativo tupiniquim. Espera-se um pleito difícil e de muita concorrência por parte de seus protagonistas políticos. E, com certeza, por parte da população também.

Quem não se lembra daquela disputadíssima campanha de 1988? Oriel Nunes, Quilon Peixoto Farias, Júnior Abreu e Getúlio Oliveira (na véspera se uniu ao primeiro) eram os candidatos. O primeiro foi o vitorioso, numa eleição cheia de intrigas, ameaças e discursos eloquentes. O postulante Quilon Peixoto Farias e o seu grupo político de então jamais esperavam outro resultado, senão a vitória.

Mas o que prevaleceu foi o apoio incondicional da zona rural ao agricultor Oriel Nunes. Os "matutos" de outrora saíram das comunidades e encheram a cidade de gente com o único objetivo de elegê-lo prefeito municipal. As caminhadas e carreatas eram enormes. Chegou um período que ninguém mais acreditava numa derrota. E foi o que ocorreu. Oriel Nunes foi eleito para um mandato de quatro anos (1989-1992), sendo considerado até hoje como o melhor prefeito para a área da saúde que Icó já teve.

Vale frisar, que em 1988, durante a campanha política, alguns fatos inusitados ocorreram. Como adversários ferrenhos, Oriel e Quilon protagonizaram uma eleição cheia de rancor, ódio e intriga.

Na véspera do pleito, ninguém em Icó conseguia dormir. Os aliados dos dois grupos de então fecharam as ruas para não deixar ninguém "comprar voto". E isso rendeu a madrugada inteira, com perseguições automobilísticas por todo o município. E, pasme, senhores leitores! Chegou ao ponto do então candidato Oriel Nunes contratar uma "mulher macho" para vigiar e seguir a matriarca Lourdes Maciel durante a campanha. Dizem as más línguas que dona Lourdes, vista como uma espécie de conselheira do médico Quilon Peixoto Farias, ficou em apuros na Rua Senhor do Bonfim.

Nesta rua, a dita "mulher macho" deu uma "carreira", como se diz no jargão popular, em dona Lourdes Maciel, em um dos momentos em que a educadora visitava esta comunidade, fazendo com que a mesma se escondesse em uma das residências apoiadoras da candidatura do então postualnte Quilon Peixoto Farias. São causos de Icó que agora estão na história e na memória de alguns.

Foi nesta histórica eleição que após o resultado que oficializou o agricultor Oriel Nunes como prefeito eleito de Icó, que a residência oficial dos "Peixotos" foi tomada de surpresa. Uma grande "panela" foi quebrada bem na calçada da casa, onde hoje reside uma das irmãs do médico e candidato derrotado de outrora Quilon Peixoto Farias e situada na Avenida Ilídio Sampaio, ao lado da Casa de Cultura Mariinha Graça.

Ninguém imaginava que um agricultor, um matuto e o galeguim dos olhos azuis, como ficou conhecido, ganhasse de um médico por formação e de um ex-prefeito. Daí, a quebra da "panela", configurando o fim de uma "era", capitaneada pelas famílias Monteiro e Peixoto.

Após isso, Quilon Peixoto Farias volta ao poder municipal em 1993, mas isso é assunto para outra história aqui no "Tiradas do Baú". Como também, a "união" destes dois grupos políticos consolidada na eleição de 2008, com Marcos Nunes (filho de Oriel Nunes) e Charles Peixoto (filho de Quilon Peixoto Farias), prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Antes, inimigos políticos. Hoje, aliados de primeira hora.

Iniciativa louvável vem lá do Conjunto Ceará, o maior bairro da América Latina

Yuri Laion

Reginaldo Sousa

Jovens realizam oficinas de construção de cenário e figurino para a Paixão de Cristo mais antiga de Fortaleza

Cerca de 20 jovens, todos moradores do Conjunto Ceará e bairros adjacentes, tiveram ponto marcado neste domingo, 25, no Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Conjunto Ceará (Ong PRODECOM). O motivo do encontro girou em torno da fabricação do cenário e do figurino do espetáculo “Caminhos do Gólgota – A Paixão de Cristo”, que é a peça do gênero mais antiga de Fortaleza.

As atividades de criação iniciaram no começo deste mês e todos os participantes são voluntários. Além de participarem da construção de cenários, figurinos e objetos de cena, todos eles atuam no elenco da peça. Reginaldo Sousa, morador da Granja Portugal, é um deles e chegou na ONG há três anos. Segundo ele, o que mais melhorou na sua vida foi o convívio em sociedade, pois passou a trabalhar a timidez.

O elenco é formado por atores profissionais e amadores, onde a maioria deles são estudantes de escolas públicas do bairro, que passaram por oficinas onde foram desenvolvidas técnicas teatrais, como interpretação, expressão corporal, história do teatro, impostação e técnica vocal. Yuri Laion participa desde 2009, ele declara que depois da ONG não é mais o mesmo. “Minha desenvoltura mudou bastante. É um privilégio participar da montagem e mais ainda ver minha família e meus amigos me assistindo na peça. Aqui tentamos fazer o diferente do que a sociedade oferece ao jovens”, enfatiza.

:: Mais

O Espetáculo Cênico “Caminhos do Gólgota - A Paixão de Cristo” é a peça teatral do gênero mais antiga de Fortaleza. A apresentação principal acontece no Pólo de lazer do bairro do Conjunto Ceará, no dia 6 de abril, às 19h. Essa será a 29ª temporada do espetáculo. A peça já atraiu ao longo de sua história mais de 100 mil pessoas, com média de cinco mil espectadores por ano.. A apresentação e toda a sua produção é realizada pela ONG Prodecom desde 1987, quando foi formada por atores e atrizes do bairro. A apresentação é gratuita e indicada para todas as idades.

* Local: ONG Prodecom (Pólo de Lazer do Conjunto Ceará - Avenida Ministro Albuquerque Lima, s/n – 1ª etapa – Conjunto Ceará.

# Texto enviado para o Blog pelo jornalista Rogério Maia, da Assessoria de Comunicação Voluntária.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto polêmico é aprovado, segundo presidente da Câmara Municipal de Icó (CE)

População comparece em peso

Vereador Iatagãn Matias sendo ovacionado pelo povo

Prova do tiro disparado

Vereadores de Icó (CE), numa verdadeira manobra contra a população icoense, aprovaram na última quinta-feira (22), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, projeto de lei 0017/2012, que autoriza o Poder Executivo a contratar mais de 1.521 contratatados justamente na calada da noite de uma eleição municipal.

É um absurdo com todas as letras e com todos os pingos nos "ii". Infelizmente, o Poder Legislativo de Icó é uma Casa omissa e cheia de amarras para com o chefe do poder executivo municipal de quem quer que esteja no comando da administração. Os senhores parlamentares icoenses deixam de votar com suas próprias consciências para satisfazer o desejo dos caciques políticos que ora administram a terrinha que tanto amamos.

Vale destacar que os únicos vereadores que votaram contra a este projeto absurdo foram Ítalo da Paz (DEM), Gilberto Barboza (PSDB), Maria do Cal (PSL) e Iatagãn Matias (PMDB), que mesmo sendo da base aliada do prefeito Marcos Nunes (PMDB) marchou unido com o conjunto da população icoense. Bola cheia para este edil em particular.

Repercurtimos ainda que a área externa da CMI ficou lotada de populares. E até disparos de arma de fogo o povo assistiu. Uma verdadeira manobra política.

Não estamos aqui defendendo se o projeto é legal ou não. O que estamos questionando é o por que dele ter sido aprovado justamente no ano de 2012, nas vésperas de uma eleição municipal. Será que o Ministério Público local proferirá alguma sentença acerca deste episódio? Eis a questão!

Enfim, fiquem de olhos bem abertos para estes seis vereadores: Edjalma Moreira (PP), Júnior Dantas (PRB), Marconiêr Mota (PMDB), Ricardo Nunes (PTB), Evandro Juvino (PSD) e Flamarion Pereira (PSB), este último não compareceu à sessão. Só depende de você mudar o quadro vertiginoso da atual composição da Câmara Municipal de Icó. Seu voto vale ouro!

# Com informações do Blog do Rubens Brasil / Crédito das fotos: Blog do Vital Neto

Fórum de Medicina reprodutiva do Norte e Nordeste lança site capaz de ajudar homens e mulheres sobre fertilidade

[Clique na imagem para ampliá-la, assim o leitor visualizará melhor]

Depois de participar do 1º Fórum de Medicina Reprodutiva do Norte e Nordeste, em Maceió, o médico André Luiz da Costa deverá chegar na próxima semana em Fortaleza. O evento que foi ponto de encontro entre profissionais da área e delegados representantes da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana contou com a presença do renomado especialista de Juergen Eiserman da South Florida Institute for Reproductive Medicine, dos Estados Unidos.

Na programação, os médicos discutiram as inovações nos tratamentos para casais em busca de constituir uma família, mas que possuem dificuldades ou patologias que impedem a gravidez, além da troca de experiências para a obtenção de melhores resultados nos centros clínicos. Um dos destaques do evento foi o lançamento do site “testedefertilidade.com”. A ferramenta é capaz de ajudar homens e mulheres para que conheçam sua fertilidade e procurem ajuda especializada.

Dr. André Luiz da Costa, da Clínica FertVida, ressalta a importância da ferramenta e alerta que ”é preciso que as pessoas conheçam um pouco sua fertilidade, principalmente no período pré-nupcial, o que poderá evitar muitos transtornos futuros, inclusive tratamentos mais caros”, esclarece.

# Texto elaborado e enviado para o Blog pelo jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação.

"Beleza Icoense"





Como hoje (23) é sexta-feira, nada melhor do que começarmos as nossas postagens diárias com o quadro semanal "Beleza Icoense". E, para compor a dupla deste dia, trazemos até você, caro leitor, dois jovens talentos do município de Icó (CE).

São eles: Sidney Paulino da Silva e Mara de Lima. Ele, um autêntico icoense. Adora uma badalação. É o fã número 1 da banda Solteirões do Forró. Basta ver a foto exibida acima onde o mesmo estar ao lado de Zé Cantor, o vocalista do grupo musical. Já Mara, este blogueiro pôde conhecê-la melhor durante a época em que fomos assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Icó, entre os idos de outubro de 2007 e maio de 2008. É um amor de pessoa e sempre estar de bem com vida. É prima do saudoso amigo Anderson Almeida.

Vale frisar que Sidney é um desses amigos que todo mundo gosta de ter ao seu lado. Os seus amigos confirmam o que estamos dizendo aqui. Foi nosso assistente de Imprensa durante o nosso mandato na Assessoria de Imprensa da PMI. Foi leal o tempo todo e temos certeza absoluta de que um dia voltaremos para continuar o trabalho que foi interrompido em maio de 2008. Pode crer!

No mais, só nos resta desejar-lhes muito boa sorte na vida e em seus projetos profissionais. Ao mesmo tempo, anunciamos para a próxima sexta-feira (30), mais um casal, aqui no quadro semanal "Beleza Icoense". Aguarde!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Síndrome de Down

Kywall, meu primo, abraçando meu irmão fisioterapêuta Rennan Xavier, e sua namorada Kleênia Nogueira, futura enfermeira

Na última quarta-feira (21) comemorou-se o "Dia Mundial da Síndrome de Down". E, por este motivo e como nunca é tarde, vale a pena registrar aqui neste espaço de comunicação e de informação.

Ainda mais porque temos um primo com esta necessidade especial e jamais com uma "deficiência". Sim! Isso mesmo... Uma pessoa que nasceu com síndrome de down jamais pode receber preconceito de quem quer que seja. Deus os colocou no mundo para serem amados por todos.

Não devemos comemorar somente em um dia dedicado a eles, mas durante todos os 385 dias do ano. É uma luta que tem que ser constante. Não é somente uma luta das autoridades brasileiras, do governo e da sociedade como um todo. É uma questão de humanidade.

Kywall, meu primo, é um desses garotos espertos e que adora as coisas boas da vida. Não dispensa sequer uma boa música e é noveleiro de carteirinha. Reside e estuda em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e todo Forricó está no município de Icó (CE), para rever o seu amigo Tony Guerra, da banda Forró Sacode [tem até foto com o cantor]. É o filho do "meio" da tia Emília Xavier, irmã de papai. E como o dia de ontem foi dedicado a todos os portadores de síndrome de down, aproveitamos o ensejo para parabenizá-los, especialmente, ao Kywinn. Que mais conquistas venham em prol dessa causa, que é muito nobre e salutar.

Pois bem! O "Dia Mundial da Síndrome de Down" teve a sua data lembrada durante a sessão plenária do Senado Federal, desta última quarta-feira (21). O senador Lindberg Farias (PT), que tem uma filha com esta necessidade especial (Beatriz), proferiu um belo discurso, sendo aparteado por muitos de seus colegas parlamentares. Vale salientar que o ex-jogador Romário, ídolo da Seleção Brasileira de 1994 e atual deputado federal pelo PSB, também tem uma filha com esta portabilidade.

Enfim, vale registrar este assunto aqui, certos de que é possível viver em um Brasil sem preconceito.

Viva Kywall! Viva todas as crianças portadoras de síndrome de down!

Vale registro! Orgulho de ser palmeirense...

Lateral esquerdo Juninho, um dos destaques do time em 2012

Foi ontem!

O Palmeiras, time do coração desse blogueiro, enfrentou o Coruripe, de Alagoas, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, em Jundiaí (SP). Com o resultado de 3 a 0, o Verdão se classificou e agora jogará contra a equipe do Horizonte, vice-líder do Campeonato Cearense 2012.

Com três gols, os palmeirenses jogaram com garra, mas sempre respeitando a equipe adversária. Os tentos foram marcados por Marcos Assunção, de falta [sempre ele]; Barcos, o El Pirata argentino, e Juninho, o lateral esquerdo que vem seguindo o mesmo caminho de dois grandes ídolos do time de Parque Antártica, Roberto Carlos e Júnior.

Agora, é pensar no próximo jogo e garantir a classificação para a fase de mata-mata. O Horizonte tem um ótimo plantel e sempre vem realizando um ótimo trabalho a frente do Campeonato Cearense. É um time que tem ótimos jogadores, uma excelente comissão técnica e uma diretoria que incentiva a todo instante, além do estímulo que recebe da Prefeitura Municipal.

O primeiro compromisso dos dois times, vale frisar, será na cidade de Horizonte, mais precisamente no Estádio Domingão. Nesse sentido, o Palmeiras virá ao Ceará para satisfazer a alegria de seus torcedores que por aqui o acompanham sempre, assim como este blogueiro.

Com certeza, será um jogo inesquecível e que ficará na história. Assim esperamos. E por aqui estaremos de olho neste grande acontecimento futebolístico como bom palmeirense que somos.

E dai-lhe Porco!

Em tempo: Neste domingo (25), o Palmeiras joga o clássico contra o Corinthians, no Pacaembu (SP), pelo Campeonato Paulista 2012. O Verdão é o líder da competição, com 32 pontos, enquanto o adversário está na terceira colocação. Você arrisca algum palpite?

Pais, profissionais da saúde e educação discutem sobre como a análise comportamental ajuda no desenvolvimento infantil

CONVITE

O desenvolvimento infantil saudável é uma preocupação unânime entre pais e professores. Focando neste assunto, o Centro Internacional de Análise Relacional (CIAR) realiza, no dia 31 de março, 8h30min, o V Encontro Café com Prosa, com o tema “A Importância da Psicomotricidade Relacional para o Desenvolvimento Infantil”. Os debates serão gratuitos e voltados principalmente para os profissionais da educação e saúde, além de pais e demais interessados.

Nesta quinta edição do evento, o CIAR traz a Fortaleza uma convidada especial, a francesa Anne Lapierre, criadora do método da Psicomotricidade Relacional e Análise Corporal da Relação, que conduzirá o debate com a Psicóloga Isabel Bellaguarda, diretora do CIAR no Brasil e Doutora Honoris Causa em Psicomotricidade Relacional.

Para Isabel, o evento se reveste de importância ímpar por gerar uma troca de ideias sobre o comportamento humano. “É um espaço para refletir sobre as vivências do dia-a-dia da vida moderna, para procurar novas soluções para problemas dessa sociedade, além de criar estratégias relacionais para as crianças na sua convivência com pais e educadores”, destaca.

O V Encontro Café com Prosa será aberto ao público mediante inscrição prévia, já que as vagas serão limitadas.

Sobre a Psicomotricidade Relacional

Através do método da Psicomotricidade Relacional, o profissional estimula o desenvolvimento do Ser recorrendo, principalmente, a leitura e decodificação dos comportamentos por meio dos sinais corporais. Toda a arte do Psicomotricista Relacional está em permitir que os pacientes, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, brinquem enquanto ele trabalha com eles, sem que percebam que estão sendo trabalhados. “Neste método utilizamos jogos espontâneos e simbólicos, vividos preferencialmente em grupo, respeitando a faixa etária para cada grupo, onde há a possibilidade de uma escuta autêntica dos desejos e necessidades manifestados para, assim, viabilizarmos novas estratégias relacionais que estimulem a tomada de posições positivas diante dos grupos de pertinência do sujeito”, explica a psicóloga Isabel Bellaguarda.

* Serviço: V Encontro Café com Prosa

Data: 31 de março de 2012

Horário: de 8:30h às 11:00h

Local: Ciar - Rua Monsenhor Catão, 1179, Aldeota Fortaleza – CE

# Texto enviado para o birô do Blog pelo jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Psiu? Povo algum merece ter um legislativo "caricato" e "nulo". Icó também não merece!

Para o Palácio da Alforria, praticamente já temos consolidadas as três chapas que lutarão em torno do poder municipal. A situação buscará a reeleição, o que é altamente legítimo. Já a oposição possivelmente vem com duas candidaturas.

E para a Câmara Municipal de Icó? Já há alguém capaz de dizer quem serão os nomes que nortearão a eleição legislativa em 2012? Ou vamos ficar na mesmice e reeleger os mesmos dez vereadores ora existentes e que pouco fazem em prol da população, com honrosas e raríssimas exceções? São interrogações que você, caro leitor, deve fazer até o dia do pleito, já marcado para 07 de outubro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que é sabido é que em Icó poucos nomes de peso tem se despontado para a eleição da Câmara de Vereadores, que, cá para nós, precisa de uma revigorada e de uma mudança urgente. Do jeito que se encontra, predominando o assistencialismo em detrimento da coletividade, é que não pode ficar.

Para 2012, ao invés de dez vereadores, teremos eleitos 15 parlamentares icoenses. É um bom número para quem se lançará candidato. As chances aumentam, com certeza! Será que destes 15 teremos algo renovado? Só depende do povo.

Será que você está satisfeito com o trabalho de nossos dez edis? Você sabe em que votou para vereador na última eleição datada de 2008? E se sabe, você está acompanhando o trabalho dele durante estes quatro anos de mandato parlamentar? Você terá coragem de votar novamente nele ou migrará para outro postulante? Mais perguntas para você pensar e refletir.

O que é verdade é que esta legislatura (2009-2012) já pode sim ser considerada a pior de todos os tempos. Tivemos presidente que não tomou posse, eleição para presidente tumultuada, escândalo envolvendo vereadores, retorno de vereador envolvido com escândalo de ordem administrativo e político, dentre outros. Enquanto isso, Evandro Juvino (PSD) e Cia LTDA continua a borbolhetear entre uma legislatura e outra.

Pense bem! O futuro de Icó está nas suas mãos.

Enquanto isso, este escriba vai fazendo as suas escolhas eleitorais. Porque, antes de ser jornalista, somos cidadãos soberanamente livres. Faça a sua escolha também!

Radialista Rubens Brasil é pré-candidato a prefeito de Icó (CE)

O Partido da República (PR) no Ceará confirmou.

Conforme o que todos já previam, o radialista icoense Rubens Brasil (foto) é pré-candidato do partido a prefeito de Icó (CE). Ele, que é dono do programa radiofônico de maior audiência nesta terra, é mais uma opção de voto entre os prefeituráveis ora candidatáveis, como é o caso do atual prefeito Marcos Nunes (PMDB) e do ex-prefeito interino Jaime Júnior (DEM).

A confirmação dessa decisão veio através do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara, presidente da legenda no Ceará; do prefeito de Maracanaú (CE) Roberto Pessoa; da deputada federal Gorete Pereira e da deputada estadual Fernanda Pessoa, na ultima terça-feira (20) e publicada no Blog do Rubens Brasil.

Agora, é esperar o mês de junho chegar para que as convenções partidárias homologuem os três pretensos candidatos ao Palácio da Alforria. A disputa promete ser árdua e acirrada. Os três tem passagem pelas urnas e já foram testados pelo povo. Que vença o que satisfazer a vontade da maioria da comunidade icoense, que desde a eleição de 1988, que não tem mais de dois postulantes ao maior cargo político do município.

terça-feira, 20 de março de 2012

Fabrício Moreira no programa "OAB na TV". Acompanhe!



O douto advogado Fabrício Moreira da Costa é o entrevistado do Programa "OAB na TV" desta quarta-feira (21), às 18h30, com transmissão pela TV O Povo. Doutor Fabrício é o atual vice-presidente da OAB/Iguatu e é ex vice-prefeito do município de Icó (CE) por dois mandatos consecutivos. Na pauta estarão assuntos relacionados a gestão local e o movimento iniciado contra a falta de juízes na região, especialmente, na comarca icoense, uma das mais antigas do Ceará. Não perca!

Blog recebe convite!

[Clique na imagem para ampliar, assim o leitor visualizará melhor]

Notas Curtas!

# Da Inove Comunicação

Parceria promove intercâmbio gastronômico entre Fortaleza e São Paulo sempre em busca de novidades e acompanhando às tendências do mercado, o Ryori Sushi Lounge fechou parceria com o famoso Restaurante Toro, na zona sul de São Paulo, dos empresários Fernando Alvarez e Luis Carlos Passos. Especializado também na cozinha japonesa, o menu da casa é assinado pelo talentoso sushiman Thiago Sakamoto que traz a experiência de trabalho com chefs de renome como Alexandre Chalela, Alex Atala e Tsuyoshi Murakami. Na próxima semana, uma equipe do Ryori participará de intercâmbio, em São Paulo, para troca de conhecimento entre os chefs. Eles irão mostrar sua bagagem gastronômica e cultural e a partir daí criar menus especiais. Em breve, as novas criações irão reforçar o menu do Ryori e surpreender os clientes, como também já está programada uma vinda do chef Sakamoto a Fortaleza. Serviço: Ryori Sushi Lounge - Av. Dom Luís, 1113 - Loja 18 – Shopping Buganvília. (85)3224-9997 (Com informações do amigo e jornalista Rodrigo Neto, da Inove Comunicação).

# Sistema Firjan

Uma verdadeira vergonha a posição em que se encontra o município de Icó (CE) no Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), que publicou o estudo denominado de "Índice Firjan de Gestão Fiscal", que nada mais é do que um "estudo inédito de gestão fiscal municipal, entre os anos de 2006 e 2010. Icó está entre os 20 piores índices registrados no Ceará (161º) e é o pior da região. Uma lástima para uma cidade tricentenária. O alto gasto com pessoal e, sobretudo, à fraca administração dos restos a pagar são fatores que colocam a terrinha nesta posição desastrosa. Então, como ficamos? Cadê os responsáveis por apresentarem tão pífios resultados? Só temos uma explicação. A Prefeitura Municipal deve se pronunciar em público para que em 2013 estes números mostrem outra realidade. (Com informações do site Icó é Notícia).

# A outra parte!

O Blog foi contactado e espera para breve a defesa do vereador icoense Ítalo da Paz (DEM) sobre denúncia apresentada pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB). A denúncia afirma que o parlamentar cometeu um ato de extorsão para com a empresa MS Fortaleza. Como manda os verdadeiros preceitos do jornalismo, a palavra foi dada, aceita e, em breve, o "outro lado da moeda" estará publicada aqui neste canto de página. Aguarde e verás!

# Fisioterapia em alta!

Dra. Solange Colares, dr. Marcos Barreto e dra. Virlândia Angelim foram os pioneiros quando o assunto é fisioterapia em Icó (CE). Hoje, graças a Deus, temos muitos fisioterapêutas icoenses, alguns inclusive com maravilhosas clínicas espalhadas na cidade e para todos os gostos. Em 2011, este escriba teve a alegria de vê o seu irmão concluir o curso de Fisioterapia, na Faculdade Santa Maria, localizada na cidade de Cajazeiras (PB). Neste registro, não poderíamos deixar passar em branco, a excelente infraestrutura em que está sendo transformada a clínica da doutora Virlândia Angelim, que foi companheira LEO entre os idos de 1980 e 1990. Com três andares e localizada na Avenida Ilídio Sampaio, quase em frente ao tradicional "Beco do Frango", a empresa é um espetáculo de modernidade, não deixando a desejar com nenhuma clínica de fisioterapia existente na capital cearense.

# Para distrair: Não confunda "profissionalismo e jogo de futebol". Não seja um deles!

Dois menininhos estavam saindo de um estádio de futebol em São Paulo, quando um deles é atacado por um Rottweiler feroz. O outro menino imediatamente pega um pedaço de pau e dá na cabeça do cachorro, fazendo com que o cão caia morto e o amiguinho fique apenas com alguns arranhões. Ao ver a cena, um repórter que passava pelo local correu para ser o primeiro a cobrir a história fantástica, e começa a escrever em seu caderninho: "Jovem são paulino salva amigo de animal feroz". - "Mas eu não sou são paulino", disse o menino. "Me desculpe, apenas presumi que fosse, já que estamos na saída do Morumbi e você está com a cara tão feliz". E o repórter então corrige. "Bravo pequeno palmeirense evita tragédia com amigo". - "Mas eu também não sou palmeirense", disse novamente o menino. "Desculpe novamente, apenas presumi que, como estamos em São Paulo e você não é são paulino, deveria ser palmeirense. Mas afinal, pra que time você torce?". - "Sou corintiano", afirma o garoto. E o repórter volta a escrever em seu caderninho. "Delinquente corintiano assassina brutalmente adorável animal doméstico".

"Lei cria banda de música municipal e bolsa orquestra"

Banda Maestro Gonçalo Farias dos Santos durante apresentação na Casa de Câmara e Cadeia

Foi sancionada pelo prefeito de Icó (CE), Marcos Nunes (PMDB), a lei que cria a Banda Maestro Gonçalo Farias dos Santos, além da institucionalidade da "bolsa orquestra" para os músicos que participam do grupo musical.

A Lei nº 778/2012, de 01 de março de 2012, "é um marco legal para a cultura do município de Icó", segundo o Blog Icó Cultural. O que concordamos em número, gênero e grau. Para quem sempre creditou algumas críticas construtivas para a Secretaria de Cultura e Turismo, temos que reconhecer que esta conquista é benéfica para a terra icoense, rica por nos presentear com um valioso patrimônio histórico e artístico nacional.

Por sua vez, o projeto tem regras pré-estabelecidas, o que é altamente natural. Os candidatos a músico devem ter entre dez e 35 anos (salvo se for portador de necessidades especiais), ser aprovado em seleção, apresentar autorização de responsável no caso dos menores de 18 anos, comprovar bom rendimento escolar e conduta disciplinar incensurável e ter cursado no mínimo o ensino fundamental.

As bolsas de estudo serão pagas pelo governo municipal, com recursos próprios. Serão 22 bolsas, no valor de R$ 200,00 cada uma. Os contemplados irão participar do programa por 12 meses, podendo ser renovados por igual período. A nomeação dos bolsistas será feita através de portaria assinada pelo prefeito.

Vale frisar que é a primeira vez que o poder público icoense cria efetivamente uma política pública que atende as demandas no setor cultural local. É uma luta que vem sendo brilhantemente conduzida pelo Núcleo de Música Sobrado Canela Preta desde 2007, durante a primeira gestão da secretária Jequélia Alcântara e do coordenador Daniel Bruno.

Parabéns pela ação cultural. Quando se quer realizar muito, pelo pouco que temos, o resultado é profícuo e louvável.

Que venha a criação do Sistema Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura.

# Crédito da imagem: Blog Icó Cultural.

Será que está nascendo em Icó uma "terceira via"?

Ex-governador Lúcio Gonçalo de Alcântara e o radialista Rubens Brasil

Anuncia-se para a eleição 2012 em Icó (CE) mais uma candidatura. A previsão até o momento é a de que o Partido da República (PR) lançará o radialista Rubens Brasil como opção para a Prefeitura Municipal.

É uma terceira candidatura entre as duas que já são praticamente certas. O pré-candidato é natural de Icó, é formado em Ciências Contábeis, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e dono do programa de maior audiência entre as três rádios locais, a Brasil FM. Vale frisar que a emissora tem como diretor-presidente, o próprio Rubens Brasil. Ele comanda o programa "Rubens Brasil", que vai ao "ar", de segunda a sexta-feira, entre meio dia e três da tarde.

Por sua vez e enquanto isso, o seu partido em nível municipal lança um manifesto onde afirma que nenhum candidato a vereador poderá apoiar outro postulante a prefeito de Icó senão a própria candidatura da legenda. O que, venhamos e convenhamos. É uma decisão tremendamente acertada, tendo em vista que o que tem que prevalecer é a chamada "fidelidade partidária", uma das polêmicas da Reforma Política, tão debatida no Brasil nos últimos anos.

A decisão é louvável e merece aqui este registro por parte deste Blog. Esperamos que a eleição em Icó transcorra na paz e que ganhe o melhor. A democracia precisa ser revisitada sempre. E o povo merece ter opções de voto.

Além disso, o PR anunciou, na semana passada, que não mais fará parte da base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT). O partido deseja continuar com o Ministério dos Transportes, envolvido em escândalos em 2011, mas encontra resistência por parte da própria chefe do poder executivo nacional.

Mas, como nem tudo é unanimidade, o PR estadual, a frente o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, e o atual prefeito de Maracanaú (CE), Roberto Pessoa, deseja permanecer apoiando a gestão da petista Dilma Rousseff. Ou seja: a decisão nacional está sendo colocada em "xeque" por dirigentes e lideranças estaduais.

Enfim, se querem defender a tão falada "fidelidade partidária", que se comece pelas bases e aceite a decisão nacional, que é soberana. A resposta final em torno desse assunto está prometida para acontecer ainda nesta semana, segundo o senador Alfredo Nascimento (AM), presidente nacional do PR.

Do jornal O Estado e site Icó é Notícia!

A Aceji [Associação Cearense de Jornalistas do Interior] reuniu, no último sábado, em Catarina, jornalistas, radialistas e blogueiros, no Catarina Clube, para um grande encontro regional da categoria.

O evento recebeu o apoio da Prefeitura de Catarina, por meio do prefeito Jeferson Paes de Andrade, e Câmara Municipal, via presidente da Câmara de Vereadores, vereador Valmir do Monte Alegre.

Centenas de participantes do evento tiveram a oportunidade de debater Mídia e Poder, na presença de expressivas figuras da política, como o deputado federal Antônio Balhmann [palestrante], prefeito de Saboeiro, Marcondes Ferraz, e outros chefes de Executivo da região dos Inhamuns, Centro-Sul e Cariri.

Além da problemática local e regional, a Aceji também debateu as demandas dos comunicadores do interior. O jornalista Honório Barbosa ministrou uma palestra sobre os avanços da moderna comunicação, merecendo os elogios gerais.

“A Aceji, com estes encontros, busca aprimorar o nível da informação repassada ao grande público e as parcerias são importantes para viabilizar este projeto”, destacou o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira. Por sua vez, o prefeito anfitrião, Jeferson Paes de Andrade, destacou a importância da imprensa para o desenvolvimento da sociedade. “Estamos felizes em poder sediar este encontro, que é importante para a região”, disse.

* Com informações do jornal O Estado e site Icó é Notícia.
Link

sexta-feira, 16 de março de 2012

Blog recebe convite!

[Clique nas imagens para ampliá-las]

Arneiroz (CE)

Vale frisar que o cotidiano das comunidades localizadas nas bacias hidrográficas cearenses de Banabuiú, Alto Jaguaribe e SALGADO também é abordado no livro como forma de documentação fotográfica da relação com a água. Detalhe: próximo dia 22 de março se comemora o "Dia Mundial da Água".

Sobre a Autora: Geógrafa, ambientalista, poeta e fotógrafa, Nívia Uchôa hoje mora em Juazeiro do Norte e se apaixonou pela fotografia ainda criança. Realizando diversas exposições, ensaios e publicações, com 15 anos de profissão, a fotógrafa busca na arte de fotografar um meio de comunicação para mostrar a vida.

Notas Curtas!


# Ninguém é santo em Icó. Será?

O vereador Ítalo da Paz/foto (DEM) está sendo denunciado por extorsão. Na última quinta-feira (15), o deputado estadual Neto Nunes (PMDB) se dirigiu a uma emissora de rádio local, para denunciar o parlamentar por extorsão contra "empresários". Segundo NN, Ítalo tem participado de todos os certames licitatórios com um único intuito de intimidar empresários e, na primeira oportunidade seguinte, "os procura para pedir dinheiro". Informou, ainda, a imprensa local, que o edil procurou a empresária Márcia Sabino, da empresa MS de Fortaleza, vencedora da licitação pública do transporte e, daí, "disse que queria 8 (oito) mil reais em troca de seu silêncio como vereador de oposição; pois, caso contrário, iria falar da empresa na Câmara de Vereadores" (sic). Neto Nunes disse que tem o aúdio, filmagem e um documento assinado de próprio punho pelo vereador Ítalo da Paz, na "suposta tentativa de suborno". "Tenho toda a documentação do ato de extorsão. Irei entregar a Justiça e a Câmara de Vereadores, para afastar na hora, o vereador de seu mandato", disse Nunes. O vereador ainda não se manifestou publicamente. Para tanto, colocamos este espaço a disposição para eventuais esclarecimentos contrários. (Com informações do Blog Fabrício Moreira).

# Em Icozinho!

O historiador Miguel Porfírio de Lima (in memorian) empresta o seu nome a Escola de Ensino Médio do Distrito de Icozinho. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), de 6 de março de 2012. O projeto partiu de iniciativa do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), ex-prefeito de Icó. A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou e decretou. Já o governador Cid Gomes (PSB) sancionou. Tio Miguel foi professor, historiador e integrante da Fundação Icoense de Educação, além de ter deixado o livro "Icó, em fatos e memórias". Justa homenagem, com certeza!

# Caras manjadas e conhecidas do público!

O prazo de validade para se exercer a atividade de "modelo" é muito pequeno. É inferior as diversas profissões regulamentadas do Brasil. Muitos desses profissionais de moda não são fiscalizados e atuam de maneira irregular, sem registro profissional que é concedido pelo SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão) de cada Estado. Infelizmente, aqui no Ceará, temos vários exemplos de alguns "bons" modelos que já estão com idade avançada e que, portanto, ainda continuam "reinando" neste concorrido mercado de moda. Entra ano e sai ano, e o que vemos são as mesmas "caras" nos desfiles e demais trabalhos, como ensaios fotográficos e campanhas publicitárias. Fazendo isso, os contratantes estão incentivando a chamada "panelinha", onde só um grupo tem vez e voz em um determinado evento. Pode falar o que quiserem, mas o "casting" (seleção) não é mais adequado e está ultrapassado. Novas ferramentas devem ser introduzidas, senão a profissão de modelo se transformará numa mesmice sem tamanho e ninguém mais se iludirá com promessas mirabolantes. Tire as suas próprias conclusões. O Dragão Fashion Brasil (DFB) e o Festival de Moda de Fortaleza (FMF), realizados no próximo mês de abril, trarão as mesmas "carinhas" já manjadas e conhecidas do mundo da moda cearense. É esperar para crer!

# Inauguração com toda pompa!

A Assembleia Legislativa do Ceará inaugurou, na noite da última quinta-feira (15), mais um anexo em suas instalações que ficam na Avenida Desembargador Moreira. Desta vez, trata-se do Anexo Dep. José Euclides Ferreira Gomes, pai do governador Cid Gomes, do ex-prefeito e ex-governador Ciro Gomes, e do chefe de gabinete do Ceará Ivo Gomes, todos filiados ao PSB. O início da obra foi durante o mandato do ex-presidente da Casa e atual vice-governador Domingos Filho (PMDB). E continuada nesta gestão sob a custódia do presidente Roberto Cláudio (PSB). Os dois, inclusive, receberam um elogio do chefe do poder executivo estadual, que os considerou como "políticos do futuro". Vale frisar, que o prédio se denominou de "José Euclides Ferreira Gomes" por também ter recebido incentivo e recursos do governador. Portanto, nada mais justo e merecido a homenagem acima descrita.

# Aconteceu em Orós (CE)

Uma calúnia está sendo dirigida ao amigo doutor Eugênio no município de Orós (CE). Lemos no portal Orós, do radialista Wandemberg Vieira, que Eugênio vem sofrendo perseguição política por parte de alguns oroenses. Tentam a todo custo macular a imagem dele perante a opinião pública, justamente em um ano eleitoral. O médico é pré-candidato a prefeito desta terra e se o seu nome passar na convenção partidária, no mês de junho, tem reais chances de vitória, inclusive com o apoio da atual prefeita Fátima Bezerra (PSB). Eugênio é formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atua em Orós há mais de oito anos e tem raízes icoenses. Sua mãe é sobrinha de dona Eleonora, esposa do conhecido "Zé da Coelce". O conselho que indicamos é que levante a cabeça e siga adiante com o seu projeto, Eugênio! Orós e o seu povo precisam de você! Sabemos que a campanha será árdua, mas a luta tem que ser uma constante sempre. Só um adendo: O LEO Clube de Orós não pode se envolver com candidato A ou B. Nesse episódio exposto acima jamais poderia tomar "partido" em torno de doutor Eugênio, como o fizeram publicando um texto em seu blog. É uma entidade apartidária e, portanto, deve permanecer longe dos holofotes políticos. Falamos por experiência própria de quem vivenciou este clube de jovens por quase 15 anos e chegando a Presidência de todos os LEO Clubes do Ceará na gestão 2000/2001.