segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia do Trabalho será comemorado em Icó. Confira!

Do leitor José Araújo Júnior, mais conhecido, em Icó, como Juninho e atualmente exercendo a função de diretor de Juventude do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), recebemos a seguinte informação alusiva a programação do "Dia do Trabalho" na terra dos Icós.

Segundo ele, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais irá promover o seu tradicional evento pelas ruas do centro da cidade. O encerramento se dará na Rua Desembargador José Bastos, sobre a sombra dos tamarindeiros. Antes, terá uma parada em frente a sede da Câmara Municipal de Icó, casa política e onde se concentra os dez atuais vereadores icoenses. Lá, será dada a palavra para alguns dirigentes do Sidsepmi e do Sindsemi, entidades sindicais parceiras e que farão um breve balanço sobre a situação em que se encontram os servidores públicos do município.

Vale frisar que os principais temas que serão abordados neste ano são: meio ambiente, o projeto "Arapuca" (perímetro irrigado), servidores municipais e saúde. A Fetraece já confirmou presença no ato.

Já a Prefeitura Municipal de Icó, através do prefeito Marcos Nunes (PMDB), promoverá mais uma edição do projeto "Prefeitura na minha comunidade". Dessa vez, no distrito de Lima Campos. O encerramento será com a banda "Bota pra Moer". É uma boa oportunidade para se discutir os problemas do maior distrito icoense, que clama por políticas públicas eficazes e que satisfaça a maioria da população da redondeza. Por que não começar pela discussão do turismo de campo? O povo, as peixadas e o açude que completou 80 anos, no último sábado (28), agradecem por demais. 

É descaso, é preocupante e é de se desesperar!

Nas vésperas da comemoração do "Dia do Trabalho", a ocorrer nesta terça-feira (01), olha o que encontramos no facebook do jornalista e blogueiro Marcellus Rocha, do Ceará é Notícia. Esta foto aí acima que retrata a real situação de nossa saúde pública. Mais de uma centena de pessoas doentes e amontoadas num dos espaços do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), além de seus corredores super lotados. É descaso, é preocupante, é de se desesperar. Impossível não sair abalado de lá e continuar preocupado com a pessoa querida que por acaso teve que ficar nesta situação.

Enquanto isso, o governo Cid Gomes (PSB) investe em propaganda oficial para anunciar que a saúde pública do Ceará é a melhor de toda a rede nacional. Os dados oficiais não retratam a realidade nem aqui e nem na China. Esta é a verdade dos fatos.

Veja se acontece este descaso em hospitais como o São Matheus, o Mont Klinikun e Unimed. Obviamente que não!

Notas Curtas!

# Revista Entrevista

Excelente a qualidade da revista Entrevista, lançada na última terça-feira (24), nos Jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), com direito inclusive a um delicioso coquetel. Foram duas edições lançadas (nº 26 e nº 27), sob a coordenação do professor e jornalista Ronaldo Salgado, o idealizador deste ambicioso projeto em 1992. Portanto, já se vão 20 anos de existência. Estivemos presentes e o que mais nos chamou a atenção foram as entrevistas do deputado estadual Heitor Férrer (PDT), do ex-governador Lúcio Alcântara (PR), do empresário Izaías CD's (dono da banda Aviões do Forró) e do ator Silvero Pereira, além da entrevista do jornalista Nilson Lage, um dos maiores teóricos da comunicação existentes no Brasil atualmente. Estão de parabéns todos os alunos envolvidos e que participam da disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso. Com certeza, esta publicação já faz parte da história do jornalismo cearense. Pode crer! Aqui deixamos a seguinte mensagem do professor Nilson Lage extraída da revista: "A opinião é algo que existe para ser mudada. Eu não expresso opiniões que não tenho, expresso as opiniões que tenho. E procuro expressá-las da maneira mais sincera possível. Claro que opinião é uma coisa que se muda. Na verdade, esses dois casos, por exemplo, são casos que estão no contexto da superação da depressão (...)".

# Açude Lima Campos

Parabéns ao povo do distrito de Lima Campos, localizado no município de Icó (CE), pela passagem dos 80 anos de existência do açude Lima Campos. Mas será que o reservatório tem mesmo o que comemorar? Tirando a importância dele para a nossa terrinha, o que se sabe é que a comunidade de mesmo nome está precisando bastante do apoio governamental. Uma boa reforma nas adjacências da "Prainha do Louro" se faz necessário urgente. Os possíveis candidatos a prefeito de Icó tem que incluir o distrito na pauta política desse ano. É um dever cívico e uma questão de prioridades. O que é verdade também é que a Secretaria de Cultura e Turismo nunca enxergou o distrito de Lima Campos com bons olhos. Ali está um potencial turístico enorme. Uma boa revitalização no comércio local, com ênfase nas peixadas tradicionais, seria de bom aviltre. A construção de uma pousada ou de um hotel também cairia muito bem. Por que não pensar nestas ações? Temos certeza de que o nosso "velho açude" abraçaria esta causa com todo fervor e carinho. Ações simples e que precisam só de força de vontade política.

# Eunício Oliveira

Registramos o recebimento do informativo do senador Eunício Oliveira, presidente estadual do PMDB. O Blog agradece o envio deste boletim, que está recheado de informações acerca do primeiro ano de mandato do lavrense lá no Senado Federal, ele que é também presidente da importante Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Alta da República. Os assuntos em destaque diz respeito ao projeto de lei que regulamenta a profissão de taxista, a criação do Fundo de Incentivo à Cajucultura, os debates a respeito da Reforma Política, o novo Código Florestal e a ampliação de campus e nova universidade federal no Ceará, com um campus avançado em Icó e um polo de ensino a distância para Lavras da Mangabeira. Quem faz a assessoria de imprensa do parlamentar cearense são os jornalistas Bárbara Gonçalves (Distrito Federal ) e David Uchôa (Maranhão).

# Pague Menos

No dia 04 de janeiro de 2010, portanto, há mais de dois anos, o nosso Blog noticiou o seguinte: "Em primeira mão - As farmácias de Icó e os seus proprietários que se cuidem. A maior rede de farmácias do Brasil vai se instalar nesta cidade em breve. A Pague Menos, de propriedade do empresário Deusmar Queiróz, se instalará bem no Centro Comercial de Icó. A informação é do advogado Geraldo de Lima Gadêlha Filho, que presta serviços para a empresa Empreendimentos Pague Menos. Gadêlha é vice-presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Nordeste (APIMEC Nordeste), entidade que desde o mês de agosto de 2008 tenho o enorme prazer de ser o seu assessor de Imprensa. [hoje não faço mais parte de seu quadro funcional]. Segundo Deusmar Queiróz, "a Pague Menos já se consolidou em todas as capitais brasileiras. Agora é a vez do Interior". Na minha opinião, será uma ótima oportunidade da cidade de Icó, que tanto tenho apreço, de se desenvolver, já que um bom número de empregos será destinado aos nossos munícipes, principalmente para a juventude icoense. A cidade de Iguatu já possui uma Pague Menos. Agora é a vez da cidade de Icó. Só espero que os donos de farmácias não atrapalhem a vinda desse empreendimento e, muito menos, a Prefeitura Municipal. O poder público tem a obrigação de fornecer o alvará de funcionamento. Com a instalação da Pague Menos em solo icoense só quem ganha é a população e a cidade como um todo. É assim que os grandes homens públicos conseguem desenvolver seus municípios, com a vinda do progresso e gerando emprego e renda. Nada de boicote! Progresso já! Estaremos de olho!" Pois bem... Com surpresa lemos nesta segunda-feira (30), no site Icó é Notícia, a informação de que realmente a rede pode se instalar em terras icoenses. Se é no centro comercial ou nas proximidades do Hospital Regional, isso não importa. O importante é a ida de mais uma grande empresa para Icó. Isso se chama desenvolvimento econômico.

# Miss Plus Size Nordeste 2012

Faltou um "Q" a mais na festa de lançamento do concurso Miss Plus Size Nordeste 2012, promovido pela Via de Produção e pela Nepal Negócios e Eventos, na última quinta-feira (26), no espaço Estilo Brigadeiro. As 27 candidatas não mostraram desenvoltura, algo faltou e o resultado foi um evento cheio de imprevistos, conforme notícias chegadas até a nós. Mas, venhamos e convenhamos, tem concurso pra tudo, né? Neste em específico é alimentar o preconceito contra gordinhas que se iludem com a profissão de modelo. Nada contra, mas é "apelar" demais para este tipo de evento num Estado que não tem mercado para tal.

O humor e a irreverência de Xico Sá

O jornalista Xico Sá esteve em Fortaleza, na última sexta-feira (27), para ministrar uma palestra e nós estivemos lá para conferir tudo de perto. Ele é formado em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mas fez carreira em jornais pernambucanos. Hoje é colunista do jornal Folha de São Paulo e comentarista do Programa Saia Justa, do canal GNT. Cearense de Crato (CE), é considerado um dos maiores e melhores jornalistas culturais existentes atualmente no Brasil. Como todo bom jornalista, ele adora "beber" com os amigos. Durante o evento, Xico confessou que com 16 anos foi levado por seu pai a um "cabaré", acarretando risadas da plateia que o assistia atentamente. Na foto abaixo, este blogueiro está ao lado do jornalista Xico Sá e dos colegas Carlos Emanuel (ex-articulista de Esporte desse Blog) e Maura Nascimento, que é repórter da brilhante revista Nordeste Vinte e Um, editada pela Editora Assaré e que tem como editor-chefe, o jornalista Lucílio Lessa.

"Tiradas do Baú"

 
A baixa estatura nunca impediu que ele se impusesse. Vestido de terno e gravata ou normal era notório a sua vaidade. O olhar sempre foi forte e a fisionomia séria. O homem, inicialmente, sisudo encarnava o personagem político. Caracaterísticas inerentes a um "homem do povo" parecem estar permeadas a personalidade de Aldo Marcozzi Monteiro, ex-prefeito de Icó entre 1983 e 1988. Tinha fala ligeira, correta e ritmada. Sempre teve o dom da palavra. Suas respostas eram bem elaboradas e parecia em um permanente discurso. 

O homem se colocava, inicialmente, como em um palanque com uma postura séria. A posição era mantida, mas por pouco tempo. O humano é mais forte, não se deixa conter. Para emoção, por vezes, não há meios para controlar. O personagem político tenta conter o humano, mas não consegue. Aldo sempre foi humano, apesar de algumas restrições por parte da população quanto a ele. O politico, o prefeito, o "homem do povo" é apenas uma das facetas dessa figura que por vezes parecia menino e que hoje não estar mais entre nós. 

Sempre foi criticado por alguns por sempre andar de carro com os vidros fumê fechados. Não gostava de olhar no olho e parecia estar em uma armadura, que muitas vezes, a política impõe, agora encara. 

Até hoje é lembrado como o melhor prefeito que o Icó já teve. Ao término de seu mandato, preferiu não indicar nenhum candidato oficial, deixando os postulantes a vontade. Resultado: o seu sucessor no comando da Prefeitura Municipal foi Oriel Guimarães Nunes, que venceu a eleição diante de icoenses como o médico Quilon Peixoto Farias (PSD), que tentava novamente voltar ao Palácio da Alforria. 

Pai, filho, marido, político, Aldo se desdobrava para cumprir os papéis que ele escolheu para desempenhar, à época. Detalhe: foi casado duas vezes. No primeiro casamento, teve ao seu lado a brilhante Tereza Evangelista, a primeira-dama que todos os icoenses lembram com carinho e afeto. Depois casou-se com a educadora Josina Monteiro, que foi bastante hostilizada durante uma dessas disputas em que o político participou, sendo inclusive chamada pelos adversários de "Jacutinga", numa referência a um dos personagens de uma dessas novelas exibidas pela Rede Globo.

Vale lembrar aqui, que a religião é o que o pautou sempre. É nela que ele buscava os valores éticos do homem politico que sempre foi. Foi um advogado brilhante e tinha no decano Rossini Farias Camelo o seu grande mestre na área jurídica. 

Foi também secretário de Educação e presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Disputou a Prefeitura Municipal de Icó em mais dois momentos: em 1992 contra Quilon Peixoto Farias e Lourival Augusto (Caboquinho-in memorian), como também, em 1996, contra o ex-prefeito e atual deputado estadual Neto Nunes (PMDB), sendo derrotado nas duas vezes. Disputou ainda o mandato de deputado estadual, não obtendo êxito.

Até hoje ninguém sabe o motivo de suas inúmeras derrotas após o período como prefeito municipal. Fez um excelente governo, mas posteriormente não logrou êxito em duas tentativas visando voltar ao Palácio da Alforria, onde além dele, o seu pai José Walfrido Sobrinho (três vezes) e o seu irmão José Walfrido Monteiro, também já tinham exercido o cargo maior do município.

Desacreditado da política, Aldo Monteiro, cidadão e político, seguiu fazendo aquilo que acreditava ser política. Como ser humano, personagem, homem e como político ele sempre foi complexo. Dizem que ao fim de seu mandato como prefeito afirmou o seguinte: "Saio desta terra e nunca mais voltarei aqui", manchando a sua imagem e se desgastando como figura pública. "Comeu no prato e depois quis consertar o erro", disse para o Blog um icoense apaixonado por sua terra.

Deixou uma marca em Icó, é bem verdade e disso não podemos contestar jamais. Sempre foi um homem de posicionamentos firmes. Como vereador, foi fiscalizador aos extrenos. Enfim, a personalidade não o deixava ser daquelas figuras que se acomodavam diante do que não concordava, do que não acreditava, do que não achava certo.

Deixou quatro filhos. Maria Tereza, a primogênita; Aldinho (hoje ator e teatrólogo); Carolina (foi colega desse blogueiro nos tempos da extinta Escola Recanto da Criança) e Rebeca (de seu segundo casamento e amiga de "baladas" de nossa irmã Natacha Xavier aqui em Fortaleza).

Esta é a história de um advogado por vocação. Mas é o mesmo homem que viu na política um meio para tentar curar todos os males.

Nascido em 03 de fevereiro de 1938 e falecido em 03 de maio de 2009. Portanto, já se foram três anos sem o icoense Aldo Marcozzi Monteiro. Nesse sentido, na semana em que completa três anos de morte, o "Tiradas do Baú" faz esta justa homenagem a um dos personagens mais importantes e emblemáticos da história recente de Icó.   

Deu no Blog Flagrando-me Disperso, de Pedro Lucca Cândido: "Neste ano, eu voto nele..."


Hoje meu amigo e companheiro Voltaire Xavier me lançou uma enquete para que eu pudesse votar. A pergunta não era fácil: Quem foi o maior icoense de todos os tempos?". Já a minha opinião...
 Achei justo dá minha opinião do jeito que eu gosto de dá. Já que ele me pediu eu lhe ofereço com justificativa. E ainda mais, bem detalhada até onde eu tenho conhecimento do assunto.
Bem amigo e parceiro de blogspot, Voltaire.
Meu voto é para o Dr. Pedro Théberge...
Bem vamos lá... Apesar de não conhecer bem nenhum desses nomes, é justo o senhor Pedro Théberge sobre o qual o Passado, por meio da História, e o Presente, através dos meus 5 sentidos, eu sei um pouco bem mais.
Pois bem. Vou esclarecer.
Além dele ter feito coisas grandiosas como edifícios aqueles edifícios... apesar de eu ser um acadêmico de arquitetura, não é só isso que me chama a atenção a ele.
O que me encanta nesse homem é que, primeiramente, até onde eu sei, posso está errado: Ele não era político, nem tão rico como os outros da lista e nem era icoense... Era um Médico francês que largou o clima e o desenvolvimento da Europa para vir exercer a medicina nas brenhas do sertão nordestino, arrastando a mulher com seu piano e que se encantou por uma cidade no meio do torrão da caatinga, que naquele tempo não tinha nem casarões antigos bonito de se ver, nem uma paisagem tão linda de um largo como hoje é. Ou seja, não tinha tantas coisas lhe chamasse tanta a atenção como hoje temos por exemplo: a vista do Largo do Théberge de cima da sacada do Teatro da Ribeira dos Icós. Entendeu o que quis dizer?! ...
Tipo assim:

O cara era médico, não era tão rico, pois não morava num daqueles sobrados nem Solares da nossa cidade.
O cara fez muito mais que uma reforma na Secretaria de Saúde da cidade, ele fez o Teatro mais antigo do estado do Ceará, acolheu e medicou neste dezenas ou centenas de enfermos da epidemia da cólera que devastou muita gente de nossa cidade.
Nem só enfeitou pracinhas e rotatórias da cidade com luzes brilhantes e plantas do sul, simplesmente, talvez o maior Largo da América Latina se fez ao nome dele.
O cara era genial. Convenceu sua mulher a lecionar aulas de piano para gente que só conhecia música boa do assovio de quem vinha das cidades mais desenvolvidas por que sabia que ela era capacitada naquilo, e nem por trabalhar na saúde, ele colocou ela pra tomar de conta de um cargo administrativo de um hospital. 
O cara era foda. Chegou em Icó, fez pelo icó, fez pelo o povo do icó, morreu no Icó e ainda serviu de exemplo para calar a boca de muita gente como exemplo de homem, como aqui está sendo, que acha que administrar é fazer coisas instantâneas que não durará sua geração, melhor dizendo, que não durará 4 anos. Nem teve uma Mansão. Nem teve uma Mercedes. Nem foi dono de boiada. 
É admirado e estudado por profissionais que quebram a cabeça em busca de informações sobre os seus feitos na história, e não por contabilistas que quebram a cabeça calculando suas as contas pra ver se no fim do governo tudo bateu.  

Eu voto nele.

# Em tempo: Já recebemos dez votos de blogueiros icoenses por email. Dois vieram através do facebook e um é este aqui já declarado pelo icoense Pedro Lucca Cândido, em seu Blog Flagrando-me Disperso. Faltam somente sete votos. Daremos mais um tempo para posteriormente divulgarmos o resultado desta segunda etapa. Cada voto de cada um dos blogueiros convidados vale três pontos. Após, daremos início a terceira etapa, que é a votação de algumas entidades convidadas. Aguarde! 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Subindo de degrau!

Quando um amigo nosso se dar bem na vida profissional é como a gente se dar bem também.

Pois bem! Ficamos felizes quando algum amigo ou amiga se destaca em suas atividades profissionais. Nesse sentido, recebemos a grata notícia de que uma ex-companheira LEO hoje se notabiliza como uma grande referência no município de Iguatu (CE).

Como integrante do LEO Clube de Iguatu, assumiu todos os cargos importantes do clube e em nível estadual. Foi presidente da entidade durante a gestão 1996/1997, consagrando-se como melhor presidente do Distrito LEO LA-4, órgão que congrega todos os LEO Clubes do Ceará. 

No Ano Leoístico 1999/2000 chegou, com méritos, a Presidência desse colegiado. Ou seja: Foi a primeira presidenta do recém criado Distrito LEO LA-4, após o redistritamento que ocorreu no antigo Distrito Múltiplo L LEO Brasil em quatro grandes Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD). 

E detalhe: Foi justamente este blogueiro e jornalista quem o sucedeu na Presidência do Gabinete Distrital LEO LA-4. A nossa gestão foi em meados de 2000/2001 e tínhamos nesta companheira um exemplo de dedicação, companheirismo e perseverança. Aí de nós sem os conselhos dela naquele difícilimo Ano LEOístico.

Estamos nos referindo a guerreira Izaura Gomes do Nascimento, que é de Acopiara, mas fez carreira no desenvolvido município de Iguatu. Desde a sua época de companheira LEO que ela é assim. Destemida, dedicada em tudo o que faz e uma verdadeira líder. (Na foto: Izaura está de blusa vermelha. Ao centro ladeando o prefeito Agenor Neto e o secretário de Desenvolvimento Social do Ceará Evandro Leitão).

Não é à toa que desde o primeiro ano da gestão do prefeito Agenor Neto (PMDB) que ela vem desenvolvendo um grandioso trabalho a frente das funções que lhe foram confiadas. Foi assim na Secretaria de Ação Social, na Secretaria de Esporte e Juventude e na Ouvidoria Geral do Município.

Agora, após o anúncio, nesta semana, feito pelo prefeito Agenor Neto, Izaura passa de ouvidora geral do Município à condição de chefe de gabinete, um dos cargos mais importantes do atual organograma da Prefeitura Municipal de Iguatu. Para quem não sabe, o gestor iguatuense resolveu mudar alguns integrantes de sua equipe de primeiro escalão. Já outros foram remanejados. Tudo isso devido ao processo eleitoral que se avizinha, afinal muitos serão candidatos neste ano.

Enfim, nossos parabéns a amiga Izaura. Após muito tempo a vimos durante o Congresso Estadual de Jornalistas do Interior, ocorrido em dezembro de 2011, na cidade de Iguatu. Você merece estar onde está. Participar do "núcleo duro" da administração Agenor Neto não é para qualquer um. Competência você já demonstrou que tem de sobra.

E, com este nome, temos certeza de que não decepcionará na Chefia de Gabinete de Iguatu, assim como a Escrava Isaura, personagem de Bernardo Guimarães e como a chamávamos nos tempos de LEO Clube, nunca decepcionou.

Parabéns e sucesso!

IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste sob a ótica de vários especialistas

Participamos ativamente da programação alusiva ao IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, na última quarta-feira (25), no Auditório Celso Furtado, localizado na sede do Banco do Nordeste do Brasil, no bairro Passaré, aqui em Fortaleza.

Cerca de 570 profissionais de comunicação participaram deste evento, que é considerado o maior do gênero aqui no Nordeste. Toda a programação foi seguida à risca e nenhum palestrante deixou de comparecer. Bastante seleta, o público realmente debateu muito a respeito de muitos assuntos midiáticos, como a lei de acesso à informação, patrocínio como estratégia comunicacional, informação em tempos de mídias sociais, dentre outros temas.

Para este blogueiro, as melhores mesas foram proferidas pelo consultor em comunicação organizacional Artur Roman, que realmente descontraiu a plateia, e pelo jornalista Luis Nassif, que teceu comentários sobre blogs jornalísticos e corporativos, além de dar um show de aula sobre o papel da mídia brasileira. Segundo ele, desde a redemocratização ela assumiu, gradualmente, o papel de definir os rumos do sistema político nacional - destacando que esssa atuação mudou em 2005 com o fim das barreiras para ingressar no mercado midiático.

Vale frisar que o evento foi muito bem organizado pela equipe do jornalista Mauricio Lima, que é gerente de Comunicação do Banco do Nordeste. Realmente, atendeu a todas as nossas expectativas, desde o momento do credenciamento até o último momento, que foi a entrega do tradicional Prêmio BNB de Jornalismo edição 2011, ocasião em que tivemos a presença do presidente do órgão, Jurandir Santiago.

Abaixo, segue links das principais palestras e dos principais painéis. É só clicar, que vai direto para a página do evento.


Veja abaixo, também, os principais comentários do jornalista Luis Nassif, diretor-superintendente da Agência Dinheiro Vivo e comentarista do jornal da TV Brasil:

Para o jornalista, pode-se falar em um upgrade no jornalismo, uma vez que as informações – antes compartilhadas na íntegra apenas entre jornalista e fonte –, passaram a ser mais democráticas.
- Cada vez mais temos agências de informação ligadas a órgãos públicos e privados. O modelo de fazer jornalismo muda, pois você passa a ter um grupo que agrega e interpreta informações. Quando buscamos informação oficial, por mais parcial que possa ser, sabemos que é segura. Então, podemos substituir as aspas pela informação oficial dos blogs, afirmou.
Partindo desse panorama, Nassif ressaltou a necessidade de mudança no comportamento dos comunicadores.
- Não é só fazer matérias, escrever releases, ter acesso às fontes. É preciso entender a comunicação como ferramenta de guerra e agir como gestor, uma vez que as redes sociais atuam de forma pouco seletiva. O trabalho é maior do que nunca: é organizar e sistematizar informações, unificar o que é crítico, fazer uma leitura especial do que está sendo dito e o que está por trás daquela notícia, assegurando assim uma forma adequada de agir em cada situação”, concluiu.

Enfim, já participamos de dois eventos promovidos pelo BNB. Estivemos na primeira edição e agora na quarta edição. Que mais fóruns desse nível aconteçam para o bom debate. A comunicação brasileira agradece.

# Legendas das fotos:

1) Jornalista Luis Nassif e Paulo Mota - assessor especial da Presidência do BNB;
2) Maurício Lima (gerente de Comunicação do BNB), Artur Roman (consultor de comunicação organizacional) e Nélio Falcão (gerente de Comunicação da Caixa Econômica Federal);
3) Representantes da Petrobrás, do Banco do Brasil e da Chesf

Pastoral da Comunicação de Fortaleza realiza curso sobre mídias digitais

A Pastoral da Comunicação (PASCOM), da Arquidiocese de Fortaleza, promoverá no próximo dia 28 de abril de 2012 (sábado), das 8 às 17 horas, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, mais um encontro formativo na área de comunicação. 

“Espaço Virtual: novas possibilidades de comunicação” é o tema escolhido pela coordenação da Pastoral. A formação tem o objetivo de oferecer aos participantes esclarecimentos quanto à ética, legislação, marketing e abrangência das mídias digitais. O encontro é destinado aos membros da PASCOM e os Secretários (as) paroquiais e das Regiões Episcopais. A assessoria ficará por conta de Marcos Pavel, membro da Comunidade Recado e assessor de marketing da Rádio Dom Bosco. O custo do curso é de R$ 15,00 (quinze reais), com almoço e lanche.

Informações e inscrição no Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza, através do telefone (85) 3388.8703 ou (85) 9921.6742 (com Marta Andrade ou Janayna Gomes).

"Beleza Icoense"

O "Beleza Icoense" desta sexta-feira (27) será bem diferente. O Blog homenageia, neste momento, uma turma de jovens de Icó que participa de um grupo denominado "Rede Jovem", da Igreja Reconstruir em Cristo. Para tanto, trazemos até você, caro leitor, duas fotos. Uma que estampa a molecada masculina e outra que traz a galerinha feminina.

O grupo, por sua vez, é bastante atuante. Vez por outra, os jovens participam de encontros em outras cidades. Orós e Jaguaribe já receberam a delegação icoense. Nas reuniões não pode faltar descontração e uma boa música. E quando algum deles aniversaria você já viu, né? Surpresas e mais surpresas fazem a tônica do acontecimento.

Neste grupo, quem participa é o amigo Thiago Yamanaka, filho do grande músico icoense Tico, da dupla Xexéu e Tico, que todos nós conhecemos muito bem.

Só nos resta parabenizá-los pelo trabalho desenvolvido em nosso município. Os jovens de hoje, infelizmente, não são engajados em grupos religiosos, em entidades de classes e até estudantis. O que não é o caso da turma que compõe a "Rede Jovem", da Igreja Reconstruir em Cristo.

Graças a Deus, os jovens icoenses tem muito talento, seja na música, no futebol, no teatro, na dança e nas artes marciais. O que falta é o apoio do poder público local. Políticas públicas voltadas para o esporte, lazer e juventude é o que está faltando em Icó. O que é uma pena!

Até a próxima sexta-feira (04) com o quadro semanal "Beleza Icoense". Obrigado pela audiência!

Em tempo: A Campanha da Fraternidade 2013 terá como tema justamente a Juventude. No próximo ano, o Brasil, mais especialmente, o Rio de Janeiro, será palco da Jornada da Juventude. O Papa Bento XVI será o destaque maior deste evento. Daí, a importãncia que temos que dar para a nossa juventude brasileira, que tem força de vontade, mas falta incentivo governamental e até privado.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Po-lí-ti-ca vem do grego politiké. É a arte ou ciência da organização, direção e administração de Nações ou Estados, segundo o TSE

Mês de abril quase no fim. Bem próximo está o mês de maio e com ele vem o dia do trabalho, o dia das mães e o dia da abolição da escravatura.

Após, é hora das nossas baterias se voltarem para a campanha política de 2012, onde serão eleitos prefeitos e vereadores nas mais de cinco mil cidades brasileiras. O mês de junho, segundo a Justiça Eleitoral, é o prazo final para que os partidos realizem suas convenções municipais. 

Em Icó, alguns protagonistas políticos já começam a se movimentar pelo município que tem fama de realizar uma eleição acirrada, cheia de intrigas e violenta, ao ponto de se mandar vasculhar fazenda privada visando fazer busca e apreensão de suposto porte ilegal de arma. Assim é a eleição em terras icoenses.

Por sua vez, mesmo com o prazo das convenções municipais se aproximando, ainda existe pré-candidato que sequer apresentou o nome de seu companheiro de chapa. É o caso do ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), líder da oposição e forte concorrente ao Palácio da Alforria. Já foi vice-prefeito entre 2005 e 2008, governou Icó por oito meses através de ordem judicial e foi derrotado em 2008 com mais de 1.500 votos.

Sem saber quem será o seu candidato a vice-prefeito, os seus seguidores e correligionários ficam a "ver navios" esperando uma definição quanto ao nome. A expectativa é grande, como também esta indecisão contribui e muito para o candidato da situação, que será novamente o prefeito Marcos Nunes (PMDB), com Charles Peixoto (PSD) como companheiro fiel de chapa. Inclusive, logo mais, às 19 horas, a dupla inaugurará a nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua São José. Uma obra que contou com recursos também do Governo do Ceará e que já estava pronta há um bom tempo. Mas como em política tudo tem o seu tempo, o espaço será entregue nesta quinta-feira (26) nas vésperas de um processo eleitoral.

Enquanto a situação entrega obras e realiza o projeto "Prefeitura na Minha Comunidade", JJ se isola. Sem definição de seu provável vice-prefeito, a decisão pelo visto ficará para depois. O que é um erro estratégico de campanha. Este nome já deveria está nas ruas e as alianças políticas consolidadas. O que se sabe é que o grupo político dos "Nunes" é forte, com apoio de tudo o quanto é lado. Alguns acreditam até que 2012 continua com eles. Mas em 2016 entregam para o adversário. Será?

Afinal, ser situação e com direito à reeleição é fácil. Mas transferir votos é outra história. Nesse sentido podemos sim acreditar nesta tese.

Sem esquecer de lembrar que toda eleição é uma eleição diferente. Apenas, para 2012, a oposição icoense está dormindo no ponto igual como um dia fez "A Bela Adormecida", dos desenhos animados e que tanto alegrou as manhãs de várias crianças brasileiras. 

O aviso está dado! O povo está esperando. Tanto Jaime Júnior, quanto o radialista Rubens Brasil, do PR e diretor-presidente da rádio Brasil FM, se realmente serão candidatos a prefeito de Icó, está mais do que na hora de termos uma definição de chapas majoritárias.

E na hora dessa escolha pensem bem para não acontecer a mesma coisa que ocorreu em 2008 quando a oposição apresentou um nome a vice-prefeito sem densidade eleitoral e sem esmero popular.

Fica a dica!

[RAIO X]

# Pré-candidatos [Após mais de 20 anos teremos três candidaturas majoritárias]. São elas:

Marcos Nunes - PMDB e atual prefeito de Icó. É irmão do deputado estadual Neto Nunes (PMDB) e do vereador Ricardo Nunes (PTB), além de ser cunhado do vereador Marconiêr Mota (PMDB). Filho do ex-prefeito Oriel Nunes, é também empresário do ramo de forró. Terá como vice-prefeito, o administrador Charles Peixoto, que é filho do também ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD). Tem ainda o apoio do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB) e de sete parlamentares icoenses (Júnior Dantas, Marconiêr Mota, Ricardo Nunes, Edjalma Moreira, Flamarion Pereira, Iatagãn Matias e Evandro Juvino).

Jaime Júnior - DEM e estudante de Direito. Já foi vice-prefeito, prefeito entre outubro de 2007 e maio de 2008 por ordem judicial, além de candidato em 2008, sendo derrotado. Sem vice ainda, já pertenceu ao grupo político adversário como chefe de gabinete do então prefeito Neto Nunes. Tem somente três vereadores ao seu lado (Gilberto Barbosa, Maria do Cal e Ítalo da Paz), este último presidente municipal de seu partido. Fez um bom governo enquanto administrou o município e sua marca maior foi não atrasar de jeito nenhum o pagamento dos funcionários municipais.

Rubens Brasil - PR e formado em Ciências Contábeis. Já foi candidato a vereador e a deputado federal, inclusive ultrapassando, em Icó, o candidato da situação à época, o deputado federal Vicente Arruda, que hoje faz parte de seu partido e que é dirigido no Ceará pelo ex-governador Lúcio Alcântara. Ultimamente tem participado de diversas manifestações populares, fazendo realmente o verdadeiro papel de oposição em terras icoenses. Foi assim com os irrigantes do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos e com os servidores públicos municipais. É diretor-presidente da rádio Brasil FM, a maior emissora radiofônica do município.

Manoel Tobias de Icó!

Olha o que encontro no Blog "Icó na Rede", do Rafael Lira, seguidor deste Blog!

Justamente esta foto aí acima do icoense Hudson Morais, que é filho do vendedor de alcunha Gola e que está em treinamento no time de Alto Santo-CE, plantel que está na primeira divisão do Campeonato Cearense de Futsal. 

O jovem tem 18 anos e vem se destacando, inclusive fazendo gols e dando assistência para os demais colegas. É mais uma promessa icoense e que precisa de apoio por parte de nossas autoridades municipais.

Alô, secretário dos Esportes Aroudo Nunes? Cadê você? Cadê as políticas de esporte e juventude?

Bem, como diz Rafael Lira: "Lembre-se desse nome. Hudson Morais".

Prefeito de Icó descumpre Justiça e sindicato realiza assembleia

Ser governo tem o seu bônus, mas também tem o seu ônus. 

Administrar uma cidade do interior, com poucos recursos e com arrecadação pífia, a dificuldade é tamanha, que alguns prefeitos necessitam buscar investimentos em órgãos estaduais e federais, além de organismos financeiros, seja nacionais ou internacionais.

É o caso de Icó, um município encravado na região Vale do Salgado e com muitas dificuldades a enfrentar. Entra ano, sai ano e a terra icoense vai acumulando problemas e mais problemas de ordem estrutural e administrativa. 

Foi-se o tempo que os municípios, de maneira geral, eram tranquilos quando o assunto é o pagamento da folha de funcionários, sem atrasarem os seus compromissos com os servidores municipais e com recursos suficientes para quitarem com suas dívidas perante os seus subordinados funcionais.

Mas o tempo foi passando e as dificuldades financeiras das nossas Prefeituras foram aparecendo. É o caso do município de Icó.

Lá, os servidores da saúde, comandados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó (Sindsepmi), reivindicam o pagamento salarial referente ao mês de março passado. Ganharam na Justiça. Mas a Prefeitura Municipal descumpriu o Mandado de Segurança Coletivo que determinava o bloqueio da Conta do Fundo Geral do Município. Por conta disso, os sindicalistas impetraram uma ação contra ato do prefeito Marcos Nunes (PMDB), que é candidatíssimo à reeleição.

Contudo, sempre dissemos aqui, neste canto de página, que somos intransigentemente a favor de uma democracia livre e soberana. Sempre apoiamos a luta do maior sindicato de Icó, que é o Sindsepmi, pelo menos na nossa modesta opinião. Esta peleja jurídica é legítima. Quem trabalhou tem o direito de receber o seu salário. Assim diz a Lei que rege o "direito ao trabalho e emprego", tão bem defendida pelo ex-presidente da República Getúlio Vargas, que nos deixou uma rica herança e foi o criador da hoje consolidada carteira do trabalho, que todos nós temos.

Continuamos apoiando a luta dos trabalhadores icoenses. Sempre que quiserem usar este espaço online, o sindicato terá. A presidenta Diana Araújo é competente e já mostrou toda a sua dedicação. Faz um excelente trabalho, foi reeleita e fez uma obra magnífica em sua gestão, que é a sede da instituição sindical. Diga-se de passagem, um belo prédio e que tivemos a felicidade de conhecer durante a nossa estada por aí no mês de dezembro do ano passado.

O que não pode é fazer do sindicato e da luta sindical um trampolim para se dar bem. Este ano é de eleição. E a disputa pelo que já sabemos será acirrada. O Sindsepmi terá que ter muito "jogo de cintura" para não sujar a imagem da instituição, construída ao longo de muitos anos. Nesse caso, a presidenta Diana Araújo tem um papel muito importante.

Vale salientar que o próprio Sindsepmi tem uma experiência nada agradável. Em 2008, o então presidente sindical escancarou o seu voto, numa atitude nada recomendável. O bom senso garante que em qualquer instituição, seja ela pública ou privada, os dirigentes escutem as propostas dos candidatos e se neutralizem. Afinal de contas, o voto é secreto e ninguém sabe o dia de amanhã. 

E outra: Em se tratando de política de Icó tudo pode acontecer, né? Por isso, muito cuidado! O bom senso recomenda cautela.

# Fotos: Blog do Rubens Brasil

Morre diretor do jornal O Estado

A quinta-feira (26) amanheceu de luto para o jornalismo cearense.

Faleceu na madrugada de hoje, o diretor-administrativo do jornal O Estado, o segundo periódico em atividade mais antigo do Ceará, Adley Stevenson de Palhano Xavier, vítima de parada cárdio-respiratória.

Aqui deixamos nossa solidariedade, principalmente, para a família. Que esta dor possa ser confortada com o amor de Deus. Temos certeza de que ele está num plano muito melhor do que o nosso.

No jornal O Estado, por volta de 2009, conquistamos muitas amizades. Éramos da Editoria de Política e tínhamos como editora-chefe, a amiga jornalista Beth Rebouças, uma espécie de mãe de todos que fizeram parte da redação naquela época. Lá, deixamos nosso legado como jornalista. Só saudades sentimos dos tempos em que convivíamos com profissionais do estirpe de Bruno de Castro (hoje no jornal O Povo), Natalie Caratti, Tarcília do Rêgo (ainda edita O Estado Verde), Thiago Stille (fotógrafo dos bons), Débora Milhomes (seguidora deste Blog), Ivna Girão (hoje no Diário do Nordeste), dentre tantos outros.

No mais, só nos resta solidarizar com a morte do Adley Stevenson e agradecer todo o apoio que tivemos durante o período de nossa passagem por este jornal. Detalhe: os grandes jornalistas do Ceará primeiro fizeram parte do jornal O Estado e hoje estão fazendo carreira em outros veículos. Enfim, é uma escola para muitos profissionais de comunicação.

Galo de Campina, ave típica da região, agora também é o símbolo do Prêmio BNB de Jornalismo

A quarta-feira (25) foi de alegria para alguns profissionais de imprensa. O motivo? O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) fez a entrega de seu tradicional Prêmio BNB de Jornalismo, em evento realizado no encerramento do IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, na sede do órgão, que fica localizada no bairro Passaré, aqui em Fortaleza.

O acontecimento foi regado a um delicioso coquetel. Estivemos presentes e conferimos tudo de perto. Realmente, o BNB está de parabéns por nos proporcionar momentos de muita discussão durante todo o dia da última quarta-feira. [Em breve mais detalhes sobre o conteúdo do IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste].

570 profissionais de imprensa, inclusive de aguns outros Estados do Nordeste e do Brasil, participaram deste evento, que é sim o maior do gênero já realizado aqui na região nordestina. 

Quanto ao prêmio, parabenizamos a dois profissionais que justo venceram em suas categorias. São eles: Sérgio de Souza, que foi contemplado na categoria "Mídia Impressa", com o especial "O semiárido que dá certo", publicado no Diário do Nordeste. Já o editor de fotografia Eduardo Queiroz venceu na categoria "Mídia Impressa-Foto", com "Retratos Sertanejos". 

Enfim, o prêmio é um reconhecimento a profissionais que são considerados exemplos de vigilância e dedicação a essa atividade tão particular. Jornalistas sabedores de que sua missão não se esgota nas horas que passam nas redações, na medida em que o trabalho já se confunde com o seu próprio modo de vida.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Chico Anysio é homenageado mais uma vez. Fórum de Comunicação e Encontro de Direito abrilhantam a semana em Fortaleza. Confira!

Chico Anysio, o patrono do riso no Brasil
Tem início nesta quarta-feira (25) e se estendendo até a próxima sexta-feira (27), a Semana de Comunicação das Faculdades Nordeste - Fanor (DeVry Brasil), no Campus Dunas. O evento ocorre desde 2003 e este ano será dedicado aos mestres do humor Chico Anysio e Millôr Fernandes, falecidos há pouco tempo. 

Entre os convidados estão os publicitários Tariana Cruz (Agência África), Rafael Lavor (Agência ALMAP/BBOO), Guabiras e Carlus Campos (ilustradores do jornal O Povo), André Nogueira (Agência Flex), Júlio Temporal (Bolero), Rodrigo Meireles (Slogan), professor Márcio Acselrad, o humorista Luiz Neto e os professores Talita Garcez, Pedro Rocha (jornal O Povo) e Paulo Júnior (Caramelo Comunicação). 

Já a conferência de encerramento contará com o jornalista e escritor Xico Sá. Cearense, Xico atualmente é colunista do jornal Folha de S. Paulo e compõe a bancada do programa "Saia Justa", do canal GNT. 

Detalhe: A Fanor - Devry Brasil é responsável pela formação desse blogueiro como jornalista. Esta instituição de ensino superior, diga-se de passagem, a primeira e única faculdade internacional do Ceará, já colocou diversos jornalistas e publicitários no mercado de trabalho. A lista é enorme e a tendência é aumentar ano após ano. 

Dia 25 de abril também será realizado o IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, evento promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil, na sede da Presidência do BNB, no bairro Passaré, aqui em Fortaleza. 

O Blog estará presente durante todo o encontro, que tem como prioridade inscrever participantes que atuem em jornalismo de órgãos públicos. Logo abaixo, o leitor encontra a programação completa desse grandioso acontecimento. A atração principal é a palestra ministrada pelo jornalista Luis Nassif [o link de seu blog você encontra no fim dessa página, na lista de Blogs favoritos desse blogueiro]. Ao fim dos trabalhos, já de noite, teremos a entrega do Prêmio BNB de Jornalismo, onde alguns coleguinhas serão agraciados por este que é considerado um dos maiores prêmios jornalísticos do Brasil. Posteriormente, cobertura completa aqui. 

E, no próximo dia 29 de abril, das 8 horas às 18 horas, o Centro de Convenções do Ceará será palco para o I Grande Encontro da OAB. O investimento é de R$ 40,00 (antecipado) e R$ 50,00 (no local). O participante assistirá aulas com os professores Gustavo Brígido (Constitucional, Internacional e Humanos), Giuliano Menezes (Administrativo e Tributário), Arsênia Parente (Estatuto e Regimento), Rommel Barroso (Civil), Damião Soares (Processo Civil), Emerson Castelo Branco (Penal), Sidney Filho (Processo Penal), Alexandre Teixeira (Trabalho), Konrad Saraiva (Processo do Trabalho), Giovani Magalhães (Empresarial), Cremilda Moreira (ECA) e Marcos Nogueira (Ambiental). 

A organização é do Colégio Master Concursos, do Curso Agora Eu passo e do Professor Gustavo Brígido. 

Se você é estudante de Direito e precisa passar na prova de exame de Ordem, exigência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), participe e se debruce com muita discussão jurídica durante todo o dia do próximo domingo. Os ingressos você pode encontrar na Bonigraf - Gráfica Digital, que fica localizada na Rua Joaquim Nabuco, 950 - Meireles.

Absurdo!

“O jornalista e blogueiro Décio Sá (foto) foi assassinado, na noite desta segunda-feira, no bar Estrela D’Alva, na Avenida Litorânea, por volta de 23h30min. Segundo o delegado Gutemberg Rêgo, ele estava sentado quando um homem caminhando entrou no banheiro do bar para se certificar que era de fato o jornalista. Quando saiu, iniciou uma série de disparos contra a cabeça de Décio, que morreu na hora. Ele aguardava um amigo no restaurante.

Depois de atirar, o matador saiu caminhando e fugiu em uma moto, que o aguardava do outro lado da pista. Para praticar o crime, ele não usava capacete e pôde ser visto por testemunhas.

Curiosos, amigos, jornalistas e o secretário de segurança, Aluísio Mendes, foram ao local ao saber da morte de Décio. A polícia faz diligências no momento para prender os criminosos. Segundo Aluísio, trata-se de um crime encomendado.

Décio Sá era repórter do jornal O Estado do Maranhão. No seu blog pessoal, colecionava milhares de acessos e algumas polêmicas pelo estilo crítico dos seus textos e dos assuntos que explorava. Ele dedicava o trabalho a cobrir a política do Maranhão. Durante a carreira ganhou a simpatia de muitos e a antipatia de outros.”

# Fonte: Blog do Noblat - O leitor encontra o link do Blog dele, no fim dessa página, na lista de Blogs favoritos desse blogueiro.

Em pleno século XXI! É inacreditável...

A presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Samira de Castro, foi afastada arbitrariamente de suas funções no jornal Diário do Nordeste. O maior veículo de comunicação impresso do Ceará dispensou os trabalhos da jornalista em retaliação à matéria "Prática antisindical: Diário e O Povo censuram edital de assembleia por local de trabalho", publicada no site do Sindjorce no dia 26 de março.

Aqui repudiamos a atitude do jornal na pessoa do colega Ildefonso Rodrigues, responsável por chamar Samira em sua sala para comunicá-la que o DN estava "liberando" a dirigente da obrigação de trabalhar. Ele afirmou que não era interessante a presença da sindicalista na redação. Por sua vez, Samira, repórter especial do Diário e única profissional daquela empresa a ocupar a lista dos 200 jornalistas mais premiados de todos os tempos do portal Jornalistas & CIA, argumentou que a decisão de liberar-se ou não era uma prerrogativa dela e da diretoria do sindicato dos trabalhadores, e não do jornal.

É bom frisar que já aconteceu outros casos de demissões envolvendo jornalistas e que não ficou bem claro para a opinião pública. O fato é que este episódio envolvendo a jornalista Samira de Castro teve repercussão na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Câmara Municipal de Fortaleza.

"Jornalistas unidos na luta por liberdade sindical"

Ceará Mostra Moda 2012 terá a ex-BBB Laisa em um de seus desfiles

Laisa Portela, que teve uma participação pífia no Big Brother Brasil 2012, da Rede Globo, será a maior atração do Ceará Mostra Moda, evento que se realiza entre os dias 25 e 26 de abril, no Ceará Moda Shopping, que fica localizado na Avenida Luciano Carneiro, 1.400 - bairro Vila União. A ex-BBB desfilará para a loja Vip Fashion na quinta-feira que vem. Segundo a organização, a apresentação está marcada para às 16 horas, o que dificilmente ocorrerá devido os inúmeros atrasos neste tipo de acontecimento. Falamos por experiência própria.

As empresas participantes são: Legião Rock, Morena D'Mais, Donna Diva, Rotativa Jeans, K-Nut Jeans, Ponto Final, Susej Jeans, Fanner Jeans, Kinthiura, G'S Fame, Rialzo, L. Mil, Miss Menta, Vip Fashion, Look Zully, Disole/Sol & Água, MR2, Edren, Interrog, Chocopink, Divas.Com, Zig Zag, Efeito Duplo, Malba Moda Praia e Bandage.

O evento é coordenado pelo produtor Kabeto. Já o casting feminino é composto por modelos experientes e iniciantes. Já a equipe masculina é formada, dentre outros, por modelos como Paulo Ricardo (esteve no I Natal Fashion em 2010) e Rennan Meneses. Já outros deveriam esquecer esta profissão. Afinal, o público, especialmente, as mulheres, querem ver e assistir homens com H maiúsculo desfilando. Já dizia um amigo: "A passarela é lugar de homem. Quem tiver outra opção sexual, com todo respeito, é melhor se divertir em alguma boate GLS". E ele tem razão!

Em tempo: O Ceará Mostra Moda 2012 é realizado paralelamente ao Festival de Moda de Fortaleza (FMF), que acontece até a próxima sexta-feira (27), no Maraponga Mart Moda. Será que foi uma boa coincidir as datas? Afinal, o FMF juntamente com o Dragão Fashion Brasil, do Claúdio Silveira, é considerado sim um dos dois maiores e melhores eventos de moda do nosso Estado. Não temos nem dúvida quanto a isso!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Notas Curtas!


# Revista Entrevista

Nesta terça-feira (24), às 19 horas, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), será lançado as edições 26 e 27 da Revista Entrevista, publicação do curso de Jornalismo desta centenária universidade cearense, a mãe de todas as instituições de ensino superior espalhadas por todo o Ceará. Como parte das comemorações da revista, que chega ao seu 20º ano, a edição de nº 26 traz entrevistas com os jornalistas Nilson Lage e Lúcio Brasileiro, o ator Silvero Pereira, o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) e o artesão Expedito Seleiro. Já a de nº 27, os entrevistados são: Dimas Filgueiras (coordenador técnico do Ceará), Isaías Duarte (empresário do forró cearense reconhecido pela alcunha "Isaías CD's"), do montanhista Rosier Alexandre, Olga Maia (presidente da Associação Peter Pan) e o ex-governador Lúcio Alcântara (PR). Os textos foram produzidos ao longo de 2011 por duas turmas de alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo Impresso, ministrada pelo professor e jornalista Ronaldo Salgado. O lançamento será regado a um delicioso coquetel. (Clique na imagem para ampliar).

# De olho neles!

Aníbal Gomes (PMDB), Arnon Bezerra (PTB), Eudes Xavier (PT), José Linhares (PP), Manoel Salviano (PSD), Mauro Benevides (PMDB) e Vicente Arruda (PR) não assinaram a CPI do Cachoeira, que foi instalada na semana passada no Congresso Nacional. Estes são os sete deputados federais eleitos pelo Ceará e que preferiram fazer "ouvido de mercador", ao invés de assinar a comissão parlamentar de inquérito para investigar denúncias de corrupção envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira e diversos políticos brasileiros, como o senador Demóstenes Torres (DEM), tido como ético, moralizador e paladino da verdade, cuja máscara caiu num "estralar de ovos". É bom frisar ainda que o senador Eunício Oliveira (PMDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, também não assinou o documento, frustrando os cearenses. Que papelão, hein?

# Para onde estamos indo?

Se não bastasse a nomeação de Amália Peixoto e de Solange Augusto para a Secretaria de Saúde e para a Secretaria de Cultura e Turismo, respectivamente, eis que o prefeito de Icó Marcos Nunes (PMDB) resolve nomear Jequélia Alcântara (ex-secretária de Cultura e Turismo) para o importante cargo de diretora administrativa do Hospital Regional. Ora bolas, cara pálida! Que especialidade a nova diretora tem para assumir logo uma função na área de saúde? Trocar a cultura e turismo pela saúde é uma distância muito grande. Enquanto isso, doutor Gildivan Oliveira passa de diretor clínico dessa unidade hospitalar para ex-diretor clínico. O prefeito resolveu exonerá-lo do cargo. Dizem as más línguas que a carta de demissão já estava pronta há muito tempo, se concretizando na semana passada. É uma lástima! Deve ser por isso que a nossa saúde não vai muito bem das pernas. Estão brincando com a saúde do povo. Sai Gildivan, que é formado em Medicina, e entra Jequélia, sem formação em saúde pública. É inacreditável!

# Susto!

Desejamos melhoras ao poeta Getúlio Oliveira, atual secretário de Educação de Icó, e que na semana passada sofreu um início de infarto. A notícia foi veiculada em primeira mão no Blog Fabrício Moreira "Simplesmente". O que se sabe é que Getúlio foi levado às pressas para Fortaleza, após fazer cateterismo. O médico informou que ele terá que implantar dois "estende". Receba nossa solidariedade, Getúlio, você que é um excelente pai, um esposo dedicado e que sempre nos deu atenção nos tempos em que éramos colunista do jornal Notícias do Vale, depois virando jornal Folha do Salgado, e que infelizmente não existe mais. Fé em Deus sempre!

# Parabéns!

Parabenizamos os atores Beethoven Cavalcante, Bené Tavares, Cidinho Batista, Matheus Silva, Rafael Diego, Wellington Silva, Davina Fernandes, Jucicleide Aldina e Iolanda Reis pelo brilhante trabalho que estão desenvolvendo no Grupo de Teatro Arte da Ribeira, instalado no município de Icó. No sábado passado (21), feriado nacional de Tiradentes, esta turma se apresentou no Clube Social Maçônico, satisfazendo a alegria dos presentes e sendo bastante elogiado pela crítica. No dia 11 de maio, eles se apresentam no Teatro da Praia, aqui em Fortaleza, com o espetáculo Diário de Dois Loucos, dentro da programação do Festival de Esquetes de Fortaleza - XVI FESFORT.

"Tiradas do Baú"

Moacir Aguiar foi um dos homens mais importantes do Icó de antigamente. Ele foi deputado federal e um dos mais influentes cearenses durante os mandatos dos coronéis Virgílio Távora, César Cals e Adauto Bezerra.

Casado com a icoense Natércia Aguiar conseguiu emplacar muitos icoenses em cargos de confiança em órgãos públicos importantes. Ninguém se recusava a atender um pedido formal dele, numa época que quase não existia concurso público.

Salientamos que o seu sogro sempre foi bastante querido em todo o município icoense. Trata-se de Manoel Roberto de Alencar, irmão de Raimundo Roberto de Alencar, avô materno desse escriba e blogueiro, e João Roberto de Alencar, avô do ex-vereador Ademir Maciel.

Por sua vez, doutor Moacir Aguiar teve cinco filhos, à saber: Moacir, Ypojucã, Bartira, Juruena e Neyara. Detalhe: todos nomes indígenas e todos icoenses de nascimento.

Vale lembrar, ainda, que o ex-deputado Moacir Aguiar é tio do ex-deputado federal Ubiratan Aguiar, que chefiou a 1ª Secretaria da Câmara dos Deputados, cargo que lhe rendeu a nomeação para o importante Tribunal de Contas da União (TCU), sendo inclusive presidente desse colegiado de contas. Já o seu outro sobrinho é o ex-deputado estadual em duas oportunidades. Nos referimos a Guaracy Aguiar (PRB), que é irmão de Ubiratan. No ano passado, ele afirmou que poderá disputar a Prefeitura de Fortaleza por esta legenda, que é um partido alternativo do Palácio da Abolição.

Os três fizeram política em Cedro, município localizado na região Vale do Salgado. Mas Moacir sempre logrou êxito em suas pretensões políticas na terra dos Icós. A sua mulher Natércia Aguiar é irmã da também icoense Denilde Sobrinho, ainda entre nós e morando em Fortaleza. Casada com o ex-diretor do extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (CIENTE), o farmacêutico Vicente Alves Sobrinho (in memorian), pessoa com muita credibilidade no meio político icoense de então. Em alto e bom som, ele afirmou no fim da década de 1970: "Só deixo a direção do CIENTE para a professora Ana Farias Xavier (Naninha). Caso contrário, administro a escola de Fortaleza". À época, o CIENTE era ligado ao governo municipal e suas direções eram escolhidas pelos prefeitos de plantão.

São homens assim como Moacir Aguiar que estamos precisando no município de Icó. Ele que teve uma infância tranquila e divertida como a de qualquer outra criança de cidade do interior, quer seja Cedro ou quer seja Icó. Precisou dar exemplo aos irmãos fraternos, para alívio e orgulho dos seus pais. Não decepcionou. Sempre foi um menino vivo, responsável, chegado aos estudos e cheio de sonhos. O certo é que dos sonhos às realizações, Moacir Aguir precisou trabalhar muito. E foi recompensado.

Programação - IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste

Dia 25/abril/2012 - Auditório Celso Furtado - sede do Banco do Nordeste do Brasil - Bairro Passaré - Fortaleza/Ceará/Brasil

08:00h: Credenciamento

08:30h: Abertura

08:45h: Lei de Acesso à Informação - Luiz Fernando Menescal de Oliveira - Chefe da Controladoria da União – Regional Ceará.

Mediador: Eduardo Gaspar - gerente de Publicidade e Mídias Digitais do Banco do Nordeste.

09:30h: Debates

09:45h: Comunicação interna e cultura organizacional: Artur Roman - Consultor em Comunicação Organizacional, doutor em Comunicação pela USP e pós-doutor em Sociologia pela Sorbonne Paris.

10:30h: Case “Revista Gente da Caixa - Nelito Falcão - gerente executivo de Comunicação da Caixa Econômica Federal.

10:45h: Case “Mídias digitais internas” - Mauricio Lima - gerente de Comunicação Social do Banco do Nordeste.

Mediador: Mauricio Lima.

11:00h: Debates

11:15h: Intervalo

11:30h: Assessoria de imprensa e mídias sociais - Nino Carvalho - Consultor em Marketing Digital, coordenador de MBA da FGV, mestre em Administração e pós-graduado em Marketing e Estratégia no Reino Unido.

Mediadora: Michelly Nunes - gerente executiva de Imprensa e Produção Editorial do Banco do Nordeste.

12:15h: Debates

12:30h: Almoço

14:00h: Patrocínio como instrumento de comunicação

Taís Wohlmuth Reis - Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras e responsável pela gestão do Programa Petrobras Cultural.

Francisco Wander da Silva - Sênior de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil.

15:00h: Case “Embolada”

Lia Raquel Medeiros de Albuquerque - Publicitária na Coordenadoria Especial de Relações Institucionais da Chesf.

Jussara Pettini Freire - sócia da Martpet Comunicação, formada em Publicidade pela ESPM de São Paulo.

Mediador: Bruno Gama - gerente executivo de Patrocínio do Banco do Nordeste.

15:15h: Debates

15:30h: Comunicação Integrada e planejamento - Márcio Polidoro - Jornalista, diretor de Comunicação da Organização Odebrecht e do capítulo São Paulo da Aberje.

16:15: Case “Gestão estratégica da comunicação” - Ricardo Moura Braga Cavalcante - Jornalista da Embrapa Agroindústria Tropical.

Mediador: Jorge Duarte - diretor do Núcleo de Comunicação Pública da Secom/PR.

16:30h: Debates

16:45h: Intervalo

17:00h: Blogs jornalísticos e corporativos - uma nova forma de comunicação - Luís Nassif - Jornalista, diretor superintendente da Agência Dinheiro Vivo e comentarista econômico do Jornal da TV Brasil.

Mediador: Paulo Mota - assessor especial da Presidência do Banco do Nordeste.

17:45h: Debates

18:00h: Comunicação Pública x Comunicação de Governo - Yole Mendonça - Secretária Executiva de Comunicação Social da Presidência da República.

19:00h: Entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional - edição 2011

# Em tempo: O Blog do Voltaire Xavier se fará presente neste evento, que é considerado o maior do gênero aqui na região Nordeste. O destaque do IV Fórum de Comunicação do Governo Federal no Nordeste, sem sombra de dúvidas, será a palestra ministrada pelo jornalista Luís Nassif, diretor superintendente da Agência Dinheiro Vivo e comentarista econômico do jornal da TV Brasil. Ele abordará o tema: "Blogs jornalísticos e corporativos - uma nova forma de comunicação".

FMF - "A moda é uma viagem"

Celebridades que estarão presentes no Festival de Moda de Fortaleza (FMF), que ocorre entre esta segunda-feira (23) e a próxima sexta-feira (27), no Maraponga Mart Moda, o maior shopping atacadista do Ceará. São eles: Eriberto Leão, Rafael Zulu e Carlos Machado, o Ferdinand da novela Fina Estampa e que é dentista por formação. A novidade do evento fica por conta da gastronomia, que aterrissará nas salas de desfiles. A plateia desfrutará de maravilhosos petiscos enquanto assiste as apresentações. Serão 300 marcas na passarela apresentando todos os segmentos do shopping. Enfim, são três desfiles diários, que acontecerão nos três horários: 8 horas, com café da manhã; 15 horas, com coquetel e 17 horas, com consomê.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Humor: A arte de Recados Insanos!

Promotor Luciano Tonet, um baluarte da Justiça icoense e cearense!

Promotor Luciano Tonet descerrando a placa de inauguração da nova sede do Ministério Público de Icó juntamente com a procuradora Socorro França

Esta é a lida do promotor de Justiça. Lutar pela construção contínua da cidadania e da justiça social. E esta máxima tem sido seguida a risca pelo promotor Luciano Tonet, da comarca de Icó, a terceira mais antiga do Ceará.

Incansável, o nosso promotor é um homem sério e comprometido com os reais interesses da população, especialmente aquelas pessoas mais carentes, que necessitam de uma Justiça ágil e de fácil acesso, onde todos devem ter a presunção da inocência até que se prove o contrário.

Doutor Luciano Tonet, um homem probo e que teve a difícil tarefa de suceder em Icó o promotor Luis Alcântara, hoje na Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), tem se destacado bastante na luta em defesa dos interesses do município de Icó e de sua gente.

Neste ano, quando teremos eleição municipal, doutor Luciano Tonet atuará também como promotor eleitoral. Esperamos que o magistrado obtenha êxito na dura missão de bem fiscalizar o processo político no município de Icó, conhecido no Ceará todo como uma terra complexa e de embates políticos acirrados.

Em tempo, conclamamos a todos os icoenses para que ajudem o promotor Luciano Tonet a fazer uma eleição tranquila, onde vença aquele que obtiver o maior número possível de votos de nossos eleitores. O debate de ideias deve prevalecer sempre em nome da nossa já consolidada democracia. Que cada candidato, principalmente, aqueles que disputarão o Palácio da Alforria, possa a partir de junho apresentar um plano de governo consistente e que atenda a todos os municípes sem distinção. Afinal, o prefeito que escolhermos em 07 de outubro de 2012 será o prefeito de todos nós, icoenses!

Desejamos sucesso e êxito eleitoral ao eficiente e correto promotor de Justiça Luciano Tonet, que muito vem contribuindo para o engrandecimento de nosso município. É dele a iniciativa da construção da nova sede do Ministério Público em Icó. Sem contar no fato de que o magistrado nunca se furtou em atender a todos, seja os grandes, representados pelas autoridades, ou os pequenos, representados pelo povo em geral, como no caso da problemática envolvendo o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.

Para breve, anunciamos uma entrevista exclusiva com o promotor Luciano Tonet aqui na volta do quadro "Entre Aspas", que tem por objetivo entrevistar pretensos candidatos a prefeito e a vereador, protagonistas políticos (mesmo não sendo postulantes a nenhum cargo público), imprensa (radialistas e jornalistas) e Poder Judiciário.