quinta-feira, 31 de maio de 2012

Desempenho administrativo abaixo da média

A eleição se aproxima e com ela vem as especulações e a política de bastidores. Muito tem sido falado a respeito das chances de nossos três pré-candidatos a prefeito de Icó. São eles: Marcos Nunes (PMDB), o atual; Jaime Júnior (DEM) e Rubens Brasil (PR).

Algumas pesquisas internas indica o prefeito Marcos Nunes (foto) como favorito a conquistar mais uma vitória, seguido logo atrás de seu mais forte opositor chamado Jaime Júnior, o mesmo que ele derrotou em 2008. Já Rubens Brasil será mesmo candidato, ao contrário do que foi noticiado aqui em um post passado. O Blog tomou conhecimento de que o nome de seu companheiro de chapa será divulgado daqui há 15 dias.

Pois bem!

De um lado temos uma candidatura a reeleição. O prefeito terá que trabalhar muito para convencer o seu eleitorado de que realmente precisa continuar no poder. Será uma tarefa árdua, tendo em vista que esta administração não tem muito o que comemorar. A Saúde está falida, a Educação sendo considerada uma das piores do Ceará e obra que é bom quase não tem. Escolas estão sucateadas, postos de saúde abandonados e a cultura tendo que se desdobrar com um orçamento pífio e abaixo da média. 

Mas é verdade também que dois setores se destacaram nesta atual gestão. A Agricultura está de parabéns pelo trabalho realizado. Se o seu secretário fosse para o embate eleitoral, era um dos fortes postulantes a ingressar novamente na Câmara Municipal de Icó. Já a Infraestrutura também merece ser elogiado aqui neste espaço, apesar das poucas obras executadas. Mas pelo pouco que foi feito, o secretário Dácio Pinto também está de parabéns. Até uns dois meses atrás era um dos nomes de peso para o legislativo tupiniquim, ele que é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

A pasta de Esportes foi criada na gestão do ex-prefeito interino Jaime Júnior, que não chegou a nomear ninguém para o cargo. Coube ao atual prefeito a responsabilidade de nomear o primeiro secretário de Esportes da história de Icó. Trata-se do comerciante Aroldo Nunes, filho do ex- vereador e ex vice-prefeito Chico Nunes. Porém, é como se não existisse, pois a sua atuação foi medíocre e fraca. A reforma do Estádio Peixotão, parada há muito tempo, fala por si só e vai ser discurso de campanha dos dois candidatos de oposição.

Na Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara, acomodada no cargo há quase oito anos, deixou a pasta em busca de novos ares na administração pública. Durante a sua gestão, a Secretaria poderia ter feito mais, já que é uma área que é porta de entrada para o nosso turismo histórico, religioso e arquitetônico. Somente algumas ações pontuais foram realizadas durante este período. Hoje, o órgão é gerido pela sua prima Solange Augusto e a ex-titular aterrisou como uma "miss" desfilando o seu charme e a sua beleza nos grandes corredores do Hospital Regional.

Já o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto -, só de diretor-presidente tivemos três durante esta gestão. O primeiro foi Diassis Pereira, que rompeu politicamente com o atual prefeito e hoje está no grupo que apoia o democrata Jaime Júnior, inclusive é cotado para ser o seu companheiro de chapa na eleição que se avizinha. Depois veio Daniel Dantas, primo do atual alcaíde icoense e que deixou o órgão visando postular uma das 15 cobiçadas cadeiras da CMI, com legislatura entre 2013 e 2016. E agora quem está lá é o correto advogado Júnior Nicolau, pessoa das mais queridas por parte desse blogueiro. Mas, vale frisar, esta autarquia só funcionou mesmo a contento nos tempos da rápida passagem do comerciante Matheus Monteiro Bizarria, que realizava até então um excelente trabalho no setor, até hoje lembrado por muitos dos funcionários que lá estão, inclusive servidores de carreira.

Dizem que as Finanças estão em ordem. Mas falta estabelecer uma política de valorização para com os servidores do município. Deixar de quitar salários é a gota d'água. Quem trabalha quer receber o seu dinheiro, é óbvio! Sinceramente não conheço e nem tenho conhecimento de quem está a frente do órgão substituindo o ex-bancário Facó, cria do deputado Neto Nunes (PMDB) e que foi plantado dentro do fim da gestão do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB) permanecendo até há pouco tempo. Hoje, encontra-se assessorando a Prefeitura Municipal de Cedro.

Sem mais delongas, encerramos dizendo o seguinte: faltou planejamento administrativo no atual governo municipal. O resultado é a atuação apagada de muitos dos auxiliares mais diretos do prefeito Marcos Nunes. Com uma boa equipe, a sua gestão com certeza realizaria muito mais em prol de Icó e de sua gente, ávida por políticas públicas de qualidade. Mas, infelizmente, foi feito o contrário. Acomodações foram feitas visando evitar confrontos com aliados, como o ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD), uma espécie de "xerifão" da saúde. No dizer do povo: "Aqui na saúde manda eu". Pelo menos na nomeação de seus titulares. Primeiro Zuila Maciel, depois Daniel Peixoto Maciel e agora Amália Maciel, três irmãos geridos no ventre da matriarca Lourdes Maciel. Só que na prática quem decide tudo nesta área é o deputado estadual Neto Nunes, com forte vigilância. Amália assina, mas não tem poder de decisão. Tudo passa pelo crivo de Cinthya Arruda e Cia. LTDA, a mulher forte que vai administrar a Policlínica do Governo do Estado do Ceará.

Enquanto isso, é esta equipe que vai lutar com "unhas e dentes" para permanecer no poder a partir de janeiro de 2013 e pelos próximos quatro anos. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela da vida real. 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jornalismo e Filosofia - Vilém Flusser no centro das atenções

Clik registrado durante uma das palestras do "Simpósio Flusser em Fluxo 2012", promovido pela coordenação de pós-graduação em Comunicação Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Momentos que nos proporcionou saber um pouco mais sobre este brilhante filósofo mundial e que faleceu em 1991 após sofrer um acidente automobilístico quando visitava o seu País de origem. Na foto, destaca-se a participação das colegas jornalistas Ádila Ângelo, Ticiana Rocha e Janaina Viana, além desse blogueiro. Mais de 300 participantes e palestrantes doutores renomados como os professores Norval Baitello Júnior, Osmar Gonçalves, Wellington Júnior e Lúcia Santaella, autora de clássicos ligados a Semiótica, disciplina amplamente estudada nos cursos de Comunicação Social, dentre os quais Jornalismo e Publicidade/Propaganda.

JJ e a aparição na TV

Durante toda a semana passada assistimos na televisão, em meio a propaganda partidária obrigatória, o ex-prefeito interino de Icó Jaime Júnior (foto), cuja participação se deu através dos "minutinhos televisivos" destinados ao Democratas, que nesta semana viu o vice-presidente do Ceará Sporting Club, Robinson de Castro, ser alçado a condição de presidente municipal do DEM de Fortaleza.

Na sua participação na televisão, JJ enalteceu o DEM como um grande partido brasileiro, além de tecer significativos comentários acerca da realização da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil, notadamente no Estado do Ceará. Esqueceu ele de dizer que o Democratas é o antigo PFL - Partido da Frente Liberal -, aquele mesmo que abrigou por muito tempo o ex-senador Antônio Carlos Magalhães ou, como queira, "Toninho Malvadeza", o autor do episódio que ficou conhecido como "painel do Senado Federal". Além de tantos outros como Marco Maciel, Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira, o maior contraventor que este País já conheceu.

Tirando tudo isso, infelizmente, uma grande parcela da população icoense se prepara para votar em um possível candidato a prefeito que pertence a um partido atualmente sem pouca expressão no cenário nacional e estadual. Aqui no Ceará só possui um deputado estadual, que é Idemar Citó, e nenhum deputado federal. Em Icó, mantém o mandato do vereador Ítalo da Paz, que é presidente municipal da legenda "pefelê".

Em termos de apoio interno, Jaime Júnior tem de sobra. O presidente de seu partido Chiquinho Feitosa já garantiu estrutura ao pré-candidato. Moroni Torgan está voltando de Portugal após longo período "hibernando" na Igreja dos Mormons. Não se sabe se ele será candidato a prefeito ou a vereador de Fortaleza neste ano. O mais provável é que seja a parlamentar fortalezense para tentar fazer o maior número de cadeiras para a próxima legislatura municipal aqui na capital. Contudo, será difícil levá-lo a Icó visando ajudar ao seu correligionário de agremiação política. Se fosse, seria um "peso" altamente positivo para o palanque do democrata icoense.

O certo é que apoio municipal é importante, mas ter aliados fortes de nível estadual em qualquer palanque é igualmente importante. Lembre que, em 2008, na efervescência da eleição daquele ano, o deputado estadual Ely Aguiar, que é do PSDC (27), então partido do então candidato Jaime Júnior, foi ao Icó e fez um verdadeiro estrago contra JJ no palanque de seu adversário, o hoje prefeito Marcos Nunes (PMDB), novamente seu concorrente político. Pertencentes a mesma legenda, mas desunidos em busca da vitória prefeitural.

Enfim, ao invés de ter dado ênfase a falar de Copa do Mundo, etc e tal, evento que sequer chegará perto de Icó em 2014, o ideal era aproveitar este tempo televisivo para debater o município icoense. Claro, sem fazer críticas exageradas, mas apontando erros dessa adminitração e dando possíveis soluções.

É assim que fazemos jornalismo, dando o nosso ponto de vista e opinando sempre que achar necessário. Acata quem achar conveniente...

Estreia - Blog Solidário: Casa Sol Nascente

Uma das instituições mais sérias do Ceará é a Casa Sol Nascente, que realiza um trabalho grandioso em prol de crianças portadoras do vírus HIV/Aids. 

E é sobre esta instituição que hoje, dia 30 de maio, temos a honra de estreiar o quadro "Blog Solidário", cujo propósito é divulgar ações referentes as diversas entidades, organizações não-governamentais (ONG's) e clubes de serviços, tanto de Icó, como do Ceará.

Antes da reforma e ampliação do abrigo - possível com uma campanha do Grupo de Comunicação O Povo, que arrecadou doações e atenção para o Projeto Sol Nascente -, as crianças falavam sobre a Aids e a morte dos pais no quintal de uma casa alugada, debaixo de um pé de árvore. Hoje, não!

Foi feita uma reestruturação na unidade infantil da Casa de Apoio Sol Nascente, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em março de 2010. As pessoas passaram a respeitar o espaço e as próprias crianças sabem, agora, para onde estão indo.

Na casa alugada, prestes a virar esquecimento, para onde a dezena de crianças abraçadas pelo projeto se mudou depois das chuvas de 2009, não havia espaço para brincar e, muito menos, para crescer. Paulinhos e Beatrizes se atrofiavam na condição de soropositivos, órfãos ou vítimas de abuso sexual. Eram um amontoado de idades, de zero a 12 anos, dentro de caixas de papelão de roupas e calçados. “Todos os de quatro anos vestiam as roupas (para crianças) de quatro anos”, reconstitui a coordenadora do abrigo infantil, Herika Melo.

A identidade ganhou espaço na casa nova. “Aqui é o quarto dos meninos. E essa é a minha cama”, reina um dos Paulinhos da instituição. Do lado de lá, no quarto de bonecas e maquiagens, uma das Beatrizes se agarra ao futuro: “Esse é o meu caderno, minha pasta, minha agenda”. “Hoje, elas têm definido o que é delas. As roupas são nomeadas, cada uma tem um local no guarda-roupa”, observa.

Vale a pena ver de perto este importante projeto. Seja solidário e doe um pouco de sua humanidade. As crianças da Casa Sol Nascente agradecem.

SERVIÇO:

PROJETO SOL NASCENTE
Endereço: Alberto Craveiro, 222, Castelão (no Condomínio Espiritual Uirapuru)
Fortaleza / Ceará / Brasil

Política Inovadora!

[Clique na imagem para ampliar]

O jovem Pedro Matos é filho do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB), ex-prefeito de Maranguape e ex-companheiro LEO. Pedro Matos, por sua vez, é pré-candidato a vereador de Fortaleza pelo PSDB. Quem nos informa é o leitor desse canto de página, o amigo Paulo Victor Gadelha, dono de uma trajetória que já nasceu forte, apesar de sua pouca idade. Vale frisar que a "Geração Inovar" oferece formação política a muitos jovens. Ideia bacana e que merece ser registrado aqui. Parabéns pelo trabalho!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Sede do Diário do Nordeste é alvo de vandalismo. Lamentável!

A sede do Diário do Nordeste foi alvo do ataque de trabalhadores grevistas no final da manhã desta terça-feira (29). Os envolvidos na ação são membros dos sindicatos dos gráficos e da construção civil.

Era por volta de 11h quando homens atiraram pedras contra o prédio. O ataque destruiu a recepção do jornal e deixou os profissionais que estavam no local em pânico.

Não somente o prédio foi atacado. Pessoas também sofreram com a violência gratuita praticada pelos grevistas. A apresentadora da TV Diário, Maisa Vasconcelos, foi intimidada por um manifestante, que tentou lhe tomar o aparelho celular com o qual ela filmava a passeata, e ainda foi atingida na cabeça por um capacete.

O diretor-editor do Diário do Nordeste, Ildefonso Rodrigues, lamentou o fato e criticou o vandalismo praticado pelos grevistas. "Esta ação foi um verdadeiro abuso à liberdade de expressão, tendo em vista a agressividade com que agiu os trabalhadores sob a orientação do sindicato dos gráficos e trabalhadores da construção civil, como provam as imagens e gravações feitas durante o episódio", afirmou. 

Os trabalhadores da construção civil estão em seu 20º dia de greve e na última segunda-feira (28) em reunião realizada na Assembleia Legislativa, entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (STICCRMF) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), houve avanços nas negociações, indicando que esta terça-feira (29) seria o último dia da greve.

# Fonte - Iguatu Notícias

# Nota do Blogueiro: Repudiamos esta atitude praticada por estes grevistas. O direito a livre manifestação é legítimo, principalmente, em um país democrático como o Brasil. Mas daí querer fazer vandalismo dentro de um veículo de comunicação é a gota d'água. Vamos nos manifestar, mas dentro dos preceitos fundamentais que rege as leis trabalhistas dessa Nação. O que aconteceu nesta terça-feira (29), na sede do Diário do Nordeste, foi sim um verdadeiro abuso à liberdade de expressão, como bem afirma o jornalista Ildefonso Rodrigues, diretor-editor do periódico. Não comungamos com este tipo de vandalismo e não aceitamos que episódios dessa natureza ainda possam existir por aqui em pleno século XXI. Nota zero para os grevistas envolvidos neste triste fato.

Maior Icoense - Um voto de diferença entre Pedro Theberge e José Walfrido Monteiro (2ª etapa)

 

Pedro Theberge - médico e historiador. Construiu o imponente Teatro da Ribeira dos Icós por volta de 1860, com recursos próprios, um bem para a coletividade e algo inédito para os cearenses na época / Foto: Blog Icó Arte Barroca

Que ironia do destino! - José Walfrido Monteiro foi velado justamente no Teatro da Ribeira dos Icós. Ele foi prefeito de Icó, além de ter sido eleito duas vezes deputado estadual. Com ele, foi embora todo o glamour da política da República icoense / Foto: Blog Opinion

Confira abaixo a votação da segunda etapa da enquete intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?" realizada aqui neste canto de página.

A primeira etapa foi realizada através de votação popular, onde cada leitor deste Blog votou em um nome de sua preferência [a lista encontra-se no canto direito de seu computador]. Já a segunda etapa foi a vez de alguns blogueiros de Icó votar em um candidato dentre dez escolhidos por nós para encabeçar esta lista. E aqui está o resultado. Vale lembrar que cada voto computado equivale a três pontos na pontuação geral. Confira!

# Lacy Carvalho (Blog do Lacy) - padre José Augusto do Nascimento;
# Fabrício Moreira (Blog Fabrício Moreira) - historiador e médico Pedro Theberge;
# Vital Neto (Blog Vida no Altar) - ex-prefeito e ex-deputado estadual José Walfrido Monteiro;
# Luan Sarmento (Blog Icó Arte Barroca) - historiador e médico Pedro Theberge;
# Lucas Alves (Blog Lucas Alves) - ex-prefeito e atual deputado estadual Neto Nunes;
# Genildo Angelim (Blog Genildo Angelim) - ex-prefeito e ex-deputado estadual José Walfrido Monteiro;
# Éverton Joaquim (Blog do Éverton) - ex-prefeito e ex-deputado estadual José Walfrido Monteiro;
# Washington Peixoto (Blog Opinion) - historiador e médico Pedro Theberge;
# Beethoven Cavalcante (Atelier Cavalcante's) - historiador e médico Pedro Theberge;
# Marcos Mota - (Blog Icó Cultural) - historiador e médico Pedro Theberge;
# Pedro Lucca (Blog Flagrando-me Disperso) - historiador e médico Pedro Theberge;
# Daniel Bruno (Blog Bruno Kaoss) - historiador e médico Pedro Theberge;
# Rafael Lira (Icó na Rede) - ex-prefeito e ex-deputado estadual José Walfrido Monteiro;
# Manoel Batista - (Icó Agora Notícias) - ex-prefeito e ex-deputado estadual José Walfrido Monteiro;
# José Santos (Blog do Professor Santos) - ex-prefeito e ex-deputado estadual José Walfrido Monteiro.

José Wanfrido Monteiro obteve seis votos, totalizando 18 pontos. Já Pedro Theberge somou sete votos, o que equivale a 21 pontos. Foram votados ainda o padre José Augusto do Nascimento e o ex-prefeito e atual deputado estadual Neto Nunes. 

Deixaram de votar os blogs do Nacélio Cavalcante, Rubens Brasil, De Palavra em Palavra (Cristiane Figueiredo), Conheça Icó (Altino Afonso), Icó em Fatos e Memórias e Repórter Icó. Ou seja: somente seis blogueiros dos 21 convidados, cumprindo assim a nossa missão.

Agora, vem a terceira etapa destinada ao voto de algumas entidades icoenses convidadas. Maiores informações em breve.

Vale lembrar que o ganhador desta enquete será homenageado em uma sessão solene na Câmara Municipal de Icó, em data ainda a ser definida, inclusive com a entrega de uma comenda festiva. É ideia nossa soerguer um busto do homenageado em um de nossos espaços públicos. Vamos aguardar maiores detalhes sobre esta proposta.

No mais, agradecemos de coração a cada um de vocês que nos dão a alegria de tê-los como leitores fiéis e parceiros. Muito obrigado!

Blog recebe convite - Moda e Jornalismo

Blog volta com novidades. Confira abaixo!

Após um período sem postagens neste Blog, resolvemos antecipar a nossa volta que estava prevista para esta quarta-feira (30), para anunciar algumas novidades que norteará o nosso trabalho a partir desta terça-feira, 29 de maio. Afinal, este espaço é paulatinamente construído a muitas mãos, a quem agradecemos a todos os nossos colaboradores e parceiros.

Como já é sabido por todos, o "Entre Aspas" foi encerrado com a última entrevista publicada no dia 17 de maio, tendo como entrevistado o promotor de Justiça da Comarca de Icó, dr. Luciano Tonet. A decisão de encerrar o quadro foi tomada em comum acordo entre este blogueiro e o magistrado acima denominado. Com isso, acreditamos que cumprimos com a nossa meta visando contribuir para um debate sadio e democrático entre alguns protagonistas políticos icoenses, alguns inclusive postulantes a prefeito e a vereador na eleição que se avizinha, além de personagens da imprensa local (um jornalista e dois radialistas) e do Poder Judiciário (dois advogados, um estudante de Direito e um promotor de Justiça).

Sem o quadro "Entre Aspas", o Blog continuará com a sua missão de bem informar a população, dentro de um padrão jornalístico e baseado no gênero opinativo. Este espaço de comunicação online continuará abordando relevantes temas, principalmente, ligados a política e ao nosso querido município de Icó, que nos viu nascer e crescer, ali permanecendo até os nossos 20 anos de idade.

Salientamos que o quadro semanal "Tiradas do Baú" (toda segunda-feira) permanecerá, cujo propósito é divulgar assuntos do passado antigo e recente de Icó, sendo considerado um dos textos mais lidos deste espaço. O quadro "Beleza Icoense" também permanece onde está. O intuito é continuar trazendo toda sexta-feira um casal de jovens icoenses. Assim, estamos dando valor a uma juventude que quando quer faz barulho. Para mudar a realidade de nosso município basta querer. Por que não começar votando corretamente na eleição que se aproxima? Fica a dica!

Além destes dois quadros, teremos mais três quadros novos. São eles: o "Blog Cultural" destinado aos inúmeros leitores desse espaço. A cada semana, um leitor sugerirá uma dica cultural, que pode ser um livro ou um filme, que marcou a sua vida. Já a segunda novidade é o quadro "Blog Solidário", cujo objetivo é dar vez e voz as diversas entidades filantrópicas, organizações não-governamentais (ONGs) e clubes de serviços, tanto de Icó, como do Ceará. E, por último, teremos o quadro "Blog Perfil", que trará toda semana uma entrevista exclusiva com algum de nossos colegas jornalistas ora atuantes na imprensa cearense.

Vale frisar ainda que a eleição municipal de 2012 terá espaço aqui. Mas dentro de um padrão sério e comprometido principalmente com a informação. Este espaço divulgará ações relativas a Promotoria Eleitoral de Icó, visando contribuir com a fiscalização do pleito. A eleição icoense promete ser uma das mais disputadas de todos os tempos. Até agora três pré-candidatos afirmam querer participar da disputa. Só saberemos realmente entre os dias 10 e 30 de junho, período em que todos os partidos são obrigados a realizar as suas convenções municipais de homologação de candidaturas majoritárias e proporcionais. 

Para quem sempre pergunta, comunicamos que o link "comentários" e o "mural de recados" deste Blog voltarão com todo vapor a partir do dia 08 de outubro, um dia após a realização da eleição 2012. Assim, estamos evitando "mensagens chulas" e de "baixo calão" contra candidaturas A ou B, X ou Y. A democracia é livre e todos tem o direito de votar em quem quiser e em quem desejar, sem interferência de compra de votos, de voto de cabresto ou coisa que o vailha.

Enfim, estas são algumas das novidades para os próximos dias. Mais inovações virão brevemente. Tudo isso para satisfazer a alegria de nossos leitores, que tem nos elogiado bastante, seja através de emails ou pelo facebook, nos colocando sempre como um dos dois melhores blogs de Icó [opinião dos internautas icoenses] e um dos melhores do Ceará, na opinião de outros tantos cearenses.

Muito obrigado pela audiência e pela parceria de sempre!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Interrompemos a pausa deste Blog para informar o fato vergonhoso abaixo. Leia!

"O Município de Icó, por intermédio dos advogados Dr. Vicente Aquino e Dr. Tibério Cavalcante, ingressou com um Pedido de Suspensão de Liminar em face da decisão prolatada pelo Juízo da Comarca de Icó, em sede de Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó – SINDSEPMI, representados pelo Escritório Jurídico Albuquerque e Alexandria Advogados Associados.

No Mandado de Segurança, além do bloqueio da conta do FPM até o valor de R$ 346.955,20 (trezentos e quarenta e seis mil, novecentos e cinqüenta e cinco reais e vinte centavos), para pagamento dos salários em atraso da folha da Saúde, o Dr. Herick Bezerra Tavares determinou que o prefeito Marcos Nunes doravante promovesse os pagamentos mensais dos filiados do Sindicato até o dia 10 (dez) do mês subseqüente, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por servidor público filiado ao Sindicato.

Hoje pela manhã (28.05), foi feita a comunicação oficial a Diretoria da Entidade Sindical do teor do processo 0076019-88.2012.8.06.0000, que atualmente está concluso para despacho no gabinete do relator presidente do Tribunal de Justiça do Ceará.

Em primeira análise, o ato de buscar respaldo do Judiciário para autorizar o atraso no pagamento dos servidores além de uma ação de desrespeito aos servidores da saúde, caracteriza ato que atenta contra a moralidade e o zelo com a coisa pública.

O escritório aguarda a posição do ilustre desembargador relator e dará ciência ampla no site oficial, aos seguidores das páginas sociais, bem como aos icoenses em geral."

Atenciosamente,

Dr. Daniel Celestino de Albuquerque
Dr. Roberli de Lima Alexandria
Dr. José Jodacir de Sousa Júnior

# Texto enviado para o birô do Blog pelo advogado Daniel Celestino de Albuquerque, via facebook.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pausa!

Em virtude desse blogueiro está participando do "Simpósio Flusser em Fluxo 2012", promovido pela coordenação de pós-graduação em Comunicação Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Blog voltará com as suas postagens normais e diárias a partir da próxima quarta-feira (30).

Vale salientar que o simpósio está sendo realizado nas dependências da Casa Amarela Eusélio Oliveira e conta com professores doutores renomados, como Norval Baitello Júnior, que abordou o tema "O Inóspito"; Gabriela Reinaldo, que ministrou palestra sobre "A natureza de Vilém Flusser" e Márcio Seligmann, que discorreu sobre "As utopias de Flusser". 

O evento ainda terá palestras ministradas pelos professores Erick Felinto (Machina Speculatrix: Flusser, Cibernética e o Problema do Humano), Rainer Guldin (FLUSS/ER: Circle - Spiral - Cloud) e Lúcia Santaella (Vilém Flusser: um pensador visionário). Esta última juntamente com o professor Baitello Júnior fez parte da nossa formação como jornalista. São teóricos que jamais podem deixar de ser estudados nas escolas de comunicação, principalmente, em disciplinas como Teoria da Comunicação, Teoria do Jornalismo e Semiótica.

Além destes teóricos, o evento ainda nos dar de presente as palestras dos professores Gustavo Bernardo Krause (O ser que nega), Wellington Júnior (Aula em fluxo: desterritorializações contemporâneas entre comunicação, educação e arte), Michael Kanke (Os Fundamentos Científicos da Comunicação. Uma crítica flusseriana a comunicólogos cearenses e seus desdobramentos), Osmar Gonçalves (Estética da Fotografia: um diálogo entre Benjamin e Flusser), César Baio (Vilém Flusser: o filósofo que gostava de jogar) e Ryuta Imafuku.

Para quem não sabe, Vilém Flusser (foto) foi um dos importantes filósofos da humanidade. Nasceu em 1920, na cidade de Praga, vindo a falecer em 1991, num acidente de automóvel, após ter visitado a cidade depois de cinquenta anos distante. Morou no Brasil e foi um dos fundadores do curso de Comunicação Social, da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Em 1963 publicou o seu primeiro livro, Língua e Realidade e, em 1964, tornou-se coeditor da Revista Brasileira de Filosofia.
 
Por fim, o "Simpósio Flusser em Fluxo 2012" ainda tem lançamentos de livros e show de Marco Leonel Fukuda e banda.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Tiradas do Baú"

João Brígido foi um dos principais jornalistas do Ceará. Com apenas um ano de idade, este homem de imprensa foi residir em Icó (CE) e, logo depois, em outras tão importantes localidades cearenses, como Quixeramobim e Crato. Na terra icoense, a sua residência se localizava onde hoje está instalado um "bar" bem ao lado da imponente Casa de Câmara e Cadeia, que abriga provisoriamente a sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

Assim como muitos ilustres icoenses que atuaram e ainda atuam nesta área, João Brígido pode sim ser considerado um dos maiores jornalistas que o Ceará já teve. Hoje, ele empresta seu nome a uma das ruas mais importantes de Fortaleza, inclusive cortando a avenida Barão de Studart, uma das principais vias de acesso da capital. Infelizmente, fatos como este passam despercebidos pela nossa tão fraca representatividade na Câmara Municipal de Icó.  

Pois bem!

Diante de tudo isso, João Brígido fundou em 1855, no Crato, "O Araripe", além de ter fundado também o jornal "Unitário", que foi a sua grande tribuna e através de cujas colunas, por suas atitudes sempre desassombradas, foi considerado o maior jornalista do Norte do País. Foi deputado provincial, deputado federal, senador e deputado estadual. 

Já hoje o nosso município icoense possue cinco jornalistas por formação. São eles: Regina Sá [irmã do economista Delmiro Jarbas], Yuri Guedes [editor do site Icó é Notícia], Júnior Abreu [chefe de gabinete do senador José Pimentel], Nestor Teixeira [irmão da educadora Ivana Carla] e este blogueiro, candidato a 1º secretário na chapa da situação que disputará a eleição, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), agora no mês de julho e cujo postulante a presidente é o nosso jornalista João Ferreira do Nascimento, editor de "Municípios" do jornal O Estado.

Nesse sentido, conclamamos a todos a apoiarem esta chapa, que vem trabalhando incansavelmente em favor dos comunicadores interioranos, inclusive realizando encontros regionais em diversas cidades do Interior, como o que ocorreu em Icó, em outubro do ano passado. Nesta semana iniciamos a reforma da sede da entidade que fica localizada em Fortaleza, dentro de um projeto audacioso e sob a supervisão da jornalista Lúcia Barros, editora do jornal "O Regional" e diretora de Relações Públicas da ACEJI. E muitas novidades vem por aí.

Aceitamos este desafio porque acreditamos no trabalho que vem sendo muito bem realizado pela atual gestão. O colega João Ferreira está no exercício da Presidência, já que foi eleito vice-presidente da ACEJI. Por motivos particulares, o presidente Paulo Neves, de Maranguape (CE), renunciou ao cargo, cabendo ao 1º vice-presidente assumir a vacância. Agora, não! O proponente vai disputar voto a voto em uma eleição que a terá como um de seus candidatos.

O desafio é enorme quando pensamos em nomes como o jornalista João Brígido, que pode não ter nascido em Icó, mas é icoense de coração. É pensando em colegas do passado como ele que aceitamos este compromisso, até para bem representar o nosso município e todos àqueles que fazem a comunicação radiofônica e online desta terra, que tem a honra de ter tido filhos tão ilustres como JB, como ele gostava de ser chamado.

Até a vitória com a força de DEUS!  

Deu no jornal O Povo!

No Ceará, mais “ficha suja” do que cargos em oferta

Da Coluna Política, de Erivaldo Carvalho, no O POVO desta segunda-feira (21):
A Procuradoria Regional Eleitoral estima que no Ceará existam em torno de três mil políticos com ficha suja. Gente que foi condenada, em sua grande maioria, pela falta de responsabilidade com o dinheiro público. Em outubro, os cearenses elegerão um total de 2.426 políticos, entre 368 prefeitos e vice-prefeitos e 2.058 vereadores. Em outras palavras, temos mais fichas sujas entre nós do que cargos em disputa.

Foi de arrepiar!

Dois gigantes se enfrentaram no último sábado (19) pela final da Liga dos Campeões da Europa.

Bayer de Munique e Chelsea duelaram num jogo eletrizante e cheio de emoção. Há muito tempo que não assistíamos a uma partida de futebol tão empolgante como esta realizada na Alemanha.

O tempo regulamentar terminou em 1 a 1. Teve prorrogação e depois disputa por pênaltis. 

O destaque do jogo foi o jogador Drogba (foto), da Costa do Marfim e que fez bonito no time do País da Rainha. Cometeu um pênalti na prorrogação, mas não foi o suficiente para camuflar o seu excelente desempenho em campo.

De vilão passou a ser o herói da partida. Foi dele o último pênalti convertido a favor do Chelsea, garantido o título inédito para o time da Inglaterra e dos brasileiros David Luis e Ramires, ambos destaques da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo de 2014.

Restou para o Bayer de Munique o vice-campeonato do mais rico torneio do mundo. O time alemão, vale frisar, já conquistou três vezes esta importante e cobiçada taça.

A festa, contudo, é do Chelsea, que encerrou a temporada levantando a taça de campeão da Champions League. Realmente, um triunfo e tanto. Parabéns!

Nota do Blogueiro!

Em comum acordo com o promotor de Justiça da Comarca de Icó, dr. Luciano Tonet, resolvemos dar por encerrado o quadro "Entre Aspas" aqui deste Blog, que tinha por finalidade entrevistar pretensos candidatos a prefeito e a vereador desse município, protagonistas políticos mesmo sem serem postulantes a nenhum cargo eletivo em 2012, imprensa (radialistas e jornalistas) e Poder Judiciário. A última entrevista aconteceu na semana passada, no dia 17 de maio, justamente com o magistrado acima denominado.

Esta decisão foi tomada obedecendo a Lei Eleitoral que é bem clara. Caso não obedecêssemos estaríamos configurando propaganda antecipada quanto aos pré-candidatos [alguns foram entrevistados] e a configuração de dolo, a partir do conhecimento deste.

Com tudo isso, informamos que o início da propaganda eleitoral ainda não se iniciou e qualquer propaganda a candidato, como já dito, pode configurar propaganda antecipada, se candidato; e propaganda antecipada e promoção pessoal, se concorrente a re-eleição.

Por fim, como defensor da Lei e da Ordem, resolvemos também "excluir" do Blog todas as postagens do quadro "Entre Aspas", que vinham sendo publicadas desde agosto de 2011.

Aqui agradecemos a todos os entrevistados, certos de que sempre contaremos com o apoio da população da cidade de Icó.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Justiça: Jornalista vai ganhar imunidade

"A aprovação de imunidade para jornalistas é o destaque da comissão de juristas criada para atualizar o Código Penal.  A categoria não será punida ao fazer críticas. A proposta coloca a imprensa junto a críticos literários, de arte e ciência."

Foi o que lemos no Blog Gente de Mídia, do jornalista Nonato Albuquerque, apresentador do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro.

Ideia bacana e que merece todo o nosso apoio. 

"Agenor Neto e o povo de Iguatu me tratam como irmão", disse o advogado

Ex vice-prefeito de Icó por dois mandatos, o advogado Fabrício Moreira (foto), conhecido como amante da política, tendo inclusive coordenado várias, está totalmente distante da vida pública icoense. Fala-se, hoje, que seu entusiasmo é só com Iguatu, onde, até foi chamado para ser candidato em 2012. Porém, não aceitou.

Blogueiro dos bons, Fabrício tem um laço de carinho muito grande com a administração do prefeito Agenor Neto (PMDB), que realmente vem revolucionando o município de Iguatu, deixando um legado de progresso e de desenvolvimento para quem o suceder a partir de janeiro de 2013.

"Beleza Icoense"

Espelho, espelho meu! Tem algum casal mais bonito do que este? Se tem gostaria de saber.

O casal em questão trata-se de duas pessoas que temos o maior apreço e carinho. São eles: Dílio Pereira e Jussara Pereira.

E hoje o quadro semanal "Beleza Icoense" é dedicado a ambos. Os dois já namoram há um bom tempo, sendo considerado um dos casais mais belos de Icó. Pode crer!

Trabalham juntos na loja Didely Modas, empresa comercial que, vez por outra, colabora com este espaço de comunicação online. Foi assim nas duas primeiras edições do Natal Fashion (2010 e 2011) e durante a primeira edição do concurso inédito Mister Blog CE realizado no fim do ano passado.

Aos dois desejamos muito sucesso pessoal, profissional e, principalmente, muita paixão, amor e vida em abundância. Que esta união possa em um dia não muito distante se transformar num laço matrimonial. É o que desejamos...

No mais, desejamos um excelente fim de semana para todos os nossos leitores. Até a próxima sexta-feira (25), com mais uma edição do quadro semanal "Beleza Icoense", cujo propósito é divulgar os talentos jovens do município de Icó. Até lá!

Comunicadores serão homenageados em Catarina (CE)

A Câmara Municipal de Catarina concederá o título de cidadão catarinense ao jornalista Amaury Alencar (foto), ele que é diretor regional da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji).

Além dele, a honraria será estendida ao deputado federal Antônio Ballmann (PSB) e ao radialista Helvécio Martins, que tem forte audiência na região dos Inhamuns. Já o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira, receberá a medalha de honra ao mérito municipal juntamente com o jornalista Raimundo Rodrigues, tesoureiro da entidade.

A solenidade ocorrerá no dia 25 de maio, às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de Catarina. O prefeito Jefferson Paes de Andrade e a ex-prefeita Lamartine Rodrigues já confirmaram presença no evento.

A iniciativa do projeto que homenageia os agraciados acima descritos é do presidente da Casa, o vereador Antônio das Chagas, mais conhecido como Valmir Montealegre.

Vale lembrar que na mesma data, 25 de maio, a população catarinense comemora 55 anos de emancipação política. 

Parabéns aos homenageados! Parabéns, Catarina!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Enquanto isso, na Terra dos Icós!

Faz parte do jogo!

Tem surgido em Icó vários comentários acerca dos possíveis candidatos a vice-prefeito na chapa que será encabeçada pelo ex-prefeito interino Jaime Júnior (DEM).

Luciana Barreto, coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), está descartada por motivos óbvios. Ela pertence ao PRB, partido dominado pelo grupo político do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), irmão do atual prefeito Marcos Nunes (PMDB), potencial candidato à reeleição. Fará parte da equipe de coordenação política do atual alcaíde icoense.

O certo é que está muito difícil escolher um nome ideal e que seja forte eleitoralmente.

Acreditamos que este nome deve sair das hostes do PT, ou da família Pereira ou da vereadora Maria do Cal (PSL) e seu esposo. Anote aí! A decisão final sairá desses perfis. O que tem ocorrido é que o grupo de oposição tem soltado vários comentários. Afinal, faz parte do jogo. E tudo não passa de molecagem do cotidiano político.

Diante do exposto acima apresentado, acreditamos, sobremaneira, que o PT dessa vez está fora. Nem tem nomes, muito menos votos. É o PT mais fraco da região Centro Sul do Estado. Fazem a política de "Igrejinha" [reunião e mais reunião, somente isso]. Ademais, como o candidato é do DEM, o petismo estadual não aceita coligação formal.

Continua tudo indefinido...

Marcos Nunes, se reeleito, deve dar sequência ao poder. JJ rompeu com Neto Nunes porque queria ser seu candidato. Saiu do mesmo grupo político que hoje governa o município icoense.

Na verdade, pela primeira vez, não temos postulante ideal, de confiança e de compromisso. É só a disputa pela velha PMI. Não existe muita mudança. O povo é o mesmo. Uns viraram pra lá. Outros pra cá.

Pelo lado da família Pereira, o vereador Flamarion Pereira é do PSD, partido quase total dominado pelo deputado estadual Neto Nunes e pelo ex-prefeito Quilon Peixoto Farias. Já o seu irmão, o promotor Leydomar Pereira, teria que renunciar ao seu cargo na Promotoria para poder sair candidato neste ano. Algo provável de acontecer. Vai acabar a vaga de vice ficando para o ex-bancário Diassis Pereira, sogro do vereador Ítalo da Paz (DEM), que tentará à sua reeleição para a Câmara Municipal de Icó. O problema é que a sua família não quer que isso aconteça.

Sobre a candidatura do radialista Rubens Brasil (PR) concordamos que é excelente para o povo ter mais opção. Pena que ele não está sabendo utilizar os 86% de audiência que tem na rádio Brasil FM. Infelizmente, não tem grupo político. Se sair candidato, deve receber muito "voto de protesto". A sua vontade é ser o postulante a vice-prefeito de Jaime Júnior, mas o seu esquema não o aceitam alegando a sua polêmica. Não acreditamos muito em sua investida. Na última hora, deve dar uma desculpa e votar na chapa de oposição.

Por fim, é bom lembrar que, em Icó, hoje uma eleição municipal é algo em torno de dois milhões de reais. Combustível, som, carreatas, comícios, etc e tal, fora os pedintes e vendedores de voto. E pode até sair mais caro. Esta é a realidade dos fatos.

Em tempo: Aguarde, para esta quinta-feira (17), a entrevista exclusiva do promotor de Justiça da Comarca de Icó, dr. Luciano Tonet, aqui neste Blog, dentro do quadro "Entre Aspas". Está imperdível! Em dez perguntas e bem sucintamente, o magistrado responde tudo sobre a eleição municipal de 2012, drogas, creche do BNH, perímetro irrigado e sobre outros importantes assuntos. Conto com a sua prestimosa audiência!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Blog Solidário - Participe da Campanha de Doação de Sangue. Doe!

Campanha Doação de Sangue
Dia: 16 / maio / 2012 (quarta-feira)
Local: Faculdade Vale do Salgado (FVS) - Icó (CE)
Horário: 8 às 15 horas

[Campanha em prol da menina Luiza, afilhada da icoense Prisylla, que tem apenas 11 meses e precisa, urgentemente, fazer um transplante de medula].

Realização: Hemoce de Iguatu / Secretaria de Saúde de Icó
Apoios: Sindsepmi (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó), LEO Clube de Icó, Lions Clube de Icó, Rádios Brasil FM, Icó FM e Papagaio FM, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Agentes Comunitários de Saúde e Amicó (Associação Filhos e Amigos de Icó). 

População icoense lota CSU e participa de audiência pública sobre UFCA, por site Icó é Notícia


O auditório do Centro Social Urbano [CSU] de Icó teve suas dependências lotadas por setores da sociedade icoense.

Em pauta, a audiência pública sobre a implantação do futuro Campus da Universidade Federal do Cariri [UFCA] no município. Comerciantes, professores, estudantes foram os setores que mais estavam representados no CSU.

A mesa da audiência foi formada pelo prefeito Marcos Nunes; vice-prefeito Charles Peixoto; deputado estadual Neto Nunes; e o presidente da CDL de Icó, Gecione Pereira Martins.

Além deles, a comunidade acadêmica estava representada pelo Grupo de Trabalho que deve elaborar a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] da nova universidade, sob a coordenação do professor Ivânio Lopes.

O evento teve como pilar principal apresentar ao Icó como será a UFCA, os possíveis cursos que poderão se instalar e de que forma a população deve se mobilizar para o recebimento deste equipamento educacional do Governo Federal. Ainda deverão ocorrer novas reuniões em breve.

UFCA - O Campus da UFCA na região deverá impactar na educação e economia local. A iniciativa merece a participação de todos. O Icó é Notícia vem acompanhando atentamente ao processo de formação da UFCA.

A criação da nova universidade, que na verdade, é um desmembramento da UFC [Universidade Federal do Ceará], encontra-se na Câmara Federal, cujo Projeto de Lei nº 2208/2011 foi encaminhado à publicação na Coordenação de Comissões Permanentes [CPP] da casa legislativa.

# Nota do Blogueiro: A implantação desse campus em Icó com certeza beneficiará e muito a comunidade local. Os jovens passarão a ter uma universidade pública e de qualidade, assim como rege a Constituição Federal. Sem sombra de dúvida também alavancará a economia do município, gerando novos empregos e mão de obra especializada. Esperamos que nos próximos encontros, a sociedade icoense continue apoiando esta iniciativa. E que as nossas autoridades políticas façam de tudo para este grande sonho se concretizar. Esta meta é de todos nós e não somente do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Apenas, ele estava no exercício do mandato quando do anúncio oficial feito pela presidenta Dilma Rousseff (PT), no ano passado, em Brasília, juntamente com o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT). Parabéns, Icó! O desenvolvimento de uma cidade passa pela educação. A implantação da UFCA é o primeiro passo para que isto aconteça.

[Crédito das fotos - Edilson Fernandes]

Vamos nessa? Mesa redonda com jornalistas esportivos

Câmara Municipal de Fortaleza concede medalha Boticário ao padre Gilson Soares

Nesta terça-feira, 15, o pároco da Igreja Senhor do Bonfim, padre Gilson Marques Soares (foto), será homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF). O sacerdote irá receber a medalha Boticário Ferreira, a mais importante comenda da CMF, entregue uma vez por ano a personalidades que contribuem com o próximo, com a sociedade. A solenidade ocorre às 18h30, no plenário Fausto Arruda.

Sinônimo de Comunicação, Padre Gilson, desenvolve por onde passa, além dos trabalhos religiosos, lutas em defesa do direito ao próximo. No Bairro Ellery, ele foi o principal expoente na transição da Capela de Nossa Senhora de Lourdes em paróquia, que ocorreu no dia 11 de fevereiro deste ano. No Monte Castelo, desenvolve trabalhos pastorais com a Juventude. No ultimo dia 3 de março, reuniu cerca de 10 mil jovens para acompanhar a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que passaram pelas principais ruas do bairro. O padre ainda se destaca pela luta de melhorias para o bairro, como a reforma da Praça do açude João Lopes.
A homenagem foi proposta pela vereadora Eliana Gomes, (PCdoB), em julho de 2010, e aprovada em votação pelos 41 vereadores da CMF. Várias personalidades cearenses já foram escolhidas para receber a comenda Boticário como o secretário de Esportes do Governo do Estado do Ceará, Ferrúcio Feitosa; o senador Inácio Arruda; o desembargador Francisco Haroldo Rodrigues; o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; padre Lino Allegri, da Arquidiocese de Fortaleza; entre outros nomes.
Perfil do padre Gilson Soares
Fortalezense de origem e de time! Padre Gilson Soares nasceu no dia 7 de outubro de 1947. Passou a infância no bairro Jacarecanga. Filho do casal Geraldo e Bernarda, o menino Gilson sempre gostou de ler. Aos cinco anos, como coroinha da Igreja do Patrocínio, localizada no Centro de Fortaleza, já demonstrava vocação pela vida religiosa. Com apenas 11 anos de idade, já integrava o seminário da Prainha, o mesmo em que estudou o ilustre Pe. Cicero Romão Batista. No dia 17 de julho de 1976, foi ordenado sacerdote por dom Aloísio Lorscheider. Cursou Teologia, Direito e especializou-se em Liturgia.
Nesses 36 anos de caminhada sacerdotal, o padre já comandou as paróquias de Nossa Senhora da Glória, Conjunto Ceará, São Gerardo, Messejana, Igreja de Fátima e Lagoa Redonda. Agora, é o atual pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, no Monte Castelo. Além de comandar uma paróquia, o padre Gilson é o assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), no Ceará, apresenta o programa de rádio Vida Missionária (7h às 8h), na FM Dom Bosco (96,1 MHz) e é o padre Oficial do  Fortaleza Esporte Clube. 
 # Com informações do jornalista Rodrigo Neto, editor do jornal "A Voz", publicação da Paróquia Senhor do Bonfim. 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Tiradas do Baú"

Ele sempre foi um cara decente e determinado.

Zé Chagas, como era conhecido, adorava lecionar a disciplina de Educação Física. Atuou em diversas escolas públicas de Icó, inclusive no extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (CIENTE), que era mantido pela Prefeitura Municipal e que formou vários profissionais, não só de terras icoenses, mas de toda a região.

As suas aulas eram sempre ministradas no auditório desta instituição de ensino. Geralmente, a disciplina era realizada no turno da manhã, mais precisamente no início do dia, entre cinco e seis horas da matina. Os alunos se deslocavam para as suas escolas de madrugada mesmo. Quem deixasse de comparecer levava falta naqueles diários tradicionais, escritos a mão. Hoje, a chamada é feita através da rede mundial de computadores. Algumas aulas, vale frisar, aconteciam na quadra do clube de lazer do Centro Gerencial, onde até o momento a sua família reside.

Para quem não sabe de quem se trata, Zé Chagas é pai do amigo "boa praça" Éverton Joaquim, que é blogueiro e hoje administra a página do Grupo Icó no facebook. Infelizmente, hoje ele não estar mais entre nós. Faleceu há um tempo atrás, deixando saudades, dois filhos, esposa e diversos amigos. 

Sempre solícito, se dava bem com quase toda a totalidade do município de Icó. Era bem-vindo em várias rodas de amigos. Tinha um jeito diferente de ser. Era autêntico e destemido.

A sua partida pegou muita gente de surpresa. Foi para o Céu ainda jovem. Mas o bom é que temos a certeza de que o mesmo estar num plano muito melhor do que o nosso. Estar lá no andar de cima na companhia do Todo Poderoso Deus, o criador do Céu e da Terra. 

Resolvemos fazer esta homenagem a este ilustre icoense por termos tido a honra de conhecê-lo nos tempos em que atuava como professor do CIENTE, durante a gestão de nossos pais, nós menino "véi" como se diz no Icó. Papai, inclusive, é testemunha do quanto Zé Chagas foi primordial para a educação icoense. 

Torcedor do Corinthians, Zé Chagas é um desses eternos icoenses que vamos lembrar sempre, pela sua irreverência e pela amizade que cultivou aqui na terra. Não viu o seu time do coração ser campeão da Taça Libertadores da América, fato que poderá ser concretizado neste ano. O Timão está nas quartas de final dessa competição e agora jogará todas as suas fichas no duelo brasileiro contra o Vasco da Gama. É o confronto do campeão contra o vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2011.

Enfim, para concluir, grifaremos agora uma frase de seu próprio filho Éverton Joaquim, publicado em seu Blog, no Dia dos Pais do ano passado: "Pai, a saudade é grande, mas o importante está guardado aqui dentro e a certeza de que um dia a gente se reencontra!".

Convite - Audiência Pública

O município de Icó vive um momento histórico nesta segunda-feira (14).

Logo mais, às 15 horas, será realizada a primeira audiência pública para discutir a implantação do campus em Icó da nova Universidade Federal do Cariri (UFCA), no auditório do Centro Social Urbano (CSU), localizado na Rua Francisco Maciel.

Várias autoridades municipais já confirmaram presença. O poder público local alardeia aos quatro cantos como uma conquista de sua administração. Mas, vale destacar, que a iniciativa é do governo federal, via Ministério da Educação (MEC).

A notícia dessa implantação é excelente para o Icó, que será beneficiado com uma obra desse nível, ao ponto de considerarmos como o terceiro maior empreendimento que o município icoense já recebeu, após o açude Lima Campos e o Hospital Regional.

Vale a pena participar desse encontro. Vá e leve consigo propostas e sugestões para dotar o futuro campus da UFCA em Icó como primordial para o desenvolvimento educacional de nossa região.

A Universidade Federal do Cariri deverá ser inaugurada em 2014. É um desmembramento da histórica Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em Saboeiro (CE)!

Este blogueiro ao lado do secretário de Saúde do Ceará Arruda Bastos e do promoter e administrador de Marketing Marcus Bessa, no dia 05 de maio, durante o X Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do CE, evento promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) e pela Prefeitura Municipal de Saboeiro. Neste momento, o titular da SESA confirmou a inauguração da Policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Icó para o fim do mês de junho.

Vozão representa força, paixão e superação. É campeão cearense 2012!

domingo, 13 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães! Confira resultado da promoção




Este domingo (13) é uma data em que se comemora três grandes fatos.

É o dia em que o Ceará foi o pioneiro na libertação de seus escravos. A cidade de Redenção ficou conhecida por ser a primeira a libertar os escravos. A Abolição da Escravatura no Brasil passa necessariamente pela história de nosso Estado.

Hoje também é o dia em que comemoramos o Dia das Mães, este ser essencial para cada um de nós. É a mãe que cuida da gente indistintamente. E aqui desejamos um Feliz Dia das Mães a todas as mães do mundo, em especial a minha estimada mãezinha Ana Farias Xavier (Naninha), que tanto venera seus quatros filhos (Voltaire, Rennan, Natacha e Níkolas). E ainda a cada mãe de Icó, minha terra natal, por tão bem fazerem o verdadeiro papel de mãe.

Mas hoje também é um marco para o futebol cearense. Fortaleza e Ceará se enfrentam, logo mais (16 horas), no Estádio Presidente Vargas (PV), pela grande final do Campeonato Cearense 2012. Os times do tricolor Geraldo e do alvinegro Romário prometem realizar uma grande partida. Quem for ao estádio assistirá uma grande final. Só esperamos que seja na santa paz, sem brigas e sem violência.

PROMOÇÃO: O ganhador da promoção do "Dia das Mães" realizada durante toda a semana finda aqui neste Blog foi o jovem Eduardo Siqueira, ele que é estudante universitário da Faculdade Cearense (FAC). Quem elaborasse uma frase mais criativa a respeito de sua mãe ganharia dois ingressos para assistir o filme "Área Q", no Shopping Iguatemi. Eis abaixo, a frase vencedora:

"Minha mãe é um mistério, um enigma, uma mistura de Nazaré Tedesco com Maria do Carmo, intrigante quando quer, mas amável, doce, companheira quando precisa. Minha mãe é minha mãe e sempre será!" 

Parabéns ao ganhador da frase!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Colocando "panos quentes" no assunto!

Até junho, data limite para a realização das convenções municipais que homologarão os pretensos candidatos a prefeito e a vereador de Icó, muita especulação há por vir sobre possíveis composições de chapas. E, para colocar panos quentes nesta conversa, o Blog traz até você, caro leitor, a possibilidade de uma nova candidatura majoritária em terras icoenses.

Até o momento, três icoenses já demonstraram interesse em entrar na disputa prefeitural. Marcos Nunes (PMDB), é o prefeito atual e candidatíssimo à reeleição. Jaime Júnior (DEM) vem novamente como opção oposicionista. Já Rubens Brasil (PR), polêmico radialista, se apresenta como uma espécie de terceira via.

O que é certo até agora é a candidatura oficial. A chapa situacionista será composta pela dupla Marcos Nunes e Charles Peixoto (PSD). Os dois são filhos dos ex-prefeitos Oriel Nunes e Quilon Peixoto Farias, respectivamente.

A oposição ainda busca um postulante a vice-prefeito. Se aproxima o mês de junho, início da campanha eleitoral, e até agora nada. Alguns nomes estão sendo cotados. O problema é que muitos não são filiados a nenhum partido político. E outros, como Laucimar Pereira, não são "doidos" em deixar o seu comércio, a sua empresa, em troca de uma aventura na política partidária. E outra: o comerciante em questão é, sem dúvida, um dos cinco homens mais ricos de Icó.

Já a chapa do radialista também está tendo dificuldades em encontrar um companheiro de composição majoritária. Mas faz o seu papel, participando de manifestações públicas e visitando algumas comunidades. Não logrou êxito em ser o possível postulante a vice-prefeito da coligação que possivelmente será encabeçada pelo ex-prefeito Jaime Júnior. Com isso, se rebelou e agora promete disputar o pleito independentemente de qualquer situação. O que achamos ser altamente natural e é bom para o processo político de Icó. O povo finalmente poderá ter opção de voto, além dos dois grupos políticos da eleição de 2008. Rubens Brasil poderá ser o "voto de protesto" de muitos icoenses que estão com a garganta engasgada.

Mas, se por acaso, tivermos uma mudança de rumo a tudo o que já foi apresentado até o momento? Senão, vejamos:

O ex-bancário Diassis Pereira (DEM) sempre foi lembrado para compor chapas majoritárias. Já foi secretário de Administração do primeiro governo do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB) e, até recentemente, era o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), justamente neste governo comandado pelo prefeito Marcos Nunes.

Elegeu Neto Nunes prefeito. Depois, elegeu Cardoso Mota (PSB) prefeito. E, por último, elegeu Marcos Nunes prefeito. Em 2008, conseguiu emplacar o seu genro Ítalo da Paz (DEM) na Câmara Municipal de Icó. Cacife político, Diassis Pereira tem de sobra. E você, fiel leitor, já pensou na seguinte hipótese? Vamos lá!

O que você acha da chapa de oposição trazer o ex-bancário Diassis Pereira como candidato a prefeito? E o que achar da possibilidade do radialista Rubens Brasil ser a opção para vice-prefeito nesta chapa? 

Aí o leitor deve está se perguntando, né? E onde fica o fortíssimo concorrente Jaime Júnior, derrotado em 2008 por pouco mais de 1500 sufrágios? A resposta vem logo abaixo.

JJ participaria dessa coligação como maior apoiador e cabo eleitoral. É um nome de peso politicamente, mas a sua missão seria a de pedir votos para esta composição. Nesse sentido, viria com mais força em 2016 para enfrentar quem quer que seja.

Fazemos este paralelo porque esta possibilidade existe. Corre a "boca miúda" que Diassis Pereira está sendo contactado a respeito desse assunto. Apenas estamos transmitindo uma opção que pode sim virar realidade. Somente os próximos capítulos dessa longa novela é que vai desvendar este final. Vamos aguardar os acontecimentos futuros.

Convite!

Notas Curtas!

# ACEJI é destaque no jornal O Estado

O X Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, ocorrido em Saboeiro, no dia 05 de maio, é destaque nesta sexta-feira (11), no caderno Linha Azul, do jornal O Estado. Além do impresso, o evento também está no site da publicação, cujo endereço é o http://www.oestadoce.com.br/?acao=linha_azul . Confira! Na matéria, consta fotos dos acejianos que participaram da delegação fortalezense. O acontecimento é mais uma ação da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI). Segundo o seu presidente, jornalista João Ferreira, por este ano, não mais acontecerá evento da entidade por conta da campanha política que se avizinha, ficando somente para 2013. Uma das cidades cotadas para realizar o primeiro encontro do próximo ano é Salitre. Vamos aguardar o anúncio oficial!

# Delegado novo em Icó

Do Blog Fabrício Moreira: "A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, nomeou ontem [última quarta-feira - 09], o dr. Marcos Sandro, como novo delegado regional de Polícia Civil da comarca do Icó. Delegado jovem, atuante e preparado, chega em bom momento, visto que a nossa polícia tem melhorado muito nos seus quadros de inspetores e escrivães. Delegado Gonçalves, correto servidor público, deve assumir doravante em Brejo Santo. Desejo, a ambos, sucesso pessoal e profissional". Fazemos das palavras do advogado Fabrício Moreira, blogueiro dos bons, as nossas também. Que o dr. Marcos Sandro obtenha êxito em sua nova jornada profissional, agora em nossa querida cidade icoense.

# Facebook - Grupo Icó

Excelente a iniciativa do blogueiro icoense Everton Joaquim em criar uma página no facebook para discutir o município de Icó. Denominada de "Grupo Icó", a página já tem mais de três mil seguidores e lá existe vários comentários acerca de nossa terrinha por parte de muitos internautas. Alguns elogiam a administração municipal, outros criticam. Isso é muito bom para consolidar a nossa democracia icoense. Sempre damos uma olhada lá e notamos que a participação é muito boa. Com certeza, é uma ferramenta de comunicação importantíssima, até porque se trata da maior rede social da atualidade. Inclusive, até o prefeito Marcos Nunes (PMDB), é figurinha carimbada por lá. Isso é bom! Só assim o gestor sabe das opiniões diferenciadas de seus municípes. Parabéns, Everton!

# Ferrúcio Feitosa

Anote aí! Caso prevaleça o rompimento do PSB, de Cid Gomes, com o PT, de Luizianne Lins, o candidato do partido do governador a prefeito de Fortaleza será Ferrúcio Feitosa, atual secretário especial da Copa do Governo do Estado do Ceará. Esta decisão deverá ficar somente para o mês de junho, que é quando se realiza as convenções municipais de homologação dos candidatos, tanto majoritários, como proporcionais. Vale dizer aqui, que a eleição 2012 na capital será uma das mais disputadas de todos os tempos. Inácio Arruda (PCdoB), Moroni Torgan (DEM) e Heitor Férrer (PDT) já são postulantes e estão liderando a primeira pesquisa realizada pelo Ibope, publicada no início dessa semana. Falta a definição do PT, do PSB e de algumas legendas nanicas. Tudo em nome do cobiçado trono do Palácio do Bispo.

# Por que?

Geralmente, quando um titular de uma pasta sai de sua função, quem assume é o seu adjunto. Isso sempre ocorre no poder público, seja em prefeituras, em governos estaduais e até em âmbito federal. Mas não foi bem isso que ocorreu na Secretaria de Cultura e Turismo de Icó. Com a saída de sua ex-titular, que já se encontrava acomodada no cargo, o prefeito Marcos Nunes (PMDB) deixou de nomear Valdir Batista, o adjunto, para dar guarita a prima da ex-gestora chamada Solange Augusto [uma desconhecida até então], quando o radialista possuía as melhores credenciais para assumir a titularidade, pelo menos até dezembro, que é quando se encerra esta gestão. Mas, não! Solange assume o lugar que foi por muito tempo ocupado pela sua parente de primeiro grau. Que tipo de acordo foi feito? É no mínimo estranho. Vale frisar que Valdir Batista, diretor da rádio Papagaio FM, foi o primeiro secretário de Cultura e Turismo de Icó, assim que a pasta foi criada na administração do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB), hoje deputado estadual. Daí, sê-lo mais preparado para assumir o posto, até porque é o adjunto e pela hierarquia é o primeiro da fila. Antes, o órgão tinha status de "Coordenaria de Cultura", vinculado a Secretaria de Educação. O seu primeiro dirigente foi Lindomar Borges, hoje morando em Brasília (DF).